7º Ano

ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED  - Outubro

Professora: Adalberto (26/10/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Transportes no Brasil   Turma: 702

Vídeo

Análise Crítica Dos Transportes No Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=TqhU1IMed-c

Atualidades Transportes no Brasil Rodovias Ferrovias Hidrovias

https://www.youtube.com/results?search_query=Atualidades+Transportes+no+Brasil+Rodovias+Ferrovias+Hidrovias

Aula 10   Geografia II   Brasil Transporte e Comércio Exterior

https://www.youtube.com/results?search_query=Aula+10+++Geografia+II+++Brasil+Transporte+e+Com%C3%A9rcio+Exterior


Professora: Maria Clara (22/10/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Probabilidade   Turma: 702

Vídeo

https://youtu.be/Q9_KNEwdu1w

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7S28EzcyCxA

Quiz

http://www.infoescola.com/matematica/probabilidade/exercicios/

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/antecipacao/default.html

http://www.uff.br/cdme/arvore/arvore-testar-e-iniciar.html

http://m3.ime.unicamp.br/portal/Midias/Softwares/SoftwaresM3Matematica/probabilidade_com_urnas/urnas/atividade1_parte1.html

http://www.gilmaths.mat.br/Jogos%20Flash/permutacao.swf

http://rachacuca.com.br/quiz/49516/problemas-de-matematica-iv/

Jogos e Atividades












Probabilidade - O jogo de xadrez

Mensagem por GILSON TELES ROCHA em Qua 22 Jun 2011 - 14:35
O jogo de xadrez é formado por dois grupos de peças,divididas em duas cores: brancas e pretas. Cada cor possui16 peças no início da partida sendo elas: 8 peões, 2 torres, 2cavalos, 2 bispos, 1 dama e 1 rei. Sabendo que uma partida só pode ser iniciada pelas peças brancas, alternando-se então os lances entre pretas e brancas e que o primeiro lance de cada cor só pode ser dado por um dos peões ou um dos cavalos e supondo que um jogador tenha igual probabilidade de mexer qualquer uma destas peças, qual a probabilidade de uma abertura de partida ser efetuada da seguinte forma:
_ Brancas movem um dos cavalos e pretas movem um dos cavalos?

A) 40%;
B) 20%;
C) 10%;
D) 4%.

Fonte: http://pir2.forumeiros.com/t14972-probabilidade-o-jogo-de-xadrez


01. Encontre a média, variância e desvio padrão desta distribuição:
02. Uma amostra de 3 objetos é escolhida aleatoriamente de uma caixa contendo 12 objetos, dos quais 3 são defeituosos. Ache o número esperado de peças defeituosas.
03. Um par de dados não viciados é lançado. Seja X uma variável aleatória denotando o menor (ou igual) dos dois números observados. Encontre a distribuição, a média, a variância e o desvio padrão de X.
04. Uma moeda não viciada é lançada três vezes. Seja X o número de caras consecutivas. Encontre a distribuição, a média, a variância e o desvio padrão.
05. Um jogador lança três moedas não viciadas. Ganha R$ 5,0 se ocorrerem 3 caras, R$ 3,0 se 2 caras ocorrem e R$ 1,0 se somente 1 cara ocorre. Por outro lado, perde R$ 15,0, se 3 coroas ocorrem. Encontre o valor esperado do jogo.
06. Suponha que 5% de todas as peças que saiam de uma linha de fabricação sejam defeituosas. Se 10 peças forem escolhidas e inspecionadas, qual a probabilidade de que no mínimo 2 peças defeituosas sejam encontradas?
07. Um time X tem 2/3 de probabilidade de vitória sempre que joga.
Se X jogar 5 partidas, calcule a probabilidade de: a) X vencer exatamente 3 partidas; b) X vencer ao menos 1 partida; c) X vencer mais da metade das partidas.
08. A probabilidade de um atirador acertar o alvo é 1/3. Se ele atirar 6 vezes, qual a probabilidade de: a)acertar exatamente 2 tiros?b)não acertar nenhum tiro?
09. Num teste do tipo certo-errado, com 100 perguntas, qual a probabilidade de um aluno, respondendo as questões ao acaso, acertar 70 % das perguntas?
10. Seja X uma variável aleatória com distribuição binomial com E(X)=2 e Var(x) = 4/3. Encontre a distribuição de X.
1. Certo posto de bombeiros recebe, em média, 3 chamadas por dia.
Calcule a probabilidade desse posto receber: a) 4 chamadas num dia; b) 3 ou mais chamadas num dia.
12. Uma fábrica de pneus verificou que ao testar seus pneus nas pistas, havia em média um estouro de pneu a cada 5.0 km. a) Qual a probabilidade que num teste de 3.0 km haja no máximo um pneu estourado? b) Qual a probabilidade de que uma carro ande 8.0 km sem estourar nenhum pneu?
13. A média de chamadas telefônicas numa hora é 3. Caucule a probabilidade de: a) receber exatamente 3 chamadas em uma hora? b) receber 4 ou mais chamadas em 90 minutos?
14. Suponha 400 erros de impressão distribuídos aleatoriamente em um livro de 500 páginas. Encontre a probabilidade de uma dada página conter: a) nenhum erro;b) exatamente 3 erros.
15. Uma loja atende em média 2 cliente por hora. Calcular a probabilidade de, em uma hora, serem atendidos: a) exatamente 2 clientes;b) 3 clientes
16. Uma fábrica de pneumáticos fez teste para diminuir o desgaste de seus pneus, e verificou que ele obedecia a uma distribuição normal, de média
48.0 km e desvio padrão de 2.0 km. Calcular a probabilidade de um pneu escolhido ao acaso, durar: a) mais que 46.0 km;b) entre 45.0 e 50.0 km.
17. Suponha que o diâmetro médio dos parafusos produzidos por uma fábrica é de 0,25 polegadas e o desvio padrão 0,02 polegadas. Um parafuso é considerado defeituoso se o seu diâmetro é maior que 0,28 polegadas e menor que 0,20 polegadas. a) encontre a porcentagem de parafusos defeituosos; b) qual deve ser a medida mínima para que tenhamos no máximo 125 de parafusos defeituosos?
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgLhIAL/lista-exercicios-probabilidade
Julho

Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português
Assunto: Transitividade Verbal

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eTIadyC7n6E

Transitividade verbal - Exercício de verificação da aprendizagem 7° ano
1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).

a) (   ) A canoa atravessou o rio. 
b) (   ) O governo não cuida dos menores.
c) (   ) O menino maneja o videogame.
d) (   ) João ama Marina.
e) (   ) As crianças só pensam em televisão.
f) (   ) O time local venceu o campeonato.
g) (   ) Gosto de música popular.
h) (   ) O cliente pediu a conta.
i) (   ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) (   ) A secretária transmitiu o meu recado.

02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo: 
( 1) verbo intransitivo 
(2) verbo transitivo indireto  
(3) verbo transitivo direto 
(4) verbo de ligação 

a) (    ) Os índios fabricavam enfeites e cestos. 
b) (    ) Esses homens precisam de máscaras. 
c) (    ) As margens do rio estavam sujas. 
d) (    ) Gostamos do professor de matemática 
e) (    ) A gurizada brincava de jogar bola. 
f) (    ) Acredito em sua palavra. 
g) (    ) O lixo sempre traz epidemias. 
h)(    ) Os índios cuidavam do seu rio. 
i) (    ) As árvores e as plantas cresceram. 
j) (    ) Os homens procuravam alimentos. 

03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em  objeto direto, indireto ou direto e indireto: 

1 – Luís e os amigos não vão. 
2 – A criança brincava com um canivete. 
3 – O professor já corrigiu as provas. 
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral. 
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores. 
6 – A imprensa elogiou o presidente. 
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas. 
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias. 
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança. 
10 – Ele respondeu à pergunta do professor. 

4. Analise as questões a seguir e resolva-as:
I. O que é:
 a)um verbo transitivo?

 b) um verbo intransitivo?

II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:

(A) Os alunos compraram livros de aventura.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.

III. O que é um objeto indireto?

IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:

(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou o público.
(C) Eu comi pão com queijo.
(D) Escrevi uma linda carta.

V. Identifique os termos grifados a seguir como:

- Verbo transitivo, verbo intransitivo,
- Objeto direto, objeto indireto.

a) Li um lindo poema. __________________ 
b) Ana brincava com João. ______________
c) Viver sem fronteiras. _________________
d) Titia fotografou nossa casa. _____________
e) A imprensa elogiou o governo. ___________

DESAFIO:

Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:

 Moda 
o cabelo da moda, 
a roupa, a dança, 
a gíria da moda. 
a moda passa, 
eu fico. 
(Ulisses Tavares) 

1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique

3.  Considerando que o verbo intransitivo apresenta sentido completo, qual das orações apresenta verbo intransitivo:


(A) Meus pais compraram livros de aventura para mim.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.
(E) Eu preciso de ajuda.
(F) Meu vizinho morreu ontem.

