ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Outubro
Professora: Maria Clara (22/10/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Decimais Turma: 602 e 603
Jogos e Atividades
Dividindo a Pizza
Jogos das Frações
Quiz
Professor: Everaldo (01/10/15) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Antonímia e Sinonímia Turma: 602
Atividades
Agosto
Professora: Gleysa (03/08/15) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Construção de H.Q a partir de texto Turma: 602
Realizem as atividades abaixo no processador de texto writer.
1- Leia o texto abaixo:
O Pavão e o Corvo
O pavão não perdia a chance de se gabar:
— Ninguém tem penas mais belas do que eu. A minha cauda é de dar inveja. Sou a ave mais bonita, a mais perfeita!
Ao ouvir todo esse blá-blá-blá do pavão para cima da andorinha, o corvo disse:
— Alto lá! Você pode ser bonito, mas... perfeito não é.
O pavão abriu as suas penas como um leque e, enfurecido, saltou na direção do corvo.
— E quem é você, seu pássaro horroroso, aprendiz de bruxa, símbolo de mau agouro, para ousar me criticar?
— Eu sou uma ave que enxerga muito bem!
— Pois não parece... Se enxergasse muito bem, veria que eu sou perfeito, deslumbrante, o máximo em penas!
— Uma boa parte de você até que pode ser, mas os seus pés são de causar vergonha para todas as aves do planeta!
— Hã...?
O pavão, que estava acostumado a andar com a cabeça empinada, reparou pela primeira vez em suas patas. O corvo tinha razão. Eram feias de dar dó. Cabisbaixo, ele encolheu a cauda e ficou deprimido por um longo tempo.
Não há beleza perfeita.
2- A partir da leitura do texto construa uma história em quadrinhos.
3-A história em quadrinhos deve conter todos os elementos pertencentes a ela: balões, onomatopeias, interjeições, pontuações,letras específicas para cada intenção da fala.
4- Após a elaboração desse trabalho, poderão imprimi-lo.
5- Pesquisem um conto de fadas, desde que seja um texto pequeno e imprima.
FAÇAM ESSE TRABALHO COM MUITA ATENÇÃO E COM MUITO CAPRICHO, pois será avaliado.
Bom Trabalho!!!!
Junho
Professor: Paulo (30/06/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Handebol- Turma: 602 e 603
EXERCICIOS COODENATIVOS DE HANDEBOL
https://www.youtube.com/watch?v=MLyfCI-F_FQ
Professora: Maria Clara (30/06/15) - Disciplina: MatemáticaAssunto: Números Primos e Múltiplos e Divisores - Turma: 602 e 603
Vídeos
Aprenda sobre Números Primos
Aprenda sobre Decomposição de Números Primos
Aprenda sobre o Máximo Divisor Comum (MDC)
Aprenda sobre o Mínimo Divisor Comum (MDC)
Jogos
Descubra os números primos
Caça Borboletas
Conjectura de Goldbach
Múltiplo – Jogo do Sapinho
Múltiplos e Divisores – 1,2,3...
Quiz
Abra o Cofre - Divisores
Balão dos Múltiplos
Múltiplos e Divisores
Jogos
Encontrando os Múltiplos e Divisores
Eliminar os Múltiplos e Divisores
Jogo da
tabuada
Ghostfinal
Estourando Balóes
Atividades
Divisores
Múltiplos
Exercícios
http://tempodematematica.blogspot.com.br/2013/03/operacoes-com-numeros-inteiros-z_4909.html
http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm
http://matesimples.blogspot.com.br/2009/12/exercicios-de-operacoes-comnumeros.html
http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2012/10/matematica-operacoes-com-numeros.html
Exercícios de Matemática
http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm
Cálculo Mental
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12241
Problemas Matemáticos
http://www.umacidadeinterativa.com.br/jogos/situacao_problema/root.swf
Basquete
http://ememiliohardt.blogspot.com.br/2012/09/jogos-educativos-sistema-de-numeracao.html
Tabuada de Multiplicação
http://escolovar.org/mat_multiplicacao_rapido_recall.swf
Meteoritos
http://escolovar.org/mat_multiplica_meteoritos.swf
Quebra-cabeça da Multiplicação
http://escolovar.org/mat_multiplica_summulti.swf
Calculadora Quebrada
http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/
Professora: Keli (22/06/15) - Disciplina: Língua Inglesa
Assunto: Horas / frutas / Vegetais / Numerais até 100 - Turma: 603
Atividades
Jogo do Numerais
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/aprender-ingles/
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/numeros_em_ingles_jogo_interativo1.html
http://www.bomingles.com.br/jogos/numeros
Atividades
- Observe a imagem abaixo e responda as questões no caderno:
Exercício: Escrever as horas em inglês
http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-dizer-as-horas-em-ingles-t6685.htmlJogo do Numerais
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/aprender-ingles/
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/numeros_em_ingles_jogo_interativo1.html
http://www.bomingles.com.br/jogos/numeros
http://www.guri.com/game/kitchen_fruits_easy.asp
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/caca-palavras-das-frutas/
http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/idiomas/vocabulario/English/fruits_1.tdf?0
http://www.vedoque.com/juegos/juego.php?j=Vocabulary
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7229
Professora: Vanalúcia (15/06/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Tempo Geológico - Turma:602 e 603
Vídeos
Geologia Geral Tempo Geológico
https://www.youtube.com/watch?v=PyaRIHvTjK0
https://www.youtube.com/watch?v=kTxuwPcrGig
Como Nasceu o nosso planeta - Tempo Geológico 2
https://www.youtube.com/watch?v=thKQAYmqDWY
Como Nasceu o nosso planeta - Tempo Geológico 3
https://youtu.be/AlIVSmyzgr0
Tempo Geológico
https://www.youtube.com/watch?v=qBeBqNkpGlw
Pesquise na internet e em seguida responda no editor de texto writer:
1- Escala internacional do tempo geológico (eras, períodos e épocas).
