6º Ano


ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED  - Outubro

Professora: Maria Clara (22/10/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Decimais   Turma: 602 e 603
Jogos e Atividades


Dividindo a Pizza


Jogos das Frações













Quiz







Professor: Everaldo (01/10/15) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Antonímia  e Sinonímia    Turma: 602

Atividades















Agosto

Professora: Gleysa (03/08/15) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Construção de H.Q a partir de texto      Turma: 602

Realizem as atividades abaixo no processador de texto writer.

1- Leia o texto abaixo:
                                                                O Pavão e o Corvo

O pavão não perdia a chance de se gabar:
— Ninguém tem penas mais belas do que eu. A minha cauda é de dar inveja. Sou a ave mais bonita, a mais perfeita!
Ao ouvir todo esse blá-blá-blá do pavão para cima da andorinha, o corvo disse:
— Alto lá! Você pode ser bonito, mas... perfeito não é.
O pavão abriu as suas penas como um leque e, enfurecido, saltou na direção do corvo.
— E quem é você, seu pássaro horroroso, aprendiz de bruxa, símbolo de mau agouro, para ousar me criticar?
— Eu sou uma ave que enxerga muito bem!
— Pois não parece... Se enxergasse muito bem, veria que eu sou perfeito, deslumbrante, o máximo em penas!
— Uma boa parte de você até que pode ser, mas os seus pés são de causar vergonha para todas as aves do planeta!
— Hã...?
O pavão, que estava acostumado a andar com a cabeça empinada, reparou pela primeira vez em suas patas. O corvo tinha razão. Eram feias de dar dó. Cabisbaixo, ele encolheu a cauda e ficou deprimido por um longo tempo.
Não há beleza perfeita.

2- A partir da leitura do texto construa uma história em quadrinhos.

3-A história em quadrinhos deve conter todos os elementos pertencentes a ela: balões, onomatopeias, interjeições, pontuações,letras específicas para cada intenção da fala.

4- Após a elaboração desse trabalho, poderão imprimi-lo.

5- Pesquisem um conto de fadas, desde que seja um texto pequeno e imprima.



FAÇAM ESSE TRABALHO COM MUITA ATENÇÃO E COM MUITO CAPRICHO, pois será avaliado.

Bom Trabalho!!!!

Junho

Professor: Paulo (30/06/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Handebol- Turma: 602 e 603

http://professoraheloisaedfisica.blogspot.com.br/2009/04/exercicios-de-handebol.html

EXERCICIOS COODENATIVOS DE HANDEBOL

https://www.youtube.com/watch?v=MLyfCI-F_FQ

Professora: Maria Clara (30/06/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Primos e Múltiplos e Divisores - Turma: 602 e 603


Vídeos

Aprenda sobre Números Primos


Aprenda sobre Decomposição de Números Primos


Aprenda sobre o Máximo Divisor Comum (MDC)



Aprenda sobre o Mínimo Divisor Comum (MDC)





Jogos

Descubra os números primos


Caça Borboletas


Conjectura de Goldbach


Múltiplo – Jogo do Sapinho


Múltiplos e Divisores – 1,2,3...


Quiz


Abra o Cofre - Divisores


Balão dos Múltiplos


 Múltiplos e Divisores

Jogos

Encontrando os Múltiplos e Divisores




Eliminar os Múltiplos e Divisores


Jogo da tabuada


Ghostfinal


Estourando Balóes


Atividades



Divisores


Múltiplos


Exercícios
http://tempodematematica.blogspot.com.br/2013/03/operacoes-com-numeros-inteiros-z_4909.html

http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm

http://matesimples.blogspot.com.br/2009/12/exercicios-de-operacoes-comnumeros.html

http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2012/10/matematica-operacoes-com-numeros.html


Exercícios de Matemática 

http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm

Cálculo Mental
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12241

Problemas Matemáticos

http://www.umacidadeinterativa.com.br/jogos/situacao_problema/root.swf

Basquete

http://ememiliohardt.blogspot.com.br/2012/09/jogos-educativos-sistema-de-numeracao.html

Tabuada de Multiplicação

http://escolovar.org/mat_multiplicacao_rapido_recall.swf

Meteoritos
http://escolovar.org/mat_multiplica_meteoritos.swf

Quebra-cabeça da Multiplicação

http://escolovar.org/mat_multiplica_summulti.swf

Calculadora Quebrada

http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/

Professora: Keli (22/06/15) - Disciplina: Língua Inglesa
Jogo das frutas e verduras

http://www.guri.com/game/kitchen_fruits_easy.asp

http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/caca-palavras-das-frutas/

http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/idiomas/vocabulario/English/fruits_1.tdf?0

http://www.vedoque.com/juegos/juego.php?j=Vocabulary

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7229

Professora: Vanalúcia (15/06/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Tempo Geológico - Turma:602 e 603

Vídeos
Geologia Geral Tempo Geológico

https://www.youtube.com/watch?v=PyaRIHvTjK0

https://www.youtube.com/watch?v=kTxuwPcrGig

Como Nasceu o nosso planeta - Tempo Geológico 2

https://www.youtube.com/watch?v=thKQAYmqDWY

Como Nasceu o nosso planeta - Tempo Geológico 3

https://youtu.be/AlIVSmyzgr0

Tempo Geológico

https://www.youtube.com/watch?v=qBeBqNkpGlw

Pesquise  na internet e em seguida responda no editor de texto writer:

1- Escala internacional do tempo geológico (eras, períodos e épocas).

