DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED - Outubro
Professora: Adalberto (26/10/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Transportes no Brasil Turma: 702
Vídeo
Análise Crítica Dos Transportes No Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=TqhU1IMed-c
Atualidades Transportes no Brasil Rodovias Ferrovias Hidrovias
https://www.youtube.com/results?search_query=Atualidades+Transportes+no+Brasil+Rodovias+Ferrovias+Hidrovias
Aula 10 Geografia II Brasil Transporte e Comércio Exterior
https://www.youtube.com/results?search_query=Aula+10+++Geografia+II+++Brasil+Transporte+e+Com%C3%A9rcio+Exterior
Professora: Maria Clara (22/10/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Probabilidade Turma: 702
Vídeo
https://youtu.be/Q9_KNEwdu1w
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7S28EzcyCxA
Quiz
http://www.infoescola.com/matematica/probabilidade/exercicios/
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/antecipacao/default.html
http://www.uff.br/cdme/arvore/arvore-testar-e-iniciar.html
http://m3.ime.unicamp.br/portal/Midias/Softwares/SoftwaresM3Matematica/probabilidade_com_urnas/urnas/atividade1_parte1.html
http://www.gilmaths.mat.br/Jogos%20Flash/permutacao.swf
http://rachacuca.com.br/quiz/49516/problemas-de-matematica-iv/
Jogos e Atividades
Probabilidade - O jogo de xadrez
Fonte: http://pir2.forumeiros.com/t14972-probabilidade-o-jogo-de-xadrez
01. Encontre a média, variância e desvio padrão desta distribuição:
02. Uma amostra de 3 objetos é escolhida aleatoriamente de uma caixa contendo 12 objetos, dos quais 3 são defeituosos. Ache o número esperado de peças defeituosas.
03. Um par de dados não viciados é lançado. Seja X uma variável aleatória denotando o menor (ou igual) dos dois números observados. Encontre a distribuição, a média, a variância e o desvio padrão de X.
04. Uma moeda não viciada é lançada três vezes. Seja X o número de caras consecutivas. Encontre a distribuição, a média, a variância e o desvio padrão.
05. Um jogador lança três moedas não viciadas. Ganha R$ 5,0 se ocorrerem 3 caras, R$ 3,0 se 2 caras ocorrem e R$ 1,0 se somente 1 cara ocorre. Por outro lado, perde R$ 15,0, se 3 coroas ocorrem. Encontre o valor esperado do jogo.
06. Suponha que 5% de todas as peças que saiam de uma linha de fabricação sejam defeituosas. Se 10 peças forem escolhidas e inspecionadas, qual a probabilidade de que no mínimo 2 peças defeituosas sejam encontradas?
07. Um time X tem 2/3 de probabilidade de vitória sempre que joga.
Se X jogar 5 partidas, calcule a probabilidade de: a) X vencer exatamente 3 partidas; b) X vencer ao menos 1 partida; c) X vencer mais da metade das partidas.
08. A probabilidade de um atirador acertar o alvo é 1/3. Se ele atirar 6 vezes, qual a probabilidade de: a)acertar exatamente 2 tiros?b)não acertar nenhum tiro?
09. Num teste do tipo certo-errado, com 100 perguntas, qual a probabilidade de um aluno, respondendo as questões ao acaso, acertar 70 % das perguntas?
10. Seja X uma variável aleatória com distribuição binomial com E(X)=2 e Var(x) = 4/3. Encontre a distribuição de X.
1. Certo posto de bombeiros recebe, em média, 3 chamadas por dia.
Calcule a probabilidade desse posto receber: a) 4 chamadas num dia; b) 3 ou mais chamadas num dia.
12. Uma fábrica de pneus verificou que ao testar seus pneus nas pistas, havia em média um estouro de pneu a cada 5.0 km. a) Qual a probabilidade que num teste de 3.0 km haja no máximo um pneu estourado? b) Qual a probabilidade de que uma carro ande 8.0 km sem estourar nenhum pneu?
13. A média de chamadas telefônicas numa hora é 3. Caucule a probabilidade de: a) receber exatamente 3 chamadas em uma hora? b) receber 4 ou mais chamadas em 90 minutos?
14. Suponha 400 erros de impressão distribuídos aleatoriamente em um livro de 500 páginas. Encontre a probabilidade de uma dada página conter: a) nenhum erro;b) exatamente 3 erros.
15. Uma loja atende em média 2 cliente por hora. Calcular a probabilidade de, em uma hora, serem atendidos: a) exatamente 2 clientes;b) 3 clientes
16. Uma fábrica de pneumáticos fez teste para diminuir o desgaste de seus pneus, e verificou que ele obedecia a uma distribuição normal, de média
48.0 km e desvio padrão de 2.0 km. Calcular a probabilidade de um pneu escolhido ao acaso, durar: a) mais que 46.0 km;b) entre 45.0 e 50.0 km.
17. Suponha que o diâmetro médio dos parafusos produzidos por uma fábrica é de 0,25 polegadas e o desvio padrão 0,02 polegadas. Um parafuso é considerado defeituoso se o seu diâmetro é maior que 0,28 polegadas e menor que 0,20 polegadas. a) encontre a porcentagem de parafusos defeituosos; b) qual deve ser a medida mínima para que tenhamos no máximo 125 de parafusos defeituosos?
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgLhIAL/lista-exercicios-probabilidade
Julho
Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português
Assunto: Transitividade Verbal
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eTIadyC7n6E
Transitividade verbal - Exercício de verificação da aprendizagem 7° ano
1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).
a) ( ) A canoa atravessou o rio.
b) ( ) O governo não cuida dos menores.
c) ( ) O menino maneja o videogame.
d) ( ) João ama Marina.
e) ( ) As crianças só pensam em televisão.
f) ( ) O time local venceu o campeonato.
g) ( ) Gosto de música popular.
h) ( ) O cliente pediu a conta.
i) ( ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) ( ) A secretária transmitiu o meu recado.
02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo:
( 1) verbo intransitivo
(2) verbo transitivo indireto
(3) verbo transitivo direto
(4) verbo de ligação
a) ( ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.
b) ( ) Esses homens precisam de máscaras.
c) ( ) As margens do rio estavam sujas.
d) ( ) Gostamos do professor de matemática
e) ( ) A gurizada brincava de jogar bola.
f) ( ) Acredito em sua palavra.
g) ( ) O lixo sempre traz epidemias.
h)( ) Os índios cuidavam do seu rio.
i) ( ) As árvores e as plantas cresceram.
j) ( ) Os homens procuravam alimentos.
03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em objeto direto, indireto ou direto e indireto:
1 – Luís e os amigos não vão.
2 – A criança brincava com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.
6 – A imprensa elogiou o presidente.
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.
4. Analise as questões a seguir e resolva-as:
I. O que é:
a)um verbo transitivo?
b) um verbo intransitivo?
II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:
(A) Os alunos compraram livros de aventura.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.
III. O que é um objeto indireto?
IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:
(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou o público.
(C) Eu comi pão com queijo.
(D) Escrevi uma linda carta.
V. Identifique os termos grifados a seguir como:
- Verbo transitivo, verbo intransitivo,
- Objeto direto, objeto indireto.
a) Li um lindo poema. __________________
b) Ana brincava com João. ______________
c) Viver sem fronteiras. _________________
d) Titia fotografou nossa casa. _____________
e) A imprensa elogiou o governo. ___________
DESAFIO:
Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:
Moda
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
a moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)
1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?
2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique
3. Considerando que o verbo intransitivo apresenta sentido completo, qual das orações apresenta verbo intransitivo:
(A) Meus pais compraram livros de aventura para mim.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.