2- Em que era surgiram as primeiras formas de vida?
3- A Era Mesozoica é formada por três períodos. Quais são e o que ocorreu com os dinossauros nesses períodos?
4- A Era Cenozoica significa "moderna ou recente"? Cite um evento importante dessa era relacionada ao ser humano.
Professora: Clara (07/06/15) - Disciplina: Ciências
Assunto: Solo, Rochas e Minerais - Turma:603
Vídeos
Solos
https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ
https://www.youtube.com/watch?v=TNciROVbLbg
https://www.youtube.com/watch?v=IPt_RSvV5Pg
Rochas
https://www.youtube.com/watch?v=DsQelCsfg0o
https://www.youtube.com/watch?v=iqY34kYPvNU
https://www.youtube.com/watch?v=9wvphUyN8ME
https://www.youtube.com/watch?v=-Gvq548K5Q4
Minerais
https://www.youtube.com/watch?v=DxCDySzuY_Q
https://www.youtube.com/watch?v=aGG9tZmAZcI
Conteúdo
http://www.cienciahiperativa.blogspot.com.br/2012/05/o-solo-6-ano.html
http://www.suapesquisa.com/geografia/erosao.htm
http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2014/06/tipos-de-solos-e-rochas.html
Atividades
Quiz
http://rachacuca.com.br/quiz/35768/solo-ii/
http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/503/quiz-estudo-do-solo.html
http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Tipos-de-solo.htm
http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/497/quiz-solo-e-seres-vivos.html
http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-litosfera-ciencias.php
http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-rochas-e-solo-sexto-ano-ciencias-educar.php
http://rachacuca.com.br/quiz/66678/rochas-i/
Maio
Professora: Vanalúcia (18/05/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Paisagens Naturais e Culturais e Setores Econômicos - Turma:602
Vídeos
Jogo das paisagens
Ao descrevermos uma paisagem devemos ter em conta os seguintes aspectos:
1 - A classificação dessa paisagem (natural ou humanizada);
2 - Identificação de elementos fisícos/naturais e elementos humanos aí presentes;
3 - Identificação dos três planos de observação de uma paisagem (primeiro plano, intremédio e de fundo);
Identifique nas imagens abaixo elementos naturais e os culturaisImagem 1 - Vulcão |
Imagem 2 - Favela |
Imagem 3 - Cristo Redentor |
Imagem 4 - Pão de Açúcar |
Fonte: http://geoprofessora.blogspot.com.br/2010/11/atividade-setores-da-economia.htm
Professora: Barbara (14/05/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Fuso Horário - Turma:603
- Filme "O Carteiro" Cidade do Homens
Pesquisa
1- O que são os fusos horários? Para que eles
servem?
2- Quantos graus possui cada fuso? Por que?
3- Quantos fusos horários o Brasil possui? Por
que ele possui tantos fusos assim?
4- Quantas horas os fusos brasileiros tem de
diferença do meridiano de Greenwich?
5- O que é o horário de verão? Pra que ele
serve?
6- Por que há alguns estados brasileiros que não
entram no horário de verão? Quais são esses estados?
7- Por que a favela não estava no mapa que a dupla do filme recebeu do jardineiro?
8- Por que as ruas da favela deveriam ter nome de "gente importante"?
9- Qual foi a importância de mapear a favela?
7- Por que a favela não estava no mapa que a dupla do filme recebeu do jardineiro?
8- Por que as ruas da favela deveriam ter nome de "gente importante"?
9- Qual foi a importância de mapear a favela?