2- Em que era surgiram as primeiras formas de vida?

3- A Era Mesozoica é formada por três períodos. Quais são e o que ocorreu com os dinossauros nesses períodos?

4- A Era Cenozoica significa "moderna ou recente"? Cite um evento importante dessa era relacionada ao ser humano.

Professora: Clara (07/06/15) - Disciplina: Ciências
Assunto: Solo, Rochas e Minerais - Turma:603

Vídeos

Solos

https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ

https://www.youtube.com/watch?v=TNciROVbLbg

https://www.youtube.com/watch?v=IPt_RSvV5Pg


Rochas

https://www.youtube.com/watch?v=DsQelCsfg0o

https://www.youtube.com/watch?v=iqY34kYPvNU

https://www.youtube.com/watch?v=9wvphUyN8ME

https://www.youtube.com/watch?v=-Gvq548K5Q4

Minerais

https://www.youtube.com/watch?v=DxCDySzuY_Q

https://www.youtube.com/watch?v=aGG9tZmAZcI


Conteúdo

http://www.cienciahiperativa.blogspot.com.br/2012/05/o-solo-6-ano.html

http://www.suapesquisa.com/geografia/erosao.htm

http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2014/06/tipos-de-solos-e-rochas.html

Atividades

Quiz

http://rachacuca.com.br/quiz/35768/solo-ii/

http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/503/quiz-estudo-do-solo.html

http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Tipos-de-solo.htm

http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/497/quiz-solo-e-seres-vivos.html

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-litosfera-ciencias.php

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-rochas-e-solo-sexto-ano-ciencias-educar.php

http://rachacuca.com.br/quiz/66678/rochas-i/


  Maio


Professora: Vanalúcia (18/05/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Paisagens Naturais e Culturais e Setores Econômicos - Turma:602

Vídeos




Jogo das paisagens


    Ao descrevermos uma paisagem devemos ter em conta os seguintes aspectos:
1 - A classificação dessa paisagem (natural ou humanizada);
2 - Identificação de elementos fisícos/naturais e elementos humanos aí presentes;
3 - Identificação dos três planos de observação de uma paisagem (primeiro plano, intremédio e de fundo);
Identifique nas imagens abaixo elementos naturais e os culturais
Imagem 1 - Vulcão

Imagem 2 - Favela

Imagem 3 - Cristo Redentor

Imagem 4 - Pão de Açúcar
Imagem 5 - Lago

EXTRATIVISMO E AGROPECUÁRIA

01. Explique com suas palavras os Setores da Economia:
a) Setor Primário:
b) Setor Secundário:
c) Setor Terciário:
02. Complete o quadro com um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda (desenho ou escrito):

03. Distribua as seguintes atividades nos setores econômicos abaixo:
Extrativismo – Indústria – Comércio – Agricultura – Distribuição – Pecuária - Fábrica
a) Setor Primário:
b) Setor Secundário:
c) Setor Terciário:

04. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:

(A) Atividades Primárias
(B) Atividades Secundárias
(C) Atividades Terciárias
( ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
( ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
( ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex: agricultura, pecuária e extrativismo).

05. Relacione as colunas:

(A) Agricultura
(B) Pecuária
(C) Agropecuária
( ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária.
( ) Utilização do solo para plantio e o cultivo de plantas.
( ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica.

06. Cite quais animais são criados em cada uma das criações abaixo:
a) Apicultura:
b) Bovinocultura:
c) Caprinocultura:
d) Eqüinocultura:
e) Suinocultura:
f) Piscicultura:
07. Complete as frases:
a) O extrativismo ______________é a retirada de animais do ambiente.
b) O extrativismo _________________é a retirada, da natureza, de produtos de origem mineral.
c) O extrativismo _________________é retirada de produtos vegetais.
Fonte: http://geoprofessora.blogspot.com.br/2010/11/atividade-setores-da-economia.htm

Professora: Barbara (14/05/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Fuso Horário - Turma:603

  •  Filme "O Carteiro" Cidade do Homens
Pesquisa

Com o auxílio da Internet, responda:

    1-   O que são os fusos horários? Para que eles servem?
    2- Quantos graus possui cada fuso? Por que?
    3-  Quantos fusos horários o Brasil possui? Por que ele possui tantos fusos assim?    
         4- Quantas horas os fusos brasileiros tem de diferença do meridiano de Greenwich?
         5-  O que é o horário de verão? Pra que ele serve?
    6-    Por que há alguns estados brasileiros que não entram no horário de verão? Quais são esses estados?
     7- Por que a favela não estava no mapa que a dupla do filme recebeu do jardineiro?
     8- Por que as ruas da favela deveriam ter nome de "gente importante"?
     9- Qual foi a importância de mapear a favela?