(E) Eu preciso de ajuda.
(F) Meu vizinho morreu ontem.
4. O complemento do verbo é chamado de “objeto”, quando este é ligado ao verbo por uma preposição é chamado de objeto indireto, qual das orações apresenta objeto indireto:
(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou ao público.
(C) Escrevi uma linda carta.
5. Escreva se o verbo nas orações é - Transitivo ou Intransitivo:
a) Jorge ganhou um presente. ____________
b) Carlos dorme tarde. ____________
c) O artista pintou um quadro. ____________
d) Ana nasceu saudável. ____________
Fonte: http://pollyanarodriguesss.blogspot.com.br/2013/06/e.html
Jogo da Forca - Verbo
http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/
Verbos
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Verbos.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-2.htm
Jogo da memória
http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm
Cruzadinha
http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-verbos-de-acao-transitividade-estudo.php
Professora: Adalberto(13/07/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Urbanização Brasileira e Industrialização Brasileira- Turma: 702
Vídeo
Urbanização Brasileira
https://www.youtube.com/watch?v=e9mLoMI6s5A
https://www.youtube.com/watch?v=dztzBZ3tYcc
Industrialização Brasileira
https://www.youtube.com/watch?v=zVuiFkhvcRE
https://www.youtube.com/watch?v=Y5h3UhoPp1A
https://www.youtube.com/watch?v=oFCVZq4grf4
Revolução Industrial
https://www.youtube.com/watch?v=aU0E4FSAqw4
Atividades e Jogos
http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2013/04/testes-de-vestibulares-o-espaco-urbano.html
http://edumed.no.sapo.pt/JogoPopMun.htm
http://www.desenrolado.com/geografia/urbanizacao-brasileira/exercicios-urbanizacao-brasileira
http://geo-carminha.blogspot.com.br/2013/06/palavras-cruzadas-urbanizacao.html
http://valdineiandrade.blogspot.com.br/2012/07/atividades-sobre-industrializacao-e.html
Professora: Angel(08/07/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números racionais - Turma: 701 e 702
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=3LQ2Tnjimcc
Atividades e Jogos
http://rachacuca.com.br/quiz/92853/numeros-racionais/
http://mat7anonrc.no.sapo.pt/ex1_pag123.html
https://docs.google.com/file/d/0B0HaOHALKU0TZ0Q0cjVmV0ZVN0U/edit
Assunto: Números racionais - Turma: 701 e 702
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=3LQ2Tnjimcc
Atividades e Jogos
http://rachacuca.com.br/quiz/92853/numeros-racionais/
http://mat7anonrc.no.sapo.pt/ex1_pag123.html
https://docs.google.com/file/d/0B0HaOHALKU0TZ0Q0cjVmV0ZVN0U/edit
Exercícios de Números Racionais – Só Matemática
a) Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com 1/6 das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com 3/4 das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?
Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu 1/4 do livro e no dia seguinte leu 1/6 do livro. Então calcule:
b) a fração do livro que ela já leu.
c) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.
d) Em um pacote há 4/5 de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há 1/3 . Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?
e) A rua onde Cláudia mora está sendo asfaltada. Os 5/9 da rua já foram asfaltados. Que fração da rua ainda resta asfaltar?
Calcule:
f) ½ - ( ¼ - 1/8) =
g) (½ -¼)-1/8 =
No dia do lançamento de um prédio de apartamentos, 1/3 desses apartamentos foi vendido e 1/6 foi reservado. Assim:
h) Qual a fração dos apartamentos que foi vendida e reservada?
i) Qual a fração que corresponde aos apartamentos que não foram vendidos ou reservados?
j) Calcule o valor da expressão:
(½ - 1/3) - (1/6 - 1/10) =
|
Professora:
Paula (06/07/15) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Sujeito e Adjunto Adnominal l- Turma: 702
Assunto: Sujeito e Adjunto Adnominal l- Turma: 702
Sujeito
Adjunto
Adnominal
Quiz
Basquete
Exercícios sobre Sujeito
|
|
Exercícios sobre
1) Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir.
1.
Percorremos uma longa estrada de terra.
2.
Poucos alunos vieram à nossa reunião.
3.
O juiz expulsou três jogadores.
4.
Aqueles alunos fizeram um ótimo trabalho.
5.
Coloque todos os livros sobre essa mesa.
6.
A seleção ganhou uma taça de ouro.
7.
O tempo chuvoso atrapalhou nosso festival de música.
8.
Os atletas do Brasil disputaram essa competição olímpica.
2) (UFSC) Observe os períodos abaixo e assinale
a alternativa em que o lhe é adjunto adnominal:
a) “…anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”
b) O peixe cai-lhe na rede.
c) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
d) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.
e) Sim, alguém lhe propôs emprego.
b) O peixe cai-lhe na rede.
c) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
d) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.
e) Sim, alguém lhe propôs emprego.
3) Assinale a alternativa em que o termo
grifado é adjunto adnominal:
a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
b) Ela é uma fera maluca.
c) Ela é maluca por lambada nacional.
d) Não tenho medo da louca.
e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.
b) Ela é uma fera maluca.
c) Ela é maluca por lambada nacional.
d) Não tenho medo da louca.
e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.
Professor: Paulo (02/07/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Ginástica Artística - Turma: 901
Ginástica artística- aparelhos
https://www.youtube.com/watch?v=jIZ17nzcU6k
Feminino
vídeo 3 - Elementos Básicos de Solo
https://www.youtube.com/watch?v=e6Zy46ouRkU
Vídeo 4 exercícios básicos de trave e flexibilidade
https://www.youtube.com/watch?v=qza7084VG98
Campeonato Mineiro e Brasileiro de Ginástica de Trampolim em Itabira
https://www.youtube.com/watch?v=Tr4CgLdBX0E
https://www.youtube.com/watch?v=DWXRzBCzNic
Jade Barbosa é medalha de ouro no Salto, na Copa do Mundo de Ginástica de 2011
https://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o
Daiane dos Santos
https://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c
https://www.youtube.com/watch?v=Iq7IH6vhHkc
Aliya Mustafina
https://www.youtube.com/watch?v=fkasD7Y6JJo
https://www.youtube.com/watch?v=m3ijXCrVV1Q
https://www.youtube.com/watch?v=c_SdIIXmIH8
https://www.youtube.com/watch?v=k1W6wo6IK8o
Flavia Saraiva
https://www.youtube.com/watch?v=Eh3T0uXOMeg
Yana Kudryavtsevahttps://www.youtube.com/watch?v=K3z3afXXH2o
Masculino
Modalidades da Ginástica Artística
https://www.youtube.com/watch?v=5CE9iwcS6Mk
Final da ginástica artística no brasil ARGOLAS Arthur Zanetti
https://www.youtube.com/watch?v=721CBFcEALY
Arthur Nory
https://www.youtube.com/watch?v=2Wg_1CGKIn8
Sérgio Sasaki Junior
https://www.youtube.com/watch?v=V7jtpUJDFIM
https://www.youtube.com/watch?v=kn-TI1ilbyk
https://www.youtube.com/watch?v=iZQXpDTmVC8
https://www.youtube.com/watch?v=LyVBGjIlJpE
Diego HYpolito
https://www.youtube.com/watch?v=k1W6wo6IK8o
Arthur Zanetti
https://www.youtube.com/watch?v=BCk3gxPBNpY
Junho
Professora: Keli (22/06/15) - Disciplina: Língua Inglesa
Assunto: Simple Present - Turma:701 e 702
Atividades
Professora: Vanalúcia (15/06/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Densidade Demográfica - Turma:702
Vídeos
Geografia - Aula 05 - Demografia - 21min. e 58seg.
https://www.youtube.com/watch?v=LMrjYNLeaXk
Demografia: Popupação Absoluta e Densidade Demográfica - Geografia Simples - 3min. e 58seg.
https://www.youtube.com/watch?v=dq0QcJaU7h4
AtividadesPesquise na internet e em seguida responda no editor de texto writer:
1- Qual é a maior densidade demográfica do mundo?