Professora: Barbara (14/05/15) - Disciplina: Geografia
Pesquisa de dados de São Pedro da Aldeia para produção de cartazes
IBGE
Pirâmide Etária
2010Sinopse dos Resultados do Censo 2010
Censo 2010
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_de_janeiro.pdf
Professor: Robson (15/05/15)
Disciplina: Produção Textual - Turma: 603
Assunto: Ortografia
História Bagunçada
http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html
Jogo dos Significados
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
Ortografia rr e r
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548
Encanamento Textual
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/
Carta enigmática
http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf
Trilha
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
Poema do Nada
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546
Professora: Keli (05/05/15) - Disciplina: Inglês
Assunto: Numbers, Verb to be and School object - Turma:603
Exercices
http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/pres_be_formation.htm
http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/yes-no-questions-to-be-pres-simple.htm
http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/to-be-form-yesno-questions.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7045
http://www.purposegames.com/game/75b87d3b6f
http://www.englishmedialab.com/Quizzes/beginners/classroom%20objects.htm
http://www.eslgamesworld.com/members/games/ClassroomGames/SpinOff/School,%20Classrooms,%20Subjects%20&%20more/
http://www.mes-games.com/classroom1.php
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1078
http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/inform-quest-tobe-pres-simp.htm
http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-atividades-exercicios-com-numeros-em-ingles-t42635.html
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/numeros_em_ingles_jogo_interativo2.html
Abril
Professor: Paulo (28/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Atletismo - Corridas, saltos e arremessos - Turma: 602 e 603
Vídeos
O Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8
Modalidades do Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=FwdafrPHu60
Curiosidades do Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=bTJq0g_k2yQ
Jogos - Olimpic Games
http://www.box10.com/olympics-games.html?utm_source=brandedgames&utm_medium=longjump&utm_url=http://www.box10.com/games/long-jump-game.swf
Jogo do Atletismo
http://www.ojogos.com.br/jogos/atletismo
Papa Jogos
http://www.papajogos.com.br/jogos-de-atletismo/
http://www.ojogos.com.br/jogo/sprinter
Professora: Maria Clara (17/03/16) - Disciplina: Geometria
Assunto: Retas concorrentes, paralelas e coincidentes - Turma: 602 e 603
Vídeos
Retas paralelas, concorrentes e coincidentes
Uma reta é uma linha direita, sem princípio nem fim, formada por um número infinito de pontos todos alinhados. Se traçarmos duas retas (ou representações dessas retas), temos três hipóteses: ou nunca se tocam, ou cruzam-se uma vez, ou coincidem em todos os pontos.
Retas paralelas
Duas retas paralelas são duas retas que nunca se cruzam.
Retas concorrentes
Duas retas dizem-se concorrentes quando se cruzam num ponto. Dessa forma podemos ter retas oblíquas ou perpendiculares, consoante a amplitude dos graus formados. Se os ângulos formados forem retos (90º), então essas retas dizem-se perpendiculares. Se os ângulos formados não forem retos, então essas retas dizem-se oblíquas.
Retas coincidentes
Duas retas dizem-se coincidentes se coincidirem em todos os pontos.
1- Identificar no cubo:
a)
dois pares de retas concorrentes
b)
dois pares de retas paralelas não-coincidentes
a)
um par de retas ortogonais
2- Classifique as retas abaixo como concorrente, coincidente ou paralela:
3- Analise as afirmações a respeito da pirâmide representada na figura, cuja base ABCD tem a forma quadrada:
I. as arestas CD e AE são reversas;
II. as arestas AB e ED são paralelas;
III. as arestas BC e ED são concorrentes.
Pode-se afirmar que é correto apenas o que se afirma em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.
4- Na cadeira representada na figura abaixo, o encosto é perpendicular ao assento e este é paralelo ao chão.
Sendo assim,
A)
|
Os planos EFN e FGJ são paralelos.
|
B)
|
HG é um segmento de reta comum aos planos EFN e EFH.
|
C)
|
Os planos HIJ e EGN são paralelos.
|
D)
|
EF é um segmento de reta comum aos planos EFN e EHG.
|
Professora: Barbara (16/04/16) - Disciplina: Geografia
Assunto: Coordenadas Geográficas - Turma: 603
Vídeos
Coordenadas GeográficasVídeos
https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU
Orientação e Cartografia
https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU
Jogos
Coordenadas Geográficas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2880
Elementos Naturais ou humanos
http://www.geografia7.com/jogo-das-paisagens.html
Rosa dos Ventos
http://www.geografia7.com/jogo-da-rosa-dos-ventos.html
Março
Professora: Viviane (30/03/16) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Substantivo -
Turma: 602
Quiz
Substantivo Coletivo
Jogo do substantivo
Jogo do substantivo próprio
Atvidades
Aumentativo e diminutivo
Jogo
da forca
Caça palavras
Jogo das Palavras
Assunto: Cores, Substantivos - Turma: 603
Jogo das Cores
Pintando com a cor correta.