Professora: Barbara (14/05/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: IBGE - Turma:603

Pesquisa de dados de São Pedro da Aldeia para produção de cartazes 

IBGE



Pirâmide Etária


2010Sinopse dos Resultados do Censo 2010

http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/default.php?cod1=33&cod2=330520&cod3=33&frm=dom_ocu_des_col

Censo 2010

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_de_janeiro.pdf

Professor: Robson    (15/05/15)
Disciplina: Produção Textual - Turma: 603
Assunto: Ortografia

História Bagunçada

http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html

Jogo dos Significados

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

Ortografia rr e r

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548

Encanamento Textual

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/

Carta enigmática

http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf

Trilha

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

Poema do Nada

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546

Professora: Keli (05/05/15) - Disciplina: Inglês
Assunto: Numbers, Verb to be and School object     - Turma:603

Exercices

http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/pres_be_formation.htm

http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/yes-no-questions-to-be-pres-simple.htm

http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/to-be-form-yesno-questions.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7045

http://www.purposegames.com/game/75b87d3b6f

http://www.englishmedialab.com/Quizzes/beginners/classroom%20objects.htm

http://www.eslgamesworld.com/members/games/ClassroomGames/SpinOff/School,%20Classrooms,%20Subjects%20&%20more/

http://www.mes-games.com/classroom1.php

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1078

http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/inform-quest-tobe-pres-simp.htm

http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-atividades-exercicios-com-numeros-em-ingles-t42635.html

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/numeros_em_ingles_jogo_interativo2.html


Abril

Professor: Paulo (28/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Atletismo - Corridas, saltos e arremessos - Turma: 602 e 603











Vídeos

O Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8

Modalidades do Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=FwdafrPHu60

Curiosidades do Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=bTJq0g_k2yQ

Jogos - Olimpic Games

http://www.box10.com/olympics-games.html?utm_source=brandedgames&utm_medium=longjump&utm_url=http://www.box10.com/games/long-jump-game.swf

Jogo do Atletismo

http://www.ojogos.com.br/jogos/atletismo

Papa Jogos

http://www.papajogos.com.br/jogos-de-atletismo/

http://www.ojogos.com.br/jogo/sprinter

Professora: Maria Clara (17/03/16) - Disciplina: Geometria
Assunto: Retas concorrentes, paralelas e coincidentes - Turma: 602 e 603

Vídeos





Retas paralelas, concorrentes e coincidentes
Uma reta é uma linha direita, sem princípio nem fim, formada por um número infinito de pontos todos alinhados. Se traçarmos duas retas (ou representações dessas retas), temos três hipóteses: ou nunca se tocam, ou cruzam-se uma vez, ou coincidem em todos os pontos.

Retas paralelas

Duas retas paralelas são duas retas que nunca se cruzam. 

o que são retas paralelas

Retas concorrentes

Duas retas dizem-se concorrentes quando se cruzam num ponto. Dessa forma podemos ter retas oblíquas ou perpendiculares, consoante a amplitude dos graus formados. Se os ângulos formados forem retos (90º), então essas retas dizem-se perpendiculares. Se os ângulos formados não forem retos, então essas retas dizem-se oblíquas.

O que são retas oblíquas e perpendiculares

Retas coincidentes

Duas retas dizem-se coincidentes se coincidirem em todos os pontos.
O que são retas coincidentes


1-    Identificar no cubo:

a)      dois pares de retas concorrentes
b)      dois pares de retas paralelas não-coincidentes

a)      um par de retas ortogonais

2- Classifique as retas abaixo como concorrente, coincidente ou paralela:

3- Analise as afirmações a respeito da pirâmide representada na figura, cuja base ABCD tem a forma quadrada:


I. as arestas CD e AE são reversas;
II. as arestas AB e ED são paralelas;
III. as arestas BC e ED são concorrentes.

Pode-se afirmar que é correto apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.

4- Na cadeira representada na figura abaixo, o encosto é perpendicular ao assento e este é paralelo ao chão.
Sendo assim,
A)
Os planos EFN e FGJ são paralelos.
B)
HG é um segmento de reta comum aos planos EFN e EFH.
C)
Os planos HIJ e EGN são paralelos.
D)
EF é um segmento de reta comum aos planos EFN e EHG.

Professora: Barbara (16/04/16) - Disciplina: Geografia
Assunto: Coordenadas Geográficas - Turma: 603

Vídeos

Coordenadas Geográficas

https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU

Orientação e Cartografia

https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU

Jogos

Coordenadas Geográficas

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2880

Elementos Naturais ou humanos

http://www.geografia7.com/jogo-das-paisagens.html

Rosa dos Ventos

http://www.geografia7.com/jogo-da-rosa-dos-ventos.html


Março

Professora: Viviane (30/03/16) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Substantivo - Turma: 602

Quiz


Substantivo Coletivo


Jogo do substantivo


Jogo do substantivo próprio


Atvidades






Aumentativo e diminutivo


Jogo da forca




Caça palavras


Jogo das Palavras



Professora: Keli (25/03/16) - Disciplina: Língua inglesa
Assunto: Cores, Substantivos - Turma: 603

Jogo das Cores



Pintando com a cor correta.