2- Que posição o Brasil ocupa entre os países mais populosos do mundo?
3- Qual é a população absoluta e a população relativa do Rio de Janeiro? Comparar as informações do Rio de Janeiro com os seguintes estados: Bahia, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Rio grande do Sul.
Fonte: https://nalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/08/23/exercicios-de-adjunto-adnominal/Professora: Marília (08/06/15)
Disciplina: História - Turma: 701
Assunto: Renascimento
Slide
Maio
Professora: Maria Clara (25/05/15)
Disciplina: Matemática - Turma: 702
Assunto: Operações com números inteiros
Jogos
http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com_ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.html
http://www.skoool.pt/content/maths/intro_to_integers/index.html
http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Master/master_samd.html
Exercícios
http://www.atividadesdematematica.com/atividade-de-matematica-para-o-7-ano/teste-de-avaliacao-numeros-inteiros
http://www.atividadesdematematica.com/atividade-de-matematica-para-o-7-ano/ficha-de-avaliacao-numeros-inteiros
http://tempodematematica.blogspot.com.br/2013/03/expressoes-numericas-com-as-quatro.html
http://www.colegiosoter.com.br/pdf/caderno_atividades/7_ano/matematica_1e2.pdf
Professora: Fernanda (18/05/15)
Disciplina: Geometria - Turma: 701
Assunto: Ângulo
Vídeos
Introdução ao ângulo
https://www.youtube.com/watch?v=MOjz6EJeTnM
https://www.youtube.com/watch?v=R_Yuwhnhvl0
Construção de Ângulo
https://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg
Ângulos Suplementares
https://www.youtube.com/watch?v=7RnaW_TL1_E
Ângulos Suplementares e complementares
https://www.youtube.com/watch?v=vFrPCFx3E4s
Bissetriz de um Ângulo
https://www.youtube.com/watch?v=XldnGmB4OLc
Atividades
http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex2.html
Jogo
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf
Professora: Vanalúcia (15/05/15)
Disciplina: Geografia - Turma: 701
Assunto: Pesquisa
1- Os primeiros habitantes brasileiros.
2- Os povos indígenas que habitam no estado do Rio de Janeiro. Os hábitos e tradições estão sendo preservados? Quais problemas enfrentam?
3- Papel da cana-de-açúcar na efetiva ocupação e no povoamento do território brasileiro.
4- Por que a cana-de-açúcar foi introduzida, pelos colonizadores, na Zona da Mata nordestina.
Fonte: http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/1.html
Professor: Robson (15/05/15)
Disciplina: PT - Turma: 702
Assunto: Ortografia
Disciplina: PT - Turma: 702
Assunto: Ortografia
TRILHA
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA
http://fmu.br/game/home.asp
VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html
RELATO CONSERTANDO TEXTO
http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm
1. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra, com certeza, várias notícias.
a) Para que serve uma notícia?
b) Além do jornal, quais outros meios de comunicação em que você pode encontrar uma notícia?
2.A notícia que você leu foi publicada num jornal.
a) Em que jornal foi publicada essa notícia?
b) Quem é a autora da notícia?
3. Toda notícia fala sempre a respeito de alguém ou de alguma coisa e informa também o que aconteceu.
a) De quem fala a notícia?
b) O que aconteceu?
4. Uma notícia informa onde aconteceu o fato.
a) Onde aconteceu o fato apresentado pela notícia que você leu?
b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
( ) Rua Álvaro Gomes
( ) São Paulo
( ) Santana
( ) abacateiro de galhos secos
( ) Zona norte
5. Resuma a notícia informando, numa única frase;
Quem participa do que aconteceu?
O que aconteceu?
Onde aconteceu?
O que aconteceu?
Onde aconteceu?
6. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete.
a) Copie a manchete da notícia que você leu.
b) Se você comparar a manchete com o resumo que você fez da notícia, o que existe em comum entre eles?
7. A manchete procura também chamar atenção do leitor para o fato.
a) Você acha que essa manchete consegue isso? Por quê?
b) Se você fosse o jornalista que escreveu essa notícia, que outro título você criaria para esta notícia?
8. “Cingapura” é o nome de um conjunto de prédios populares construído pela Prefeitura de São Paulo.
a) Por que a autora da notícia usou essa palavra entre aspas?
b) “Prédios” e “salão de festas” também estão entre aspas. Qual é o sentido que essas palavras normalmente têm e qual o sentido que elas têm no texto?
9. “Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação.”Você sabe o que é uma metrópole? Tente explicar.
10. A notícia fala de dois problemas de uma metrópole. Você sabe quais são esses problemas?
- Observe a notícia do Jornal O Globo e em seguida responda as questões:
- Título do jornal:
- Data:
- Local de produção e circulação:
- Preço:
- Qual é o fato noticiado?
- Onde e quando aconteceu ou acontecerá?
- Qual o principal assunto da notícia?
- A notícia esclarece quem são o assunto abordado?