Diversão com balões coloridos
Rachacuc
Teste
Jogo Identificando o nome dos objetos
Pepa
Cruzada dos animais
Cruzada dos utensílios domésticos
Encontrando objetos
Encontrar palavras
Eslprintables
http://www.eslprintables.com/
Professora: Maria Clara (17/03/16) - Disciplina: Geometria
Assunto: Figuras Planas e não Planas - Turma: 602 e 603
Formas
Geométricas
Figuras
Planas
Profº
Gui
Polígonos
Triângulos
Quadriláteros
Jogo
da Memória
Identificar
triângulo equilátero, escaleno e isósceles
Jogo
dos Polígonos
Capture as formas geométricas
Jogo
da Forca
Assunto: Sistema de numeração decimal - Turma: 602 e 603
Vídeo
Atividades
Soma e Subtração
Jogo
Tabuada
de Multiplicação
Meteoritos
Quebra-cabeça da Multiplicação
Tabuada
Calculadora
Quebrada
Cruzadinha
com escrita de numerais
Contas
de adição e subtração para resolver
Problemas
Matemáticos
Cálculo
Mental
Exercícios
de Matemática - Tente resolver no processador de texto Write.
Disciplina: Produção Textual
História Bagunçada
http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html
Jogo dos Significados
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
Ortografia rr e r
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548
Encanamento Textual
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/
Carta enigmática
http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf
Trilha
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
Poema do Nada
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546
Professor: Fábio (02/03/16) - Disciplina: Ciências
Assunto: Água Turma: 602 e 603
Vídeos
Matéria da Capa – Água, escassez e soluções
Planeta Água
Fantástico
- derretimento de geleira na Groelândia
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1634
Ciclo da Água
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=327
Leia as frases que aparecem no link abaixo, copie-as no caderno e em seguida faça cartazes com dicas de economizar água.
Dicas para economizar água
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12393
Jogo da Forca
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
Patrulha Gota D'água
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Novembro
4ª Semana
Professora: Sheila (601 e 602) - 24/11/14
Disciplina: História Assunto: Roma Antiga
Escolha um tema abaixo sobre a Roma Antiga e em seguida produza um texto no processador de texto Writer:
- A sociedade e a cultura
- Religião
- A família (núcleo familiar)
- Diversão e cultura
- Os letrados e os analfabetos
- Moradia
3ª Semana
Professora: Marciele (603) - 17/11/14
Disciplina: Ciências Assunto: O ar
Quiz sobre combate a poluição
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-combate-a-poluicao.html
Vídeo animado - Como se formam os ventos?
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=139
Atividade
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – O AR – 6º ANO
1) Marque x na alternativa correta:
( ) mudança das marés ( ) brisas marítimas ( ) frentes frias ou quentes
b- Instrumento que indica a direção e o sentido do vento é:
( ) anemômetro ( ) biruta ( ) microscópio
c- Ventos constantes e regulares que sopram sobre a superfície da terra:
( ) brisas ( ) furacões ( ) ciclones
d- Ventos fortes que formam correntes em espiral cônica, cuja velocidade é cerca de 90 km/h, arrancando árvores e destelhando casas.
( ) ventos alísios ( ) rajadas ( ) ciclones/furacões ou tufões
e- Ventos fracos e agradáveis.
( ) brisa ( ) tornados ( ) alísios
f- Aparelho que mede a velocidade do vento.
( ) termômetro ( )biruta ( ) anemômetro
g- Energia eólica é a energia:
( ) da eletricidade ( ) do vento ( ) mecânica
h- Precipitação atmosférica no estado cristalino.
( ) granizo ( ) frente ( ) neve
2) Complete as frases:
a- ..............................é o ar em movimento.
b-
O ar quando aquecido fica leve, então
ele..................................e quando está frio
ele.............................
c- O formato do avião é..................................
d- A unidade utilizada para expressar a velocidade dos ventos é chamada de.............
e-
Todo ar condicionado deve ser instalado na parte de cima da parede para
que o ar frio...................... e o ar
quente.......................................
f- A.....................................tem a forma de um coador de ...........................
3) Pinte de verde as palavras que ajudam a recuperar a natureza do nosso planeta e de vermelho as que atrapalham:
Energia solar economia de água
Lixões gás carbônico
Economia de energia elétrica reciclagem de lixo
Desmatamento gasolina
Poluição da água desperdício de água
4) Forme palavras com as letras embaralhadas:
a- Instrumentos que medem a umidade relativa do ar.
Ô S O H G M R E R T I _____________________________ |
b- Medem a temperatura do ambiente:
T R S O T R E Ô M M E________________________
|
c- Aparelho usado para avaliar a quantidade de vapor de água:
M E O R T C Ô I S P R__________________________
|
d- Recebe o nome popular de “chuva de pedra”:
G R O A N Z I___________________________
|
e- Engenhos que movimentam bombas de água e geram eletricidade:
S M I O N O H______________________
|
a- O que você sabe sobre o El nino? Explique.
b- Para quais trabalhos o vento pode ser utilizado?
c- Por que o congelador fica sempre na parte de cima da geladeira?
d- O que é umidade relativa do ar?