Diversão com balões coloridos


Rachacuc


Teste


Jogo Identificando o nome dos objetos



Pepa


Cruzada dos animais


Cruzada dos utensílios domésticos


Encontrando objetos


Encontrar palavras


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12236


Eslprintables

http://www.eslprintables.com/


Professora: Maria Clara (17/03/16) - Disciplina: Geometria
Assunto: Figuras Planas e não Planas - Turma: 602 e 603

Formas Geométricas


Figuras Planas


Profº Gui

Polígonos


Triângulos


Quadriláteros


Jogo da Memória


Identificar triângulo equilátero, escaleno e  isósceles


Jogo dos Polígonos


Capture as formas geométricas


Jogo da Forca



Professora: Maria Clara (10/03/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Sistema de numeração decimal - Turma: 602 e 603


Vídeo


Atividades

Soma e Subtração


Jogo



Tabuada de Multiplicação


Meteoritos
Quebra-cabeça da Multiplicação

Tabuada

 Calculadora Quebrada

Cruzadinha com escrita de numerais

Contas de adição e subtração para resolver

Problemas Matemáticos

Cálculo Mental

Exercícios de Matemática - Tente resolver no processador de texto Write.

  
Disciplina: Produção Textual

História Bagunçada

http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html

Jogo dos Significados

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

Ortografia rr e r

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548

Encanamento Textual

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/

Carta enigmática

http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf

Trilha

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

Poema do Nada

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546

Professor: Fábio (02/03/16) - Disciplina: Ciências
Assunto: Água Turma: 602 e 603

Vídeos


Matéria da Capa – Água, escassez e soluções


Planeta  Água


Fantástico - derretimento de geleira na Groelândia

http://youtu.be/dWQUCwf-BMc

Jogo da Água

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1634

Ciclo da Água

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=327

Leia as frases que aparecem no link abaixo, copie-as no caderno e em seguida faça cartazes com dicas de economizar água.

Dicas para economizar água

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12393

Jogo da Forca

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html

Patrulha Gota D'água

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440


ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Novembro

4ª Semana

Professora: Sheila (601 e 602) - 24/11/14
Disciplina: História  Assunto: Roma Antiga
















Escolha um tema abaixo sobre a Roma Antiga e em seguida produza um texto no processador de texto Writer:

  • A sociedade e a cultura
  • Religião
  • A família (núcleo familiar)
  • Diversão e cultura
  • Os letrados e os analfabetos
  • Moradia 

3ª Semana

Professora: Marciele (603) - 17/11/14
Disciplina: Ciências  Assunto: O ar

Quiz sobre combate a poluição

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-combate-a-poluicao.html 

Vídeo animado - Como se formam os ventos?

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=139 

Atividade


1) Marque x na alternativa correta:
a- No encontro de duas massas de ar de temperaturas diferentes surgem:

(    ) mudança das marés    (    ) brisas marítimas                       (    ) frentes frias ou quentes

b- Instrumento que indica a direção e o sentido do vento é:

(    ) anemômetro                  (    ) biruta       (    ) microscópio

c- Ventos constantes e regulares que sopram sobre a superfície da terra:

(    ) brisas                 (     ) furacões                        (    ) ciclones

d- Ventos fortes que formam correntes em espiral cônica, cuja velocidade é cerca de 90 km/h, arrancando árvores e destelhando casas.
(    ) ventos alísios                (    ) rajadas               (    ) ciclones/furacões ou tufões

e- Ventos fracos e agradáveis.

(    ) brisa                   (    ) tornados             (    ) alísios

f- Aparelho que mede a velocidade do vento.

(    ) termômetro                    (    )biruta                   (    ) anemômetro

g- Energia eólica é a energia:

(    ) da eletricidade              (    ) do vento             (    ) mecânica

h- Precipitação atmosférica no estado cristalino.

(    ) granizo               (    ) frente                  (    ) neve

2) Complete as frases:
a- ..............................é o ar em movimento.

b- O ar quando aquecido fica leve, então ele..................................e quando está frio ele.............................
c- O formato do avião é..................................

d- A unidade utilizada para expressar a velocidade dos ventos é chamada de.............

e- Todo ar condicionado deve ser instalado na parte de cima da parede para que o ar frio...................... e o ar quente.......................................
f- A.....................................tem a forma de um coador de ...........................

3) Pinte de verde as palavras que ajudam a recuperar a natureza do nosso planeta e de vermelho as que atrapalham:

 Energia solar                                          economia de água 

Lixões                                                      gás carbônico

Economia de energia elétrica                 reciclagem de lixo    
Desmatamento                                        gasolina

Poluição da água                                     desperdício de água          

4) Forme palavras com as letras embaralhadas:

a- Instrumentos que medem a umidade relativa do ar.