- É uma notícia completa? Por quê?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11934
Professor: Theno (05/05/15)
Disciplina: Geografia - Turma: 702
Assunto: População Brasileira
Vídeos
Geografia - População
https://www.youtube.com/watch?v=ukudD2JTN4E
População Brasileira - Formação etnica e distribuição
https://www.youtube.com/watch?v=qvd3bgEZGJY
- Professor Jakes Paulo - Aula Geografia - População 01 e 02
https://www.youtube.com/watch?v=6FsSPHI8iCU
https://www.youtube.com/watch?v=Qgr047Mqgyg
Professora: Keli (05/05/15) - Disciplina: Inglês
Assunto: Present Continus - Turma:701http://www.eclecticenglish.com/grammar/PresentContinuous1F.html
http://www.perfect-english-grammar.com/present-continuous-exercise-6.html
http://www.englishtenses.com/quiz/present_continuous1
http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_questions
http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_negative
http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_positive_sentences
http://www.englishtenses.com/utest/present_simple_vs_present_continuous_gapfill_exercise
http://www.englishtenses.com/test/present_simple_vs_present_continuous_2
http://www.englishtenses.com/test/present_simple_vs_present_continuous_1
http://www.englishtenses.com/test/future_tenses_quiz
Abril
Professor: Paulo (30/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Basquetebol - Turma: 701
Fundamentos do basquete
História do Basquete
Basquetebol – Parte 1
Basquetebol – Parte 2
As Novas Regras do Basquete
Aprendizado Motor Bandeja Basquetebol
O que é Corfebol
Corfebol no Brasil
Corfebol, Streetball e Tchoucbol
Jogos
Assunto: Atletismo - Corridas, saltos e arremessos - Turma: 701
Vídeos
O Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8
Modalidades do Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=FwdafrPHu60
Curiosidades do Atletismo
https://www.youtube.com/watch?v=bTJq0g_k2yQ
Jogos - Olimpic Games
http://www.box10.com/olympics-games.html?utm_source=brandedgames&utm_medium=longjump&utm_url=http://www.box10.com/games/long-jump-game.swf
Jogo do Atletismo
http://www.ojogos.com.br/jogos/atletismo
Papa Jogos
http://www.papajogos.com.br/jogos-de-atletismo/
http://www.ojogos.com.br/jogo/sprinter
Professora: Maria Clara (02/03/15) -Turma: 702
Professora: Angele (22/04/15) -Turma: 701
Disciplina: Matemática Assunto: Números Inteiros
Vídeo
MAB6 - Conjunto de Números Inteiros
https://www.youtube.com/watch?v=XVKlC7v0ifU
Professor Fernando Cabral
https://www.youtube.com/watch?v=Bz7Fid-57ZY
Operações com números inteiros
https://www.youtube.com/watch?v=eV6iJufJ6a8
Atividades
Nautilus - adição
Números - Adição
http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Soma_numeros/numbers.html
Numeração Romana
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/index.html
Quadrado Mágico
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/quadrado/index.html
Fórmula Mágica
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/formula/index.html
Meteoritos
School
Exercícios
1) Calcule:
a) (+9) + (-5) =
b) (+3) + (-4) =
c) (-8) + (+6) =
d) (+5) + (-9) =
e) (-6) + (+2) =
f) (+9) + (-1) =
2- Calcule:
a) 4 + 10 + 8 =
b) 5 - 9 + 1 =
c) -8 - 2 + 3 =
d) -15 + 8 - 7 =
e) 24 + 6 - 12 =
f) -14 - 3 - 6 - 1 =
g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 =
h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 =
i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 =
j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 =
l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 =
b) 5 - 9 + 1 =
c) -8 - 2 + 3 =
d) -15 + 8 - 7 =
e) 24 + 6 - 12 =
f) -14 - 3 - 6 - 1 =
g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 =
h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 =
i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 =
j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 =
l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 =
3- Calcule o valor das seguintes expressões :
1) 15 -(3-2) + ( 7 -4) =
2) 25 - ( 8 - 5 + 3) - ( 12 - 5 - 8) =
3) ( 10 -2 ) - 3 + ( 8 + 7 - 5) =
4) ( 9 - 4 + 2 ) - 1 + ( 9 + 5 - 3) =
5) 18 - [ 2 + ( 7 - 3 - 8 ) - 10 ] =
6) -4 + [ -3 + ( -5 + 9 - 2 )] =
1) 15 -(3-2) + ( 7 -4) =
2) 25 - ( 8 - 5 + 3) - ( 12 - 5 - 8) =
3) ( 10 -2 ) - 3 + ( 8 + 7 - 5) =
4) ( 9 - 4 + 2 ) - 1 + ( 9 + 5 - 3) =
5) 18 - [ 2 + ( 7 - 3 - 8 ) - 10 ] =
6) -4 + [ -3 + ( -5 + 9 - 2 )] =
4- Efetue as multiplicações
a) (+8) . (+5) =
b) (-8) . ( -5) =
c) (+8) .(-5) =
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =
a) (+8) . (+5) =
b) (-8) . ( -5) =
c) (+8) .(-5) =
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =
5- Calcule o valor das expressões
a) 20 : 2 -7 =
b) -8 + 12 : 3 =
c) 6 : (-2) +1 =
d) 8 : (-4) - (-7) =
e) (-15) : (-3) + 7 =
a) 20 : 2 -7 =
b) -8 + 12 : 3 =
c) 6 : (-2) +1 =
d) 8 : (-4) - (-7) =
e) (-15) : (-3) + 7 =
6- Resolva as questões abaixo:
1. Numa adição com três parcelas, o total era 58. Somando-se 13 à primeira parcela, 21 à segunda e subtraindo-se 10 da terceira, qual será o novo total?
2. Numa subtração a soma do minuendo com o subtraendo e o resto resulto 412. Qual o valor do minuendo?
3. O produto de dois números é 620. Se adicionássemos 5 unidades a um de seus fatores, o produto ficaria aumentado de 155 unidades. Quais são os dois fatores?
4. Numa divisão inteira, o divisor é 12, o quociente é uma unidade maior que o divisor e o resto, uma unidade menor que o divisor. Qual é o valor do dividendo?
5. Certo prêmio será distribuído entre três vendedores de modo que o primeiro receberá R$ 325, 00; o segundo receberá R$ 60,00 menos que o primeiro; o terceiro receberá R$ 250,00 menos que o primeiro e o segundo juntos. Qual o valor total do prêmio repartindo entre os três vendedores?
6. Um dicionário tem 950 páginas; cada página é dividida em 2 colunas; cada coluna tem 64 linhas; cada linha tem, em média 35 letras. Quantas letras há nesse dicionário?
7. Uma pessoa ganha R$ 40,00 por dia de trabalho e gasta R$ 800,00 por mês. Quanto ela economizará em uma ano se ela trabalhar, em média, 23 dias por mês?
8. Um negociante comprou 8 barricas de vinho, todas com a mesma capacidade. Tendo pago R$ 7,00 o litro e vendido a R$ 9,00, ele ganhou, ao todo, R$ 1.760,00. Qual era a capacidade de cada barrica?
9. Em um saco havia 432 balinhas. Dividindo-as em três montes iguais, um deles foi repartido entre 4 meninos e os dois montes restantes foram repartidos entre 6 meninas. Quantas balinhas recebeu cada menino e cada menina?
10. Marta, Marisa e Yara têm, juntas, R$ 275, 00. Marisa tem R$ 15,00 mais o que Yara e Marta possui R$ 20,00 mais que Marisa. Quanto tem cada uma das três meninas?
11. Do salário de R$ 3.302,00, Seu José transferiu uma parte para uma conta de poupança. Já a caminho de casa, Seu José considerou que se tivesse transferido o dobro daquele valor, ainda lhe restariam R$ 2.058,00 do seu salário em conta corrente. De quanto foi o depósito feito?
12. Renato e Flávia ganharam, ao todo, 23 bombons. Se Renato comesse 3 bombons e desse 2 para Flávia, eles ficariam com o mesmo número de bombons. Quantos bombons ganhou cada um deles?
2. Numa subtração a soma do minuendo com o subtraendo e o resto resulto 412. Qual o valor do minuendo?
3. O produto de dois números é 620. Se adicionássemos 5 unidades a um de seus fatores, o produto ficaria aumentado de 155 unidades. Quais são os dois fatores?
4. Numa divisão inteira, o divisor é 12, o quociente é uma unidade maior que o divisor e o resto, uma unidade menor que o divisor. Qual é o valor do dividendo?
5. Certo prêmio será distribuído entre três vendedores de modo que o primeiro receberá R$ 325, 00; o segundo receberá R$ 60,00 menos que o primeiro; o terceiro receberá R$ 250,00 menos que o primeiro e o segundo juntos. Qual o valor total do prêmio repartindo entre os três vendedores?
6. Um dicionário tem 950 páginas; cada página é dividida em 2 colunas; cada coluna tem 64 linhas; cada linha tem, em média 35 letras. Quantas letras há nesse dicionário?
7. Uma pessoa ganha R$ 40,00 por dia de trabalho e gasta R$ 800,00 por mês. Quanto ela economizará em uma ano se ela trabalhar, em média, 23 dias por mês?
8. Um negociante comprou 8 barricas de vinho, todas com a mesma capacidade. Tendo pago R$ 7,00 o litro e vendido a R$ 9,00, ele ganhou, ao todo, R$ 1.760,00. Qual era a capacidade de cada barrica?
9. Em um saco havia 432 balinhas. Dividindo-as em três montes iguais, um deles foi repartido entre 4 meninos e os dois montes restantes foram repartidos entre 6 meninas. Quantas balinhas recebeu cada menino e cada menina?