Professor: Pedro (601) - 10/11/14
Disciplina: Geografia Assunto: Relevo do Estado do Rio de Janeiro
- Pesquise na internet sobre o Relevo do Estado do Rio de Janeiroe em seguida construa um texto no editor de texto writer.
Professora: Jucélia (601 e 602) - 11/11/14
Disciplina: Ciências Assunto: O Universo
- Assistir o filme Zathura um viajem espacial e em seguida fazer um relatório.
Professora: Renata (603) - 13/10/14
Disciplina: História Assunto: Grécia
- Pesquise na internet sobre jogos olímpicos da Grécia e em seguida construa um texto no editor de texto writer.
Professora: Paula (603) - 13/10/14
Disciplina: Língua Portuguesa Assunto: Sinônimos e Antônimos
Sinônimos e Antônimos
Jogos
Organizando Palavras
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=552
Caça-palavras, Jogo da Memória e completa a Lacuna
http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/jogo-dos-sinonimos/
Organizar antônimos
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/
Forca
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-296-2,00.html
Bingo
http://www.escolovar.org/lp_gramatica_antonimos1.swf
Palavras Cruzadas
http://www.escolovar.org/gramatica_antonimos_instituto-camoes.htm
http://redescola.com.br/software/uapf3051/uapf3051.swf
Significado das palavras
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
Professor: Adalberto (601 e 602) - 09/10/14
Disciplina: Geografia Assunto: Rochas e Minerais
Vídeos
Ciclo das Rochas
https://www.youtube.com/watch?v=BW6T0KDiF18
Maravilhas Modernas
https://www.youtube.com/watch?v=iqY34kYPvNU
https://www.youtube.com/watch?v=KSMCiG9fzWw
https://www.youtube.com/watch?v=v37IDRxik0w
https://www.youtube.com/watch?v=RKknvQEL9TM
Mineralogia
https://www.youtube.com/watch?v=mbvqbuHeM6s
Propriedades dos Minerais
https://www.youtube.com/watch?v=aGG9tZmAZcI
Rochas e Minerais
https://www.youtube.com/watch?v=tYj4pHw3HI0
https://www.youtube.com/watch?v=pr3H-LGqwYs
ATIVIDADE:
1 - O que são minerais e como eles são formados?
2- Quais são as três classificações para as rochas?
3- Como são formadas rochas magmáticas?
4- Dê exemplo de uma das variedades de rocha magmática intrusiva.
5- Dê um exemplo de rocha magmática extrusiva.
6- Como são formadas as rochas sedimentares?
7- As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos. Quais são eles?
8- O que são rochas metamórficas?
09 - Complete a coluna da direita conforme as informações da coluna à esquerda:
Autora profª Márcia: http://atividadesmarcia.blogspot.com.br/2010/11/minerais-e-rochas.html
10 - Complete a
coluna da direita conforme as informações da coluna à esquerda:
(1) Granito
|
( ) Rocha muito utilizada na
pavimentação de calçadas e ruas.
|
(2) Basalto
|
( ) Rocha transformada, usada em
estátuas, de cor esbranquiçada.
|
(3) Argila
|
(
) Rocha que constituí o
Corcovado no Rio de Janeiro.
|
(4) Pedra-pomes
|
( ) Rocha formada da espuma do
magma, usada para lixar os pés.
|
(5) Gnaisse
|
( ) Rocha utilizada em pias
domésticas.
|
(6) Mármore
|
( ) Rocha que constituí parte do
solo, parecendo com barro.
|
(7) Areia
|
( ) Rocha utilizada na construção de
casas, sendo rocha sedimentar.
|
Autora profª Fernanda Aires Guedes Ferreira http://omelhordabiologia.blogspot.com.br/2009/10/parodia-para-aula-de-ciencias-diferente.html
4ª Semana
Professora: Sheila (601 e 602) - 29/10/14
Disciplina: História Assunto: Grécia Antiga
Vídeo Grandes Civilizações - Grécia Antiga Parte 1 e 2
https://www.youtube.com/watch?v=Y1xL9V7oJPc
- Pesquisar máscaras gregas para serem confeccionadas em sala de aula.