Ô  S  O  H  G M  R  E  R  T  I _____________________________

b- Medem a temperatura do ambiente:

T R S O T R E Ô M  M E________________________

c- Aparelho usado para avaliar a quantidade de vapor de água:
M E O R T C Ô I S P R__________________________

d- Recebe o nome popular de “chuva de pedra”:
G R O A N Z I___________________________

e- Engenhos que movimentam bombas de água e geram eletricidade:
S  M  I  O  N  O  H______________________
5) Responda corretamente:
a- O que você sabe sobre o El nino? Explique.
b- Para quais trabalhos o vento pode ser utilizado?

c- Por que o congelador fica sempre na parte de cima da geladeira?
d- O que é umidade relativa do ar?

Professor: Pedro (601) - 10/11/14
Disciplina: Geografia  Assunto: Relevo do Estado do Rio de Janeiro


  • Pesquise na internet sobre o Relevo do Estado do Rio de Janeiroe em seguida construa um texto no editor de texto writer.
Fonte: http://valdeteciencias.blogspot.com.br/2011/09/atividades-de-ciencias-o-ar-6-ano.html#!/2011/09/atividades-de-ciencias-o-ar-6-ano.html

Professora: Jucélia (601 e 602) - 11/11/14
Disciplina: Ciências  Assunto: O Universo


  • Assistir o filme Zathura um viajem espacial e em seguida fazer um relatório.


Outubro

Professora: Renata (603) - 13/10/14
Disciplina: História  Assunto: Grécia


  • Pesquise na internet sobre jogos olímpicos da Grécia e em seguida construa um texto no editor de texto writer.

Professora: Paula (603) - 13/10/14
Disciplina: Língua Portuguesa  Assunto: Sinônimos e Antônimos

Sinônimos e Antônimos

Jogos

Organizando Palavras

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=552

Caça-palavras, Jogo da Memória e completa a Lacuna 

http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/jogo-dos-sinonimos/

Organizar antônimos

http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/

Forca

http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-296-2,00.html

Bingo

http://www.escolovar.org/lp_gramatica_antonimos1.swf

Palavras Cruzadas

http://www.escolovar.org/gramatica_antonimos_instituto-camoes.htm

http://redescola.com.br/software/uapf3051/uapf3051.swf

Significado das palavras


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

Professor: Adalberto (601 e 602) - 09/10/14
Disciplina: Geografia Assunto: Rochas e Minerais




Vídeos

Ciclo das Rochas

https://www.youtube.com/watch?v=BW6T0KDiF18

Maravilhas Modernas

https://www.youtube.com/watch?v=iqY34kYPvNU

https://www.youtube.com/watch?v=KSMCiG9fzWw

https://www.youtube.com/watch?v=v37IDRxik0w

https://www.youtube.com/watch?v=RKknvQEL9TM

Mineralogia

https://www.youtube.com/watch?v=mbvqbuHeM6s

Propriedades dos Minerais

https://www.youtube.com/watch?v=aGG9tZmAZcI

Rochas e Minerais

https://www.youtube.com/watch?v=tYj4pHw3HI0


https://www.youtube.com/watch?v=pr3H-LGqwYs

ATIVIDADE:

1 - O que são minerais e como eles são formados?

2- Quais são as três classificações para as rochas?

3- Como são formadas rochas magmáticas?

4- Dê exemplo de uma das variedades de rocha magmática intrusiva.

5- Dê um exemplo de rocha magmática extrusiva.

6- Como são formadas as rochas sedimentares?

7- As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos. Quais são eles?

8- O que são rochas metamórficas?

09 - Complete a coluna da direita conforme as informações da coluna à esquerda:

Autora profª Márcia: http://atividadesmarcia.blogspot.com.br/2010/11/minerais-e-rochas.html

10 - Complete a coluna da direita conforme as informações da coluna à esquerda:

(1) Granito
(    ) Rocha muito utilizada na pavimentação de calçadas e ruas.
(2)  Basalto
(    ) Rocha transformada, usada em estátuas, de cor esbranquiçada.
(3) Argila
(    ) Rocha que constituí o Corcovado no Rio de Janeiro.
(4) Pedra-pomes
(    ) Rocha formada da espuma do magma, usada para lixar os pés.
(5) Gnaisse
(    ) Rocha utilizada em pias domésticas.
(6) Mármore
(    ) Rocha que constituí parte do solo, parecendo com barro.
(7) Areia
(    ) Rocha utilizada na construção de casas, sendo rocha sedimentar.

Autora profª  Fernanda Aires Guedes Ferreira http://omelhordabiologia.blogspot.com.br/2009/10/parodia-para-aula-de-ciencias-diferente.html

 Setembro

4ª Semana

Professora: Sheila (601 e 602) - 29/10/14
Disciplina: História Assunto: Grécia Antiga

Vídeo Grandes Civilizações - Grécia Antiga Parte 1 e 2

https://www.youtube.com/watch?v=Y1xL9V7oJPc

- Pesquisar máscaras gregas para serem confeccionadas em sala de aula.

