4.  O complemento do verbo é chamado de “objeto”, quando este é ligado ao verbo por uma preposição é chamado de objeto indireto, qual das orações apresenta objeto indireto:

(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou ao público.
(C) Escrevi uma linda carta.

5. Escreva se o verbo nas orações é - Transitivo ou Intransitivo:


a) Jorge ganhou um presente. ____________
b) Carlos dorme tarde. ____________
c) O artista pintou um quadro.   ____________
d) Ana nasceu saudável. ____________


Fonte: http://pollyanarodriguesss.blogspot.com.br/2013/06/e.html

Jogo da Forca - Verbo

http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/

Verbos

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Verbos.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-2.htm

Jogo da memória

http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm

Cruzadinha

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-verbos-de-acao-transitividade-estudo.php

Professora: Adalberto(13/07/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Urbanização Brasileira e 
Industrialização Brasileira- Turma: 702

Vídeo

Urbanização Brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=e9mLoMI6s5A

https://www.youtube.com/watch?v=dztzBZ3tYcc

Industrialização Brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=zVuiFkhvcRE

https://www.youtube.com/watch?v=Y5h3UhoPp1A

https://www.youtube.com/watch?v=oFCVZq4grf4

Revolução Industrial

https://www.youtube.com/watch?v=aU0E4FSAqw4

Atividades e Jogos

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2013/04/testes-de-vestibulares-o-espaco-urbano.html

http://edumed.no.sapo.pt/JogoPopMun.htm

http://www.desenrolado.com/geografia/urbanizacao-brasileira/exercicios-urbanizacao-brasileira

http://geo-carminha.blogspot.com.br/2013/06/palavras-cruzadas-urbanizacao.html

http://valdineiandrade.blogspot.com.br/2012/07/atividades-sobre-industrializacao-e.html


Professora: Angel(08/07/15) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números racionais - Turma: 701 e 702


Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=3LQ2Tnjimcc

Atividades e Jogos

http://rachacuca.com.br/quiz/92853/numeros-racionais/

http://mat7anonrc.no.sapo.pt/ex1_pag123.html

https://docs.google.com/file/d/0B0HaOHALKU0TZ0Q0cjVmV0ZVN0U/edit


Exercícios de Números Racionais – Só Matemática


a) Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com 1/6  das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com 3/4  das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?

Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu 1/4 do livro e no dia seguinte leu 1/6 do livro. Então calcule:
b) a fração do livro que ela já leu.
c) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.

d) Em um pacote há 4/5 de 1 Kg de açúcar. Em outro pacote há 1/3 . Quantos quilos de açúcar o primeiro pacote tem a mais que o segundo?

e) A rua onde Cláudia mora está sendo asfaltada. Os 5/9  da rua já foram asfaltados. Que fração da rua ainda resta asfaltar?

Calcule:
f) ½ - ( ¼  - 1/8) =
g) (½ -¼)-1/8 =


No dia do lançamento de um prédio de apartamentos, 1/3 desses apartamentos foi vendido e 1/6  foi reservado. Assim:
h) Qual a fração dos apartamentos que foi vendida e reservada?
i) Qual a fração que corresponde aos apartamentos que não foram vendidos ou reservados?

j) Calcule o valor da expressão: 

(½ - 1/3) - (1/6 1/10) =


Professora: Paula (06/07/15) - Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Sujeito e Adjunto Adnominal l- Turma: 702











Sujeito









Adjunto Adnominal

Quiz


Basquete

  
Exercícios sobre Sujeito
. Dê a função sintática dos termos assinalados pelas aspas: "O lucro", que é um dos incentivos do sistema, foi "excelente".
a) objeto direto - adjunto adverbial.
b) sujeito - predicativo do sujeito.
c) sujeito - predicativo do objeto.
d) predicativo do sujeito - predicativo do objeto.