Professora: Maria Clara (601 e 602) - 23/09/14
Disciplina: Matemática - Operações com Fração
Enigma das Frações
Poker de Frações
Grande Prêmio de Frações
Jogo Corrida de Matemática Frações
Jogo da Borboleta
Professor: Roque (603) - 15/09/14
Disciplina: Matemática - Números Naturais
Resolvendo contas
Labirinto dos números
Reforço digital – 6º Ano – Matemática
Tabuada
Calculadora Quebrada
Contas de adição e subtração para resolver
Cruzadinha com escrita de numerais
Problemas Matemáticos
http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/teste-online-problemas-envolvendo-operacoes-com-numeros-naturais
Cálculo Mental
2ª Semana
Professora: Maria Clara (603) - 09/09/14 e Aline (601) - 15/09/14
Disciplina: Geometria - Malha Quadriculada
Jogo com Tangrans Pitagóricos –
Montagem
http://www.uff.br/cdme/tangrans_pitagoricos/jogo01/jogo01.htmlSimulador de malha quadriculada – Desenho Livre
http://prod.docscd.abrileducacao.com.br/ConteudosDigitais/Conversores%20e%20simuladores/010591/index.html
Jogo do Tangran
http://www.uff.br/cdme/tangrans_geometricos/jogo03/jogoQ15.html
Jogar com Pentaminós
http://www.escolovar.org/mat_geometri_pentamino_joga4x5.a.htm
ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS NO GEOPLANO DE MALHA QUADRICULADA (3x3 pregos ) - Cálculo
http://www.saobruno.pt/moodle/file.php/1/PAGINA/Mat/Hot2/2Ciclo/html_areaper/areas_metades.htm
1ª Semana
Professora: Marciele (603) - 01/09/14
Disciplina: Ciências - Assunto: Destino do Lixo
Pesquisar sobre o destino do lixo:
- Lixão
- Aterro Sanitário
- Incineração
- Reciclagem
- Compostagem
4ª Semana
Professor: Dailton (601) e (602) - 27/08/14
Disciplina: Handebol
Regras do Jogo: Handebol
1º TEMPO - BRASILxNoruega - 24/03 LONDRES - Handball
Professora: Rose Mary (601) - 27/0/14
Disciplina: Língua Inglesa - Jogos Educativos
Eslprintables
http://www.eslprintables.com/
2ª Semana
Professora: Jucélia (601) e (602) - 19/08/14
Diciplina: Ciências Assunto: Poluição do ar e Mudanças climáticas
Atividade: Após assistir o slide e o vídeo responder as questões em folha.
- Slide sobre poluição do ar, inversão térmica, chuva ácida, efeito estufa, aquecimento global.
- Abertura
- Mudanças Climáticas Naturais
- Experiência Efeito Estufa
https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ
Professor: Christian (601, 602 e 603) - 22 /08/14 e 02 /09/14
Disciplina: Artes
Teatro: Máscara, bonecos, fantoches e mamulengos
Vídeo Oficina de máscara
Teatro de Bonecos
teatro de fantoches de papel machê
Como fazer massa de papel machê
Show de Mamulengos
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Julho
5ª Semana
Professor: Roque (601) e (603) - 14/07/14
Disciplina: Matemática
Vídeos
Aprenda sobre Números Primos
Aprenda sobre Decomposição de Números Primos
Aprenda sobre o Máximo Divisor Comum (MDC)
Aprenda sobre o Míniimo Divisor Comum (MDC)
Jogos
Descubra os números primos
Caça Borboletas
Conjectura de Goldbach
Múltiplo – Jogo do Sapinho
Múltiplos e Divisores – 1,2,3...
Quiz
Abra o Cofre - Divisores
Balão dos Múltiplos
Atividades
Professora: Sheila(601) e (602) - 21/07/14
Disciplina: História
Pesquisar na internet sobre as pirâmides do Egito e construir uma maquete
Fonte: http://piramidalcwb.files.wordpress.com/2008/09/modelo_de_piramide_para_imprimir.jpg?w=544&h=368
Professora: Renata(603) - 23/07/14
Diciplina: História
Pesquisar na internet sobre os deuses gregos, escolher um de sua preferência e fazer um resumo sobre a sua história.
3ª Semana
Professor: Jeter (601) e Sônia (602) - 14/07/14
Disciplina: Produção Textual
História Bagunçada
http://www.divertudo.com.br/semplugin/bicho.html
Jogo dos Significados
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98
Ortografia rr e r
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=548
Encanamento Textual
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/
Carta enigmática
http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf
Trilha
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
Poema do Nada
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=546
Junho
4ª Semana
Professor: Felipe Turma: 602(24/06/14)
Disciplina: Geografia
Vídeos sobre Deriva continental, placas tectônica e terremotos.
Professora: Maria Clara Turma: 601 e 602(23/06/14)
Disciplina: Matemática - Múltiplos e Divisores
Jogos
Encontrando os Múltiplos e Divisores
Eliminar os Múltiplos e Divisores
Jogo da
tabuada
Ghostfinal
Estourando Balóes
Atividades
Divisores
Múltiplos
Vídeos
3ª Semana
Professora: Paula Turma: 603(18/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa
- Leia o poema "As Borboletas"de Vinícios de Moraes disponível no site abaixo e em seguida responda as questões abaixo no editor de texto:
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão
1- Como o poeta descreve as borboletas? Escreva palavras que caracterizam as borboletas do poema.