Professora: Maria Clara (601 e 602) - 23/09/14
Disciplina: Matemática - Operações com Fração


Enigma das Frações


Poker de Frações


Grande Prêmio de Frações
Jogo Corrida de Matemática Frações

Jogo da Borboleta

http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-da-borboleta


3ª Semana

Professor: Roque (603) - 15/09/14
Disciplina: Matemática - Números Naturais


Resolvendo contas



Labirinto dos números



Quebra-cabeça da Multiplicação

http://escolovar.org/mat_multiplica_summulti.swf

Reforço digital – 6º Ano – Matemática


 Tabuada


 Calculadora Quebrada


Contas de adição e subtração para resolver


Cruzadinha com escrita de numerais

http://www.estudamos.com.br/palavra_cruzada/index.php

Problemas Matemáticos

http://www.umacidadeinterativa.com.br/jogos/situacao_problema/root.swf

http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/teste-online-problemas-envolvendo-operacoes-com-numeros-naturais

Cálculo Mental



2ª Semana

Professora: Maria Clara (603) - 09/09/14 e Aline (601) - 15/09/14
Disciplina: Geometria - Malha Quadriculada

Jogo com Tangrans Pitagóricos – Montagem
http://www.uff.br/cdme/tangrans_pitagoricos/jogo01/jogo01.html

Simulador de malha quadriculada – Desenho Livre

http://prod.docscd.abrileducacao.com.br/ConteudosDigitais/Conversores%20e%20simuladores/010591/index.html

Jogo do Tangran

http://www.uff.br/cdme/tangrans_geometricos/jogo03/jogoQ15.html

Jogar com Pentaminós

http://www.escolovar.org/mat_geometri_pentamino_joga4x5.a.htm


ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS NO GEOPLANO DE MALHA QUADRICULADA (3x3 pregos ) - Cálculo
http://www.saobruno.pt/moodle/file.php/1/PAGINA/Mat/Hot2/2Ciclo/html_areaper/areas_metades.htm

1ª Semana

Professora: Marciele (603) - 01/09/14
Disciplina: Ciências - Assunto: Destino do Lixo

Pesquisar sobre o destino do lixo:


  • Lixão
  • Aterro Sanitário
  • Incineração
  • Reciclagem
  • Compostagem


4ª Semana

Professor: Dailton (601) e  (602) - 27/08/14
Disciplina: Handebol

Regras do Jogo: Handebol




1º TEMPO - BRASILxNoruega - 24/03 LONDRES - Handball

http://youtu.be/EPhCO6WaDNo



Professora: Rose Mary (601) - 27/0/14
Disciplina: Língua Inglesa - Jogos Educativos

Eslprintables

http://www.eslprintables.com/

2ª Semana

Professora: Jucélia (601) e  (602) - 19/08/14
Diciplina: Ciências Assunto: Poluição do ar e Mudanças climáticas

Atividade: Após assistir o slide e o vídeo responder as questões em folha.
  • Slide sobre poluição do ar, inversão térmica, chuva ácida, efeito estufa, aquecimento global.

Vídeos sobre Mudanças Ambientais Globais:
  •  Abertura
  • Mudanças Climáticas Naturais
  • Experiência Efeito Estufa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1130

https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ

Professor: Christian (601, 602 e 603) - 22 /08/14 e  02 /09/14
Disciplina: Artes  
Teatro: Máscara, bonecos, fantoches e mamulengos





















Vídeos

Teatro de Máscaras


Vídeo Oficina de máscara


Teatro de Bonecos


teatro de fantoches de papel machê 


Como fazer massa de papel machê


Show de Mamulengos


https://www.youtube.com/watch?v=waqT0Da6XfY

ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Julho
5ª Semana 

Professor: Roque (601) e  (603) - 14/07/14
Disciplina: Matemática

Vídeos

Aprenda sobre Números Primos


Aprenda sobre Decomposição de Números Primos


Aprenda sobre o Máximo Divisor Comum (MDC)



Aprenda sobre o Míniimo Divisor Comum (MDC)


Jogos
Atividades



4ª Semana 

Professora: Sheila(601) e  (602) - 21/07/14
Disciplina: História

Pesquisar na internet sobre as pirâmides do Egito e construir uma maquete

Fonte: http://piramidalcwb.files.wordpress.com/2008/09/modelo_de_piramide_para_imprimir.jpg?w=544&h=368










Professora: Renata(603) - 23/07/14
Diciplina: História

Pesquisar na internet sobre os deuses gregos, escolher um de sua preferência e fazer um resumo sobre a sua história.

3ª Semana 

Professor: Jeter (601) e Sônia (602) - 14/07/14
Disciplina: Produção Textual

História Bagunçada

http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html

Jogo dos Significados

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

Ortografia rr e r

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548

Encanamento Textual

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/

Carta enigmática

http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf

Trilha

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

Poema do Nada

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546

Junho

4ª Semana 

Professor: Felipe    Turma: 602(24/06/14)
Disciplina: Geografia

Vídeos sobre Deriva continental, placas tectônica e terremotos.