2. "Pagam bem lá?" Nesta oração o sujeito é:
a) oculto
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito

3. "Em nossa terra não se vive senão de política." Nesta oração o sujeito é:
a) indeterminado
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples

4. "Afinal, lá se está sempre contente." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) oculto
b) composto
c) determinado
d) indeterminado

5. "Precisa-se de operários para a obra." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

6. "Os livros escolares devem ser tratados com carinho." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

7. Meu amigo José estuda à noite. Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) indeterminado
b) composto
c) simples
d) nenhuma das anteriores

8. "Entusiasmo, garbo e disciplina caracterizaram o desfile." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) indeterminado
b) composto
c) oração sem sujeito
d) simples

9. O sujeito de uma oração é determinado quando:
a) O seu núcleo é um substantivo, palavra substantivada, pronome ou oração substantiva.
b) O seu núcleo é sempre um substantivo
c) O seu núcleo é sempre uma oração substantiva ou um substantivo
d) O seu núcleo é sempre um pronome pessoal ou um substantivo.

10. Quanto à espécie, o sujeito de uma oração pode ser:
a) Determinado ou indeterminado
b) Simples, composto ou implícito (oculto)
c) As duas alternativas anteriores estão corretas.
d) Nenhuma alternativa está correta.

11. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.

12. A oração sem sujeito possui apenas:
a) Objeto direto.
b) Objeto indireto.
c) Predicado.
d) Sujeito oculto.

13. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito indeterminado.
d) Sujeito oculto.

14. "Será muito cedo?" "Como está calor!" Quais são os sujeitos destas orações?
a) Orações sem sujeito.
b) cedo / calor.
c) muito / como.
d) nenhuma das anteriores.

15. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito simples
d) Sujeito oculto.

16. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito simples.
c) Sujeito indeterminado.
d) Oração sem sujeito.

17. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Seriam quatro horas da tarde."
a) Oração sem sujeito.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.

18. "Aqui não me cheira bem". Neste exemplo temos uma oração sem sujeito, pois:
a) Não há sujeito simples.
b) Não há um sujeito possível, agente da ação.
c) Não há um sujeito composto.
d) Nenhuma das anteriores.

19. "Já deve passar de dois anos." Qual é o tipo de sujeito?
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.

20. "Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém / composto.
b) Ninguém / simples.
c) Ninguém /indeterminado.
d) Nunca / simples.

       Exercícios sobre
    1) Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir.
1.      Percorremos uma longa estrada de terra.
2.     Poucos alunos vieram à nossa reunião.
3.     O juiz expulsou três jogadores.
4.     Aqueles alunos fizeram um ótimo trabalho.
5.     Coloque todos os livros sobre essa mesa.
6.     A seleção ganhou uma taça de ouro.
7.     O tempo chuvoso atrapalhou nosso festival de música.
8.     Os atletas do Brasil disputaram essa competição olímpica. 
     
    2) (UFSC) Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe é adjunto      adnominal: 
    a) “…anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”
    b) O peixe cai-lhe na rede.
    c) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
    d) Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.
    e) Sim, alguém lhe propôs emprego.

    3) Assinale a alternativa em que o termo grifado é adjunto adnominal:
    a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
    b) Ela é uma fera maluca.
    c) Ela é maluca por lambada nacional.
    d) Não tenho medo da louca.
    e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.



Professor: Paulo (02/07/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Ginástica Artística - Turma: 901