2- Qual é a função destas palavras no poema?
3- Que palavras sugerem:
a) Alegria
b) Sinceridade
c) Claridade
4- Que borboleta foi comparada à noite?
5- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?
6 - Essas palavras podem variar em número?
- Agora é a sua vez!
- Sites de jogos e atividades:
Antônimos
Sílabas
Falso ou verdadeiro
Enigma das letras
Jogo da forca
Quiz
Palavra Cruzada
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/palavras-cruzadas-adjetivos.phpLeitura e interpretação
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php
Professora: Elisangela Turma: 602(16/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa
- Após o sorteio de um país participante de copa 2014 faça a seguinte pesquisa na internet e responda no caderno:
1 1-
Língua falada.
2 2-
Quantos
habitantes?
3 3-
Qual a capital?
4 4-
A história do país.
5 5-
Comida típica.
6 6-
Qual a cultura?
Professora: Marciele Turma: 603(16/06/14)
Disciplina: Ciências - Camadas Atmosféricas
Vídeos
Atmosfera - Camada ozônio
Meio Ambiente por Inteiro -
Camada de Ozônio
Caça Palavras
Quiz
Imagem
2ª Semana
Professora: Aline Turma: 601(09/06/14) e 602(11/06/14)
Disciplina: Geometria - Medidas de Comprimento
Atividades
http://www.estudamos.com.br/unidades_de_comprimento/exercicios_unidades_comprimento.php
1ª Semana
Professor: Dailton Turma: 601 e 602 (04/06/14)
Disciplina: Educação Física - Futebol e Copa do Mundo
História do
Futebol
História do
Futebol no Brasil
Regras de
Futebol
História da copa do mundo de
futebol
Professor: Reginaldo Turma: 603 (04/06/14)
Disciplina: Reinaldo - Inglês
Música da copa de 2014
Vídeo da música
https://www.youtube.com/watch?v=lSUwGM38dP8
Música com legenda em inglês
https://www.youtube.com/watch?v=k8NpPVIWDAo
- Escolha vite palavras da música abaixo, anote-as no caderno e pesquise na internet sua tradução.
We Are One (Ole Ola)
Put your flags up in the sky (put them in the sky)(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Jenny, dalé
One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
http://www.kboing.com.br/pitbull/1-1300179/
Disciplina: Geografia - Mapas
Jogo de montar o mapa do Brasil
http://www.sitedegames.com/educativos/mapa_do_brasil.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=140
Onde fica no mapa do Brasil
http://www.gameseducativos.com/encontre-no-brasil/geografia
Capitais
http://marianacaltabiano.com.br/jogo-mapa.html
Jogo do Panisfério
http://edumed.no.sapo.pt/JogoPlaMun.htm
Maio
4ª Semana
Ciências
Conscientização Ambiental - Consumismo
Professora: Jucélia Turma: 601 e 602 (27/05/14)
Vídeo A História das Coisas
https://www.youtube.com/watch?v=xBCoc842FV8
Geometria
Professora: Maria Clara Turma: 603 (27/05/14)
Polígonos
Jogo dos Polígonos
http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=14&jogo=Jogo%20dos%20Pol%C3%ADgonos
Descubra os Polígonos
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=66
Vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=s6nEBTJVOuw
https://www.youtube.com/watch?v=ZnkF-BB56jo
https://www.youtube.com/watch?v=swcFcJ8pRoo
2ª Semana
Artes
Professora: Christian Turma: 601 e 603 (13/05/14)
Turma: 602 (30/05/14)
Arte Grega
- Pesquisar na internet os deuses gregos, escolher um e fazer um resumo sobre sua história
Professora: Rose Turma: 601 (14/05/14)
Música da copa de 2014
Vídeo da música
https://www.youtube.com/watch?v=lSUwGM38dP8
Música com legenda em inglês
https://www.youtube.com/watch?v=k8NpPVIWDAo
We Are One (Ole Ola)
Put your flags up in the sky (put them in the sky)(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Jenny, dalé
One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
http://www.kboing.com.br/pitbull/1-1300179/
4ª Semana
Inglês
Professora: Andréia Turma: 602 (28/04/14)
- Trabalhando história em quadrinho com Hagaquê
- Tutorial e seguido da produção pelos alunos
Inglês
Professora: Rose Turma: 601 (30/04/14)
Professora: Reinaldo Turma: 603 (30/04/14)
Jogo da cor
http://www.solinguainglesa.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=pintando
Questões
http://www.mes-games.com/colors.php
http://www.mes-games.com/colors.php
Basquete da cor
http://www.mes-games.com/colors.php
Jogo dos Numerais
http://www.abc.net.au/countusin/games/game6.htm
Escola Games
http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles/
Inglês
Professora: Reinaldo Turma: 603 (30/04/14)
Geografia
Professor: Pedro Turma: 601 (14/04/14)
Professor: Felipe Turma: 602 (15/04/14)
Centenário de Orlando Villas Boas
- Pesquise na internet textos referentes aos assuntos sobre Orlando Villas Boas e em seguida responda o estudo dirigido no Processador de Texto.