Professora: Maria Clara    Turma: 601 e 602(23/06/14)
Disciplina: Matemática - Múltiplos e Divisores


Jogos

Encontrando os Múltiplos e Divisores




Eliminar os Múltiplos e Divisores


Jogo da tabuada

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swf


Ghostfinal


Estourando Balóes

 

Atividades

Divisores


Múltiplos




Vídeos


https://www.youtube.com/watch?v=QRLvquexWSY

3ª Semana 

Professora: Paula    Turma: 603(18/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa

  •  Leia o poema "As Borboletas"de Vinícios de Moraes disponível no site abaixo e em seguida responda as questões abaixo no editor de texto:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php


Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão

1- Como o poeta descreve as borboletas? Escreva  palavras que caracterizam as borboletas do poema.

2- Qual é a função destas palavras no poema?

3- Que palavras sugerem:

a) Alegria
b) Sinceridade
c) Claridade

4- Que borboleta foi comparada à noite?

5- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?

6 - Essas palavras podem variar em número?

  •  Agora é a sua vez!
- Escolha um animal, flor  ou qualquer outro personagem e escreva um poema como Vinícios de Moraes colocando adjetivos para ele.
  • Sites de jogos e atividades:
Jogo da memória

Antônimos

Sílabas

Falso ou verdadeiro

Enigma das letras

Jogo da forca

Quiz

Palavra Cruzada
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/palavras-cruzadas-adjetivos.php

Leitura e interpretação
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php

Professora: Elisangela    Turma: 602(16/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa

- Após o sorteio de um país participante de copa 2014 faça a seguinte pesquisa na internet e responda no caderno:


1  1-      Língua falada.
2  2-      Quantos habitantes?
3  3-      Qual a capital?
4  4-      A história do país.
5  5-      Comida típica.
6  6-      Qual a cultura?
 
Professora: Marciele    Turma: 603(16/06/14)
Disciplina: Ciências - Camadas Atmosféricas


Vídeos
Atmosfera - Camada ozônio


Meio Ambiente por Inteiro - Camada de Ozônio


Caça Palavras



Quiz



Imagem

 
2ª Semana 

Professora: Aline    Turma: 601(09/06/14) e 602(11/06/14)
Disciplina: Geometria - Medidas de Comprimento

Atividades


http://www.estudamos.com.br/unidades_de_comprimento/exercicios_unidades_comprimento.php

1ª Semana 

Professor: Dailton    Turma: 601 e 602  (04/06/14)
Disciplina: Educação Física - Futebol e Copa do Mundo


História do Futebol


História do Futebol no Brasil


Regras de Futebol


História da copa do mundo de futebol


  
Professor: Reginaldo    Turma: 603  (04/06/14)
Disciplina: Reinaldo - Inglês

Música da copa de 2014

Vídeo da música 

https://www.youtube.com/watch?v=lSUwGM38dP8 

Música com legenda em inglês

https://www.youtube.com/watch?v=k8NpPVIWDAo
  • Escolha vite palavras da música abaixo, anote-as no caderno e pesquise na internet sua tradução.

We Are One (Ole Ola)

 Put your flags up in the sky (put them in the sky)
(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel

It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play

Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

Jenny, dalé

One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes

Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
http://www.kboing.com.br/pitbull/1-1300179/

Professor: Felipe    Turma: 602  (03/06/14)
Disciplina: Geografia - Mapas
  
Jogo de montar o mapa do Brasil

http://www.sitedegames.com/educativos/mapa_do_brasil.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=140

Onde fica no mapa do Brasil

http://www.gameseducativos.com/encontre-no-brasil/geografia

Capitais

http://marianacaltabiano.com.br/jogo-mapa.html

Jogo do Panisfério 

http://edumed.no.sapo.pt/JogoPlaMun.htm


Maio

4ª Semana

Ciências
Conscientização Ambiental - Consumismo
  
Professora: Jucélia    Turma: 601 e 602  (27/05/14)

Vídeo A História das Coisas

https://www.youtube.com/watch?v=xBCoc842FV8

Geometria

Professora: Maria Clara    Turma: 603  (27/05/14)
Polígonos

Jogo dos Polígonos
  
http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=14&jogo=Jogo%20dos%20Pol%C3%ADgonos 

Descubra os Polígonos

http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=66 

Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=s6nEBTJVOuw 

https://www.youtube.com/watch?v=ZnkF-BB56jo 

https://www.youtube.com/watch?v=swcFcJ8pRoo 

2ª Semana
Artes
Professora: Christian    Turma: 601 e 603  (13/05/14)
Turma: 602 (30/05/14)

Arte Grega
  • Pesquisar na internet os deuses gregos, escolher um e fazer um resumo sobre sua história
 Inglês
Professora: Rose    Turma: 601  (14/05/14)
Música da copa de 2014

Vídeo da música
https://www.youtube.com/watch?v=lSUwGM38dP8 

Música com legenda em inglês
https://www.youtube.com/watch?v=k8NpPVIWDAo 

We Are One (Ole Ola)

 Put your flags up in the sky (put them in the sky)
(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel

It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play

Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

Jenny, dalé

One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes

Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
http://www.kboing.com.br/pitbull/1-1300179/