10. Marta, Marisa e Yara têm, juntas, R$ 275, 00. Marisa tem R$ 15,00 mais o que Yara e Marta possui R$ 20,00 mais que Marisa. Quanto tem cada uma das três meninas?
11. Do salário de R$ 3.302,00, Seu José transferiu uma parte para uma conta de poupança. Já a caminho de casa, Seu José considerou que se tivesse transferido o dobro daquele valor, ainda lhe restariam R$ 2.058,00 do seu salário em conta corrente. De quanto foi o depósito feito?
12. Renato e Flávia ganharam, ao todo, 23 bombons. Se Renato comesse 3 bombons e desse 2 para Flávia, eles ficariam com o mesmo número de bombons. Quantos bombons ganhou cada um deles?
Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/matematica/numeros-inteiros-exercicios-com-gabarito/
Disciplina: Língua Portuguesa - Preposição e Crase
Atividades
Crase
Música
Vídeo
http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/crase/
http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
- Resolva os exercícios abaixo no processador de texto writer.
CRASE
EXERCÍCIO I
Aqui você tem a oportunidade de estudar a crase a fundo, essa importante matéria, presente na maioria dos concursos públicos.
01. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a alternativa em que deve usar crase:
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana.
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo.
c) Ela amava ir a festas.
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma.
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana.
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo.
c) Ela amava ir a festas.
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma.
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
02. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a frase em que o A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
03. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ A À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (CRASE EXERCÍCIOS) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (CRASE EXERCÍCIOS) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (CRASE EXERCÍCIOS) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. ((CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
EXERCÍCIO II
EXERCÍCIOS DE CRASE
1- Use crase quando necessário:
01. (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.
a) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.
b) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.
c) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.
d) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.
e) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.
02. (UNIRIO) Assinale a frase em que A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os monges renovavam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam‑se os monges.
03. (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ ‑ A ‑ À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (NCE) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
Fonte de pesquisa: http://seuconcurso.com.br/crase-exercicios/crase-05.htm
EXERCÍCIO III
Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:
1- Todos ficaram tensos quando os rivais ficaram cara a cara.
2- A enfermeira entregou a receita a médica e entregou a paciente as instruções devidas.
3- A nova funcionária estava disposta a colaborar com a chefe e obedeceu as ordens, viajando a serviço.
4- Os fiéis fizeram alusão a Sua Santidade e rezaram fervorosamente.
5- Ele disse a noiva que o esperasse as 19h a porta do cinema.
6- Fui a casa da minha amiga para assistir a novela.
7- Os peregrinos foram a Israel.
8- Voltei a escola para entregar o trabalho a professora, mas não cheguei a tempo de encontrá-la, então entreguei a alguém da secretaria.
9- Muitos foram a África assistir aos jogos da Copa.
10- A tripulação chegou exausta a terra.
11- A noiva chegou desanimada a terra da sogra.
12- Fui a casa pegar as fotos que lá havia deixado.
13- Fui a casa do meu namorado pegar as fotos que lá havia deixado.
14- Fomos encaminhados a seção de cadastro.
15- Fomos encaminhados a diversas seções.
16- A maior parte da dívida é atribuída a má gestão do governo.
17- Nunca se habituou aquela nova vida.
18- Vimos aquela jogadora discutindo com o novo técnico.
19- O marido disse a esposa que estava a beira de um ataque de nervos, pois gostava de tudo as claras.
20- Dizem que as claras são mais saudáveis que as gemas.
21- Ela adora dançar, mas nunca fora a gafieiras.
22- O professor mostrou a todos a importância da leitura.
23- Assistimos a novela as 19h e depois a um maravilhoso filme.
24- A aula de dança será das 19h as 20h.
25- No feriado, as lojas ficaram abertas de 8h as 11h.
26- Aquele casalzinho apaixonado namora de domingo a sexta.
27- O torneio vai da próxima segunda a próxima sexta.
28- Leio de cinco a dez páginas por dia.
29- Leia da página 5 a 10.
30- Embora seja um excelente advogado, seu escritório vive as moscas.
31- São repugnantes as baratas.
32- Renato sempre viveu a custa da mulher, e Paula vive a sombra do marido.
33- Mãe, não fique preocupada, pois só chegaremos a noite.
34- A noite está maravilhosa com essas estrelas iluminando nossos pensamentos.
35- Os cantores ficavam ansiosos a medida que a plateia chegava.
36- Foi submetida a uma prova decisiva.
37- Comecei a correr quando vi aquela barata a voar pela sala.
38- A funcionária enviei as duplicatas.
39- Não dei a você a chance que merecia.
40- Não nos referimos a este diretor, e sim aquele.
41- Durante a palestra, os alunos saíram e foram a sala de leitura.
42- Este trabalho não compete a ela.
43- Ele está aprendendo a dançar e já está dando uns passos a Michael Jackson.
44- Fomos ao restaurante e pedimos arroz a grega com um bom vinho e começamos a relembrar o passado.
45- Em relação a isso, prefiro nada comentar.
Professora: Viviane (30/03/16) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Sinais de Pontuação - Turma: 701
Vídeos
Dicas de Português
Pontuação a Vírgula - Profª Rafaela Motta
Exercício de
completamento de texto
Cruzadinha
Pontuação
Exercício de correspondência
https://dl.dropboxusercontent.com/u/2131651/CEL/Pontuacao/SinaisPont1.htm
Trabalhando com pontuação
http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/trabalhando-com-pontuacao/
Pontuação de Frases
http://ludotech.eu/jogos/portug/pontua-2.htm
Assunto: Islamismo - Turma: 702
Vídeos
O Islã - 1/2
https://www.youtube.com/watch?v=HSTQGdZiuok
O Islã - 1/2
https://www.youtube.com/watch?v=v1axID4VRtU
História do Islamismo
https://www.youtube.com/watch?v=nZZ1DGkHnM0
Pesquisa
Vídeos
O Islã - 1/2
https://www.youtube.com/watch?v=HSTQGdZiuok
O Islã - 1/2
https://www.youtube.com/watch?v=v1axID4VRtU
História do Islamismo
https://www.youtube.com/watch?v=nZZ1DGkHnM0
Pesquisa
Pesquise na internet e copie no caderno as seguintes questões:
- Quantos muçulmanos existem no mundo aproximadamente?
- Qual é o nome do deus do Islamismo?
- Quais os países têm como religião o Islamismo?
- O que é caaba?
Professora: Ana Neri (30/03/16) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Modelos de correspondências - Turma: 701
Memorando
Modelo
Ofício
Modelo
Professora: Keli (23/03/16) - Disciplina: Língua inglesa
Assunto: Construção de diálogos - Turma: 702
- Escolha imagens da internet, copie-as e cole no processador de texto writer e construa diálogos entre elas.
Montando frases.