Estudo dirigido
1.
Quando foi criado o Parque Nacional de Xingu?
2.
Em qual Estado e Macroregião brasileira está
localizado Parque Nacional de Xingu?
3.
Qual foi o presidente que criou o Parque
Nacional de Xingu?
4.
Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no
Parque Nacional de Xingu?
5.
Antes de começar sua expedição Orlando Vilas
Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6.
Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Vilas
Bôas a criar oParque Nacional de Xingu?
7.
A expedição de Orlando Vilas Bôas criou quantas
cidades no Brasil?
8.
Aproximadamente quantas índio vivem hoje no
Parque Nacional de Xingu? E em quantas etnias são divididos?
2ª Semana
História
Professora: Sheila Turma: 601 e 602 (07/04/14)
Centenário de Orlando Villas Boas
Sensibilização com o vídeo
Parque Nacional do Xingu - Expedições (13/12/2011) (Paula Saldanha)
https://www.youtube.com/watch?v=1bXU6R-zLqc
Pesquisa na internet sobre a vida de Orlando Villas Boas
Caracterização de Orlando Villas Boas por aluno
1ª Semana - Março/Abril
Professor: Jeter Turma: 601 e 602 (31/03/14)
Encanamento Textual
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual/
Jogo 100 Erros
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
Game da Reforma Ortográfica
http://fmu.br/game/home.asp
Carta Enigmática
http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf
Reforço Digital
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html
Trilha
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
4ª Semana
Professor:
Roque Turma: 603 (24/03/14)
Professora:
Maria Clara Turma: 601 e 602
(25/03/14)
Disciplina
Matemática
Profº Roque
Tabuada de Multiplicação
http://escolovar.org/mat_multiplicacao_rapido_recall.swf
Meteoritos
http://escolovar.org/mat_multiplica_meteoritos.swf
Quebra-cabeça da Multiplicação
http://escolovar.org/mat_multiplica_summulti.swf
Reforço digital – 6º Ano – Matemática
Tabuada
Calculadora Quebrada
Contas de adição e
subtração para resolver
Contas de cabeça
Jogo da memória
Cruzadinha com
escrita de numerais
Problemas Matemáticos
Cálculo Mental
Exercícios de Matemática
http://www.exercicios-de-matematica.com/adicao/adicao-5-serie.htm
Vídeos
Pato Donald no pais da matemática
1ª SEMANA
LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA 601 - PROFESSORA VANESSA-VERBOS
VÍDEO SOBRE O QUE É VERBO
http://www.youtube.com/watch?v=Fe7EcrHDgOk
EXERCÍCIOS - CLASSES DE PALAVRAS
http://www.graudez.com.br/portugues/classes%20de%20palavras3.htm
TURMA 603 - PROFESSORA PAULA - FONEMAS
DATA: 10/03/14
RACHACUCA
http://rachacuca.com.br/quiz/51978/fonemas-i/
NEM LUXO NEM LIXO - FONEMA E LETRA
http://minhalinguaeeu.blogspot.com.br/2010/02/nem-luxo-nem-lixo-fonema-e-letra.html
O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
Vídeo - O que é fonema?
https://www.youtube.com/watch?v=goE_BAmZEi4#t=542
TRILHA
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA
http://fmu.br/game/home.asp
VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html
CARTA ENIGMÁTICA
http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf
2ª SEMANA
CIÊNCIAS - ÁGUA
TURMA 601 - PROFESSORA JUCÉLIA
DATA: 18/03/14
TURMA 602 - PROFESSORA JUCÉLIA
DATA: 21/03/14
TURMA 603 - PROFESSORA MARCIELE
DATA: 17/03/14
Vídeo O Mundo de Valentina - O futuro sem água
http://tonygifsjavas.com.br/
Jogo da água
Tratamento da Água
Tratamento do Esgoto
Show do Chuá
Jogo da Forca
Juca Pingo d´Água
Ciclo da água
http://www.youtube.com/watch?v=i6NduQXGSVw
Música Terra Planeta Água - Atividade
http://www.anossaescola.com/cr/testes/texto_lacunado1.htm
Identifique os estado físicos da áqua que são mensionado na música e escreva suas diferenças.
Música Terra Planeta Água - Atividade
http://www.anossaescola.com/cr/testes/texto_lacunado1.htm
Identifique os estado físicos da áqua que são mensionado na música e escreva suas diferenças.
0 comentários:
Postar um comentário