Abril

 4ª Semana
Inglês
Professora: Andréia    Turma: 602  (28/04/14)
  • Trabalhando história em quadrinho com Hagaquê
  • Tutorial e seguido da produção pelos alunos 
https://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Inglês

Professora: Rose    Turma: 601  (30/04/14)
Professora: Reinaldo    Turma: 603  (30/04/14)

eslprikmtables

Jogo da cor

http://www.solinguainglesa.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=pintando

Questões

http://www.mes-games.com/colors.php

http://www.mes-games.com/colors.php

Basquete da cor

http://www.mes-games.com/colors.php

Jogo dos Numerais

http://www.abc.net.au/countusin/games/game6.htm

Escola Games

http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles/

Inglês
Professora: Reinaldo    Turma: 603  (30/04/14)

Geografia 

Professor: Pedro    Turma: 601  (14/04/14)
Professor: Felipe    Turma: 602 (15/04/14)
Centenário de Orlando Villas Boas
  • Pesquise na internet textos referentes aos assuntos sobre Orlando Villas Boas e em seguida responda o estudo dirigido no Processador de Texto.
Estudo dirigido



1.      Quando foi criado o Parque Nacional de Xingu?



2.      Em qual Estado e Macroregião brasileira está localizado Parque Nacional de Xingu?



3.      Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional de Xingu?



4.      Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional de Xingu?



5.      Antes de começar sua expedição Orlando Vilas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?



6.      Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Vilas Bôas a criar oParque Nacional de Xingu?



7.      A expedição de Orlando Vilas Bôas criou quantas cidades no Brasil?



8.      Aproximadamente quantas índio vivem hoje no Parque Nacional de Xingu? E em quantas etnias são divididos?
  
2ª Semana

História 
Professora: Sheila         Turma: 601 e 602 (07/04/14)
Centenário de Orlando Villas Boas

Sensibilização com o vídeo

Parque Nacional do Xingu - Expedições (13/12/2011) (Paula Saldanha)

https://www.youtube.com/watch?v=1bXU6R-zLqc

Pesquisa na internet sobre a vida de Orlando Villas Boas

Caracterização de Orlando Villas Boas por aluno 

1ª Semana - Março/Abril

Professor: Jeter         Turma: 601 e 602 (31/03/14)

Encanamento Textual

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/

Jogo 100 Erros

 http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml

Game da Reforma Ortográfica

http://fmu.br/game/home.asp

Carta Enigmática

http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf

Reforço Digital

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html

Trilha

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

4ª Semana


Professor: Roque         Turma: 603 (24/03/14)
Professora: Maria Clara        Turma: 601 e 602 (25/03/14)
Disciplina Matemática
Reforço digital – 6º Ano – Matemática



 Tabuada


 Calculadora Quebrada


Contas de adição e subtração para resolver


Contas de cabeça


Jogo da memória


Cruzadinha com escrita de numerais

http://www.estudamos.com.br/palavra_cruzada/index.php


Problemas Matemáticos

http://www.umacidadeinterativa.com.br/jogos/situacao_problema/root.swf


Cálculo Mental


Exercícios de Matemática

http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm 

Vídeos

Pato Donald no pais da matemática

https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk

 1ª SEMANA

LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA 601 - PROFESSORA VANESSA-VERBOS

VÍDEO SOBRE O QUE É VERBO

http://www.youtube.com/watch?v=Fe7EcrHDgOk
  
EXERCÍCIOS - CLASSES DE PALAVRAS

http://www.graudez.com.br/portugues/classes%20de%20palavras3.htm


TURMA 603 - PROFESSORA PAULA - FONEMAS
DATA: 10/03/14

RACHACUCA

http://rachacuca.com.br/quiz/51978/fonemas-i/ 


NEM LUXO NEM LIXO - FONEMA E LETRA

http://minhalinguaeeu.blogspot.com.br/2010/02/nem-luxo-nem-lixo-fonema-e-letra.html

O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml 

Vídeo - O que é fonema?

https://www.youtube.com/watch?v=goE_BAmZEi4#t=542 

TRILHA

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA

http://fmu.br/game/home.asp

 VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html

CARTA ENIGMÁTICA

http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf

2ª SEMANA

CIÊNCIAS - ÁGUA

TURMA 601 - PROFESSORA JUCÉLIA
DATA: 18/03/14

TURMA 602 - PROFESSORA  JUCÉLIA
DATA: 21/03/14

TURMA 603 - PROFESSORA MARCIELE
DATA: 17/03/14

Vídeo  O Mundo de Valentina - O futuro sem água
 
http://tonygifsjavas.com.br/


Jogo da  água






Tratamento da Água







Tratamento do Esgoto







Show do Chuá






Jogo da Forca






Juca Pingo d´Água



 

Ciclo da água


http://www.youtube.com/watch?v=i6NduQXGSVw

Música Terra Planeta Água - Atividade

http://www.anossaescola.com/cr/testes/texto_lacunado1.htm

Identifique os estado físicos da áqua que são mensionado na música e escreva suas diferenças.









 

0 comentários:

Postar um comentário