Digitação
Horas
Formar Palavras
Professora: Maria Clara (02/03/15) -Turma: 702
Professora: Angele (22/04/15) -Turma: 701
Disciplina: Matemática
Assunto: Números Inteiros
Vídeo
MAB6 - Conjunto de Números Inteiros
https://www.youtube.com/watch?v=XVKlC7v0ifU
Professor Fernando Cabral
https://www.youtube.com/watch?v=Bz7Fid-57ZY
Atividades
Nautilus - adição
Números - Adição
http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Soma_numeros/numbers.html
Numeração Romana
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/index.html
Quadrado Mágico
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/quadrado/index.html
Fórmula Mágica
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/formula/index.html
Meteoritos
Contas de adição e subtração para resolver
Assunto: Água Turma: 702
A vida (Seres Vivos)
https://www.youtube.com/watch?v=rCoLZybGqg0
Célula
Célula Vivas (Viajem as Célula)
Animação Célula 3D
Racha Cuca
http://rachacuca.com.br/quiz/22237/classificacao-dos-seres-vivos-i/
Jogo da Forca – Características dos Seres Vivos
http://aprendaki.webcindario.com/jogos/caract.html
Citologia - Rachacucahttp://rachacuca.com.br/quiz/31560/citologia-i/
Biologia Celular
http://rachacuca.com.br/quiz/87840/biologia-celular-i/
Novembro
Professora: Marciele(17/11/14) - Disciplina: Ciências
Assunto: Mamíferos Turma: 702
Quiz
Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português Assunto: Transitividade Verbal
http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u36.jhtm
http://www.escolagames.com.br/jogos/classificacaoDosAnimais/
Vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=8-dArCeiaGA
Outubro
3ª Semana
Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português
Assunto: Transitividade Verbal
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eTIadyC7n6E
Transitividade verbal - Exercício de verificação da aprendizagem 7° ano
1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).
a) ( ) A canoa atravessou o rio.
b) ( ) O governo não cuida dos menores.
c) ( ) O menino maneja o videogame.
d) ( ) João ama Marina.
e) ( ) As crianças só pensam em televisão.
f) ( ) O time local venceu o campeonato.
g) ( ) Gosto de música popular.
h) ( ) O cliente pediu a conta.
i) ( ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) ( ) A secretária transmitiu o meu recado.
02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo:
( 1) verbo intransitivo
(2) verbo transitivo indireto
(3) verbo transitivo direto
(4) verbo de ligação
a) ( ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.
b) ( ) Esses homens precisam de máscaras.
c) ( ) As margens do rio estavam sujas.
d) ( ) Gostamos do professor de matemática
e) ( ) A gurizada brincava de jogar bola.
f) ( ) Acredito em sua palavra.
g) ( ) O lixo sempre traz epidemias.
h)( ) Os índios cuidavam do seu rio.
i) ( ) As árvores e as plantas cresceram.
j) ( ) Os homens procuravam alimentos.
03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em objeto direto, indireto ou direto e indireto:
1 – Luís e os amigos não vão.
2 – A criança brincava com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.
6 – A imprensa elogiou o presidente.
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.
4. Analise as questões a seguir e resolva-as:
I. O que é:
a)um verbo transitivo?
b) um verbo intransitivo?
II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:
(A) Os alunos compraram livros de aventura.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.
III. O que é um objeto indireto?
IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:
(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou o público.
(C) Eu comi pão com queijo.
(D) Escrevi uma linda carta.
V. Identifique os termos grifados a seguir como:
- Verbo transitivo, verbo intransitivo,
- Objeto direto, objeto indireto.
a) Li um lindo poema. __________________
b) Ana brincava com João. ______________
c) Viver sem fronteiras. _________________
d) Titia fotografou nossa casa. _____________
e) A imprensa elogiou o governo. ___________
DESAFIO:
Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:
Moda
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
a moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)
1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?
2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique
Fonte: http://pollyanarodriguesss.blogspot.com.br/2013/06/e.html
Jogo da Forca - Verbo
http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/
Verbos
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Verbos.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-2.htm
Jogo da memória
http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm
Assunto: Conto
Filme Coração de Tinta: O livro Mágico
http://www.onlinefilmes.net/assistir-coracao-de-tinta-o-livro-magico-dublado/
2ª Semana
Professor: Adalberto (08/10/14) - Disciplina: Geografia
Assunto: ESPAÇO RURAL
Slides
Zona Rural e Urbana
https://www.youtube.com/watch?v=8JSLRWBiZNM
Espaço Agrário Brasileiro
http://pt.slideshare.net/netto_amp/cap-6-o-espao-agrrio-brasileiro
Vídeos
O novo espaço rural brasileiro - 5:17
https://www.youtube.com/watch?v=Z61ZbPQskE4
Documentário - 6min.
https://www.youtube.com/watch?v=gI1AHCV-mMA
Atividades
Responda as questões abaixo no usando o editor de texto:
1) Como se caracteriza o espaço rural?
2) Como se caracteriza o arrendamento de terras?
3) No Brasil predomina qual tipo de trabalho na agricultura?
5) Quantos % no território brasileiro se caracteriza por áreas de atividades agropecuárias, agricultura e pecuária?
6) O que é reforma agrária?
7) O trabalho familiar é caracterizado a qual tipo de lavoura?
8) Que posição o Brasil ocupa na criação de equinos (cavalos) no mundo?
9) O que são minifúndios?
10) Escreva duas diferenças entre zona urbana e zona rural.
Setembro4ª Semana
Professora: Maria Clara (26/09/14) - Disciplina: Geometria
Assunto: Polígonos
Atividades
1) O ângulo reto, também conhecido como ângulo de um quarto de volta, mede:
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
2) O ângulo que mede menos de 90° e mais de 0° é chamado de:
a) agudo
b) raso
c) reto
d) obtuso
3) Duas retas que não se cruzam, ou seja, permanece sempre à mesma distância uma da outra são chamadas de:
a) concorrentes
b) oblíquas
c) paralelas
d)perpendiculares
4) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto quando o relógio marca 3h mede:
a) 30°
b) 60°
c) 90°
d) 180°
5) Um hexágono é um polígono que tem:
a) 4 lados
b) 5 lados
c) 6 lados
d) 7 lados
6) O polígono que tem 4 lados, 4 ângulos internos e 4 vértices chama-se:
a) quadrado
b) quadrilátero
c) retângulo
d) trapézio
7) A medida do lado de um pentágono regular cujo perímetro é 85 cm vale:
a) 17 cm
b) 80 cm
c) 90 cm
d) 425 cm
8) A medida do lado de um triângulo regular cujo perímetro é 108 cm vale:
a) 36 cm
b) 105 cm
c) 111 cm
d) 324 cm
9) Um polígono que tem 7 lados, 7 ângulos e 7 vértices chama-se:
a) eneágono
b) hexágono
c) heptágono
d) octógono
10) Um dodecágono é um polígono que tem:
a) 9 lados
b) 10 lados
c) 11 lados
d) 12 lados
11) Um ângulo de três quartos de volta mede:
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
12) A medida do lado de um quadrilátero regular cujo perímetro é 360 cm é:
a) 90 cm
b) 256 cm
c) 356 cm
d) 1424 cm
13) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto em um relógio que marca 6h mede:
a) 45°
b) 90°
c) 135°
d) 180°
14) O ângulo de 180° é chamado de:
a) ângulo de um quarto de volta
b) ângulo de meia volta
c) ângulo de três quartos de volta
d) ângulo de uma volta
15) O polígono que tem 3 lados, 3 ângulos e 3 vértices é chamado de:
a)hexágono
b) pentágono
c)quadrilátero
d) triângulo
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/exercicios-sobre-retas-angulos-e-poligonos-para-o-6-ano/115542/
Jogos
Jogo dos Polígonos
Forca
Capture as formas geométricas
Identificação dos Polígonos
http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex3.html
http://mat7anofs.no.sapo.pt/ex1_pag99.html
3ª Semana
Professor: Roque (15/09/14) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Relativos
Jogos
Enigma das frações
Competição de números racionais
Soma de Frações
Corrida da Tabuada
http://www.arcademics.com/games/grand_prix/grand_prix.html
Jogo da Multiplicação
1ª Semana
Professora: Marciele (01/09/14) - Disciplina: Ciências
Assunto: Insetos
Triatoma sp, |
Aedes aegypti |
Pediculus sp. |
Anopheles sp. |
Carrapato - Amblyomma cajennense, |
Xenopsylla sp. |
- Características;
- Locais onde vivem e são encontrados;
- Doenças que transmitem (sintomas e tratamento);
- Agentes causadores das doenças;
- Modo de prevenir cada doença;
- Atitudes que as pessoas e/ou o poder público (autoridades sanitárias) devem tomar para reduzir a proliferação da doença.
Assunto: Renascimento
Vídeos
Renascimento Cultural
Arte Renascentista
História da Arte Renascimento
Professora: Keli (13/08/14) - Disciplina: Inglês
Assunto: Song Class
Música Happy (Pharrell Williams)
Música Youtube
Música happy Pharrell Williams legendado em inglês
https://www.youtube.com/watch?v=8Pi8dj1TlLM
https://www.youtube.com/watch?v=2MJj2A1Kx20
1ª Semana
Professora: Christian (05/08/14) - Disciplina: Educação Artística
Assunto: As cores no samba brasileiro
Atividade
Pesquisar sobre Carmem Miranda.
Pesquisar sobre Carmem Miranda.
- Quem foi?
- Músicas mais
famosas
- Estilo e
características
- Imagens e
fazer uma releitura
Professor: Roque (28/07/14) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Inteiros
http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com_ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.html
www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-corrida-de-matematica-inteiros
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm
Professora: Renata (23/07/14) - Disciplina História
Assunto: Absolutismo na Inglaterra
Pesquisar na internet sobre o absolutismo na Inglaterra:
- Características
- Quais foram os reis que participaram?
- Período
- Pontos positivos e negativos
3ª Semana
Professora: Elizete (15/07/14) - Disciplina Produção Textual
Assunto: Jogos de ortografia
Interpretação - Reportagem
http://profkathiabazoni.blogspot.com.br/2012/08/interpretacao-reportagem.html
Interagindo com o Texto
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/queiroz_regiane/atividade1.htm
Brincando com as Palavras
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/queiroz_regiane/atividadejmix.htm
Palavra Cruzada
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/gilson_beth/Cruzadinha.htm
Game da Reforma Ortográfica
http://fmu.br/game/home.asp
Palavras Difíceis
http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick.asp?modulo=020706
Jogo dos 100 erros
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
Professor: Adalberto Turma:702 (14/07/14)
Disciplina: Geografia - Fluxos Migratórios
AS MIGRAÇÕES DA POPULAÇÃO
BRASILEIRA
- Migrações (fluxos migratórios) são movimentos de seres humanos de um lugar para outro, entre países, regiões ou municípios.
- Vários fatores motivam as migrações, tais como: econômicos, religiosos, políticos, ambientais...
- A migração é dividida em:
- EMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE SAÍDA DE UM LUGAR DE ORIGEM
- IMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE CHEGADA AO LUGAR DE DESTINO
OBS ipc: Os fatores econômicos são a principal causa
econômica para as migrações externas e internas.
AS
MIGRAÇÕES EXTERNAS
- Deslocamentos populacionais para fora de um país.
- os brasileiros dirigem-se na sua grande maioria para países ricos, como EUA, Japão e também países europeus.
- Alguns se dirigem para países que fazem limite com o Brasil, como Paraguai, Uruguais e Venezuela.
- A maior parte dos migrantes estão nos EUA, mais de um milhão de brasileiros.
AS
MIGRAÇÕES INTERNAS
- Quando o deslocamento da população ocorre em um mesmo país.
- Essa migração não altera a quantidade da população total do país, indica só o deslocamento.
PRINCIPAIS
FLUXOS MIGRATÓRIOS INTERNOS NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XX
- FLUXO - Nordestinos migrando por causa das condições sócioeconômicas desfavoráveis. Iam em direção a lugares com melhores perspectivas de trabalho como aregião Sudeste (mais desenvolvida e industrializada) Ao longo de 1950.
- FLUXO - Nordestinos indo em direção a Amazônia buscando áreas agrícolas e trabalho no garimpo. Ao longo de 1960.
Vídeos
Aula – Movimentos Migratórios
Como ocorrem os fluxos migratórios
Fluxo Migratório
População – Fluxos Migratórios
Junho
2ªSemana
Professora: Vanessa Turma:702 (16/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa - Preposição e CraseAtividades
Crase
Música
http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/crase/ http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
Preposição
Rock
http://aurismarqueiroz.blogspot.com.br/2013/02/as-preposicoes-conteudo-e-exercicios.html
Exercício 1
Exercício 2
Exercício3
Exercício 4
Exercício 5
http://www.atividadesedesenhos.com/
http://www.atividadesedesenhos.com/2012/06/preposicao-exercicios-atividades-para.html
2ªSemana
Professora: Marciele Turma:702 (09/06/14)
Disciplina: Ciencias Atividade
- Após a visualização dos vídeos abaixo faça um fichamento dos Filos Porífero e Cnidários observando suas características.
2- Nutrição
3- Como se reproduzem
4- Onde vivem
5- Curiosidades
Porífero e Cnidários
Poríferos
Cnidários
Recife de Corais
Cnidoblastos
Maio
4ªSemana
Professora: Maria Clara Turma:702 (30/05/14)
Disciplina: GeometriaÂngulo
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg
Reforço Digital
http://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg
Racha Cuca – Ângulos
http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex2.html
Exercício de ângulo
http://www.somatematica.com.br/soexercicios/angulos.php
Professora: Christian Turma:702 (13/05/14)
Disciplina: Artes- Fazer a releitura de uma obra de Miró a escolha do aluno
Professor: Paulo
Turma:702 (05/05/14)
Disciplina: Educação FísicaAtletismo
O Atletismo 12:55
https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8
História da Maratona
https://www.youtube.com/watch?v=ujy26hlmzFg
Companheiros de Corrida
http://www.companheirosdecorrida.com.br/site/?page_id=347
Regras do Jogo: Atletismo
História das Olimpídas – Parte I
História das Olimpídas – Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=oBeIwFExTS0
Atletismo – Natinal Geographic Channel – 43:28
https://www.youtube.com/watch?v=e9Hp5QFVDOo
Gabrielle Andersen -
Olimpíadas 1984 [Esporte Espetacular]
5ª Semana
Professora: Keli
Turma:702 (30/04/14)
Disciplina: Inglês
Música Prince Tag
Letra da Música Price Tag
Seems like everybody's got a price
I wonder how they sleep at night
When the sale comes first
And the truth comes second
Just stop for a minute and
Smile
Why is everybody so serious
Acting so damn mysterious
You got your shades on your eyes
And your heels so high
That you can't even have a good
Time
Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
We'll pay them with love tonight
It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag
Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Aint about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag
We need to take it back in time
When music made us all unite
And it wasn't low blows and video hoes
Am I the only one getting... tired?
Why is everybody so obsessed?
Money can't buy us happiness
If we all slow down and enjoy right now
Guarantee we'll be feelin'
All right
Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
Well pay them with love tonight
It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag
Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Ain't about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag
I wonder how they sleep at night
When the sale comes first
And the truth comes second
Just stop for a minute and
Smile
Why is everybody so serious
Acting so damn mysterious
You got your shades on your eyes
And your heels so high
That you can't even have a good
Time
Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
We'll pay them with love tonight
It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag
Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Aint about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag
We need to take it back in time
When music made us all unite
And it wasn't low blows and video hoes
Am I the only one getting... tired?
Why is everybody so obsessed?
Money can't buy us happiness
If we all slow down and enjoy right now
Guarantee we'll be feelin'
All right
Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
Well pay them with love tonight
It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag
Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Ain't about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag
Música e letra
Jessie J ft. B.o.B- Price Tag Lyrics
3ª Semana
Professor: Adalberto (16/04/14)
Disciplina: Geografia- Turma: 702
Assunto: População Brasileira
Vídeos
Geografia - População
https://www.youtube.com/watch?v=ukudD2JTN4E
População Brasileira - Formação etnica e distribuição
https://www.youtube.com/watch?v=qvd3bgEZGJY
- Professor Jakes Paulo - Aula Geografia - População 01 e 02
https://www.youtube.com/watch?v=6FsSPHI8iCU
https://www.youtube.com/watch?v=Qgr047Mqgyg
EXEMPLIFICANDO:
DISTRIBUIÇÃO
DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
O
Brasil, a exemplo de vários países no mundo, apresenta uma má distribuição
populacional, apresentando áreas concentradas e vazios demonstrando a irregular
distribuição.
O
Brasil se caracteriza como um país populoso, mas não plenamente povoado. Esse
fato se dá por vários fatores como:
- Formação Histórica: o Brasil sempre buscou desenvolver e ocupar a região litorânea, devido a maior facilidade de integração econômica.
-
Fator Econômico:
falta de empenho no desenvolvimento de áreas pouco assistidas no país, o que
determina os vazios demográficos.
OCUPAÇÃO
ESPACIAL: Observe
o mapa do Brasil que se segue:
Você já parou para pensar no por quê dessa distribuição da população brasileira ser tão irregular no território brasileiro?
Áreas Densamente Ocupadas:
No mapa observe-se que o Sudeste é a região mais populosa e povoada, já o Centro-Oeste é
menos populoso, enquanto o norte ou a Amazônia é a região menos povoada.
-
No geral, as grandes concentrações de população estão localizadas nas
proximidades do litoral, numa faixa com cerca de 300 km com densidade superior
a 100 hab./km2.
-
Já faixa que abrange o Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul possui uma Densidade
Populacional regular de no máximo 10 hab./km2.
-
E nas áreas que correspondentes ao Amazonas e Roraima possuem densidades que
não ultrapassam os 2 hab./km2.
Podemos cocluir que:
Podemos cocluir que:
Áreas Densamente Ocupadas:
Região sudeste: região mais densamente
povoada do Brasil, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas
Gerais;
Região Nordeste: zona da Mata (litoral).
Região Sul: as capitais e cidades
litorâneas.
Vazios Demográficos:
Polígono da seca.
Pantanal Mato Grossense.
Região Amazônica (destaca-se o Norte e a
parte ocidental).
Distribuição da população Brasileira
Com vimos no início da aula o Brasil é
um país populoso, mas também é um país pouco povoado. Mas por que isso ocorre?
No início da aula foi falado que quando um país, por exemplo, tem uma área
territorial muito grande, a sua concentração de habiantes vai ser quase
sempre pequena. Podemos pegar o Brasil como exemplo disso. Ele tem uma
população absoluta, que é a 5ª maior do globo e possui uma área
territorial que é também a 5ª maior do globo, quando distribuímos sua
população pelo seu território observamos que a sua população relativa
é muito abaixo da média da populção relativa mundial e de outros paíse
como China e a Índia, o que torna o Brasil um país pouco povoado. OK?
Fonte:http://geografalando.blogspot.com.br/2013/02/2-serie-em-1-bismestre.html
2ª Semana
Professora: Elizete (24/03/14)
Professora: Elizete (24/03/14)
Disciplina Produção Textual
Assunto: Notícias
b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
Assunto: Notícias
Dicas para escrever uma notícia
Sabemos as questões básicas que os
jornalistas se esforçam para responder quando cobrem uma notícia -- perguntas
começando com "quem", "o quê", "onde", "quando","por
quê"e "como."
Interpretação de texto: Notícia
1. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra, com certeza, várias notícias.
a) Para que serve uma notícia?
b) Além do jornal, quais outros meios de comunicação em que você pode encontrar uma notícia?
2.A notícia que você leu foi publicada num jornal.
a) Em que jornal foi publicada essa notícia?
b) Quem é a autora da notícia?
3. Toda notícia fala sempre a respeito de alguém ou de alguma coisa e informa também o que aconteceu.
a) De quem fala a notícia?
b) O que aconteceu?
4. Uma notícia informa onde aconteceu o fato.
a) Onde aconteceu o fato apresentado pela notícia que você leu?
b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
( ) Rua Álvaro Gomes
( ) São Paulo
( ) Santana
( ) abacateiro de galhos secos
( ) Zona norte
5. Resuma a notícia informando, numa única frase;
Quem participa do que aconteceu?
O que aconteceu?
Onde aconteceu?
O que aconteceu?
Onde aconteceu?
6. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete.
a) Copie a manchete da notícia que você leu.
b) Se você comparar a manchete com o resumo que você fez da notícia, o que existe em comum entre eles?
7. A manchete procura também chamar atenção do leitor para o fato.
a) Você acha que essa manchete consegue isso? Por quê?
b) Se você fosse o jornalista que escreveu essa notícia, que outro título você criaria para esta notícia?
8. “Cingapura” é o nome de um conjunto de prédios populares construído pela Prefeitura de São Paulo.
a) Por que a autora da notícia usou essa palavra entre aspas?
b)
“Prédios” e “salão de festas” também estão entre aspas. Qual é o
sentido que essas palavras normalmente têm e qual o sentido que elas têm
no texto?
9. “Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação.”Você sabe o que é uma metrópole? Tente explicar.
10. A notícia fala de dois problemas de uma metrópole. Você sabe quais são esses problemas?
- Observe a notícia do Jornal O Globo e em seguida responda as questões:
- Título do jornal:
- Data:
- Local de produção e circulação:
- Preço:
- Qual é o fato noticiado?
- Onde e quando aconteceu ou acontecerá?
- Qual o principal assunto da notícia?
- A notícia esclarece quem são o assunto abordado?
- É uma notícia completa? Por quê?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11934
4ª Semana
Professor: Roque
Turma: 702 (24/03/14)
Disciplina Matemática
Exercícios com gráficos
Reforço Digital
Charadas matemáticas
Calculadora Quebrada
Pato Donald no pais da matemática
https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk
LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA 702 - PROFESSORA VANESSA
DATA: 10/03/14
TRILHA
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA
http://fmu.br/game/home.asp
VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html
RELATO CONSERTANDO TEXTO
http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm
TURMA 702 - PROFESSORA VANESSA
DATA: 10/03/14
TRILHA
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA
http://fmu.br/game/home.asp
VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html
RELATO CONSERTANDO TEXTO
http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm
CIÊNCIAS - ÁGUA
TURMA 702 - PROFESSORA MARCIELE
DATA: 17/03/14- 2ª Feira
O Mundo de Valentina - O futuro sem água
http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw
10 benefícios que a água pode trazer para o organismo
http://www.youtube.com/watch?v=uKldphVvPwg
A água - propriedades e importância para a vida
http://www.youtube.com/watch?v=afyfaS77V-c
Agua X Refrigerante
https://www.youtube.com/watch?v=FdUHOCMclDg
Qual a importância da água para o corpo humano
http://www.youtube.com/watch?v=cPSFZjeSXnk
http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw
Carta 2070
A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.
https://www.youtube.com/watch?v=gg7ZXXtMJeg
Jogo da água
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf
Show do Chuá
http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.html
Jogo da Forca
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
0 comentários:
Postar um comentário