Ginástica artística- aparelhos


https://www.youtube.com/watch?v=jIZ17nzcU6k

Feminino

vídeo 3 - Elementos Básicos de Solo


https://www.youtube.com/watch?v=e6Zy46ouRkU

Vídeo 4 exercícios básicos de trave e flexibilidade


https://www.youtube.com/watch?v=qza7084VG98

Campeonato Mineiro e Brasileiro de Ginástica de Trampolim em Itabira


https://www.youtube.com/watch?v=Tr4CgLdBX0E

https://www.youtube.com/watch?v=DWXRzBCzNic

Jade Barbosa é medalha de ouro no Salto, na Copa do Mundo de Ginástica de 2011


https://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o

Daiane dos Santos


https://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c

https://www.youtube.com/watch?v=Iq7IH6vhHkc

Aliya Mustafina

https://www.youtube.com/watch?v=fkasD7Y6JJo

https://www.youtube.com/watch?v=m3ijXCrVV1Q

https://www.youtube.com/watch?v=c_SdIIXmIH8

https://www.youtube.com/watch?v=k1W6wo6IK8o

Flavia Saraiva

https://www.youtube.com/watch?v=Eh3T0uXOMeg

Yana Kudryavtseva

https://www.youtube.com/watch?v=K3z3afXXH2o

Masculino


Modalidades da Ginástica Artística


https://www.youtube.com/watch?v=5CE9iwcS6Mk

Final da ginástica artística no brasil ARGOLAS Arthur Zanetti

https://www.youtube.com/watch?v=721CBFcEALY

Arthur Nory

https://www.youtube.com/watch?v=2Wg_1CGKIn8

Sérgio Sasaki Junior

https://www.youtube.com/watch?v=V7jtpUJDFIM

https://www.youtube.com/watch?v=kn-TI1ilbyk

https://www.youtube.com/watch?v=iZQXpDTmVC8

https://www.youtube.com/watch?v=LyVBGjIlJpE

Diego HYpolito

https://www.youtube.com/watch?v=k1W6wo6IK8o

Arthur Zanetti 


https://www.youtube.com/watch?v=BCk3gxPBNpY


Junho

Professora: Keli (22/06/15) - Disciplina: Língua Inglesa
Assunto: Simple Present - Turma:701 e 702

Atividades










Professora: Vanalúcia (15/06/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Densidade Demográfica - Turma:702

Vídeos


Geografia - Aula 05 - Demografia - 21min. e 58seg.

https://www.youtube.com/watch?v=LMrjYNLeaXk

Demografia: Popupação Absoluta e Densidade Demográfica - Geografia Simples  - 3min. e 58seg.

https://www.youtube.com/watch?v=dq0QcJaU7h4


Atividades
Pesquise  na internet e em seguida responda no editor de texto writer:

1- Qual é a maior densidade demográfica do mundo?

2- Que posição o Brasil ocupa entre os países mais populosos do mundo?

3- Qual é a população absoluta e a população relativa do Rio de Janeiro? Comparar as informações do Rio de Janeiro com os seguintes estados: Bahia, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Rio grande do Sul.   

Fonte: https://nalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/08/23/exercicios-de-adjunto-adnominal/

Professora: Marília   (08/06/15)
Disciplina: História - Turma: 701
Assunto: Renascimento

Slide


http://docslide.com.br/documents/ciencias-humanas-e-suas-tecnologias-historia-ensino-fundamental-7o-ano-renascimento-cultural.html


Maio


Professora: Maria Clara   (25/05/15)
Disciplina: Matemática - Turma: 702
Assunto: Operações com números inteiros

Jogos

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com_ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.html

http://www.skoool.pt/content/maths/intro_to_integers/index.html

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Master/master_samd.html

Exercícios

http://www.atividadesdematematica.com/atividade-de-matematica-para-o-7-ano/teste-de-avaliacao-numeros-inteiros

http://www.atividadesdematematica.com/atividade-de-matematica-para-o-7-ano/ficha-de-avaliacao-numeros-inteiros

http://tempodematematica.blogspot.com.br/2013/03/expressoes-numericas-com-as-quatro.html

http://www.colegiosoter.com.br/pdf/caderno_atividades/7_ano/matematica_1e2.pdf

Professora: Fernanda   (18/05/15)
Disciplina: Geometria - Turma: 701
Assunto: Ângulo

Vídeos
Introdução ao ângulo

https://www.youtube.com/watch?v=MOjz6EJeTnM

https://www.youtube.com/watch?v=R_Yuwhnhvl0


Construção de Ângulo


https://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg
Ângulos Suplementares

https://www.youtube.com/watch?v=7RnaW_TL1_E

Ângulos Suplementares e complementares

https://www.youtube.com/watch?v=vFrPCFx3E4s

Bissetriz de um Ângulo

https://www.youtube.com/watch?v=XldnGmB4OLc

Atividades

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex2.html

Jogo

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf

Professora: Vanalúcia    (15/05/15)
Disciplina: Geografia - Turma: 701
Assunto: Pesquisa

1- Os primeiros habitantes brasileiros.

2- Os povos indígenas que habitam no estado do Rio de Janeiro. Os hábitos e tradições estão sendo preservados? Quais problemas enfrentam?

3- Papel da cana-de-açúcar na efetiva ocupação e no povoamento do território brasileiro.

4- Por que a cana-de-açúcar foi introduzida, pelos colonizadores, na Zona da Mata nordestina.

Fonte: http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/1.html

Professor: Robson    (15/05/15)
Disciplina: PT - Turma: 702
Assunto: Ortografia

TRILHA

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml

GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA

http://fmu.br/game/home.asp

VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html

RELATO CONSERTANDO TEXTO

http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm

Interpretação de texto: Notícia




1. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra, com certeza, várias notícias.
a) Para que serve uma notícia?

b) Além do jornal, quais outros meios de comunicação em que você pode encontrar uma notícia?
2.A notícia que você leu foi publicada num jornal.
a) Em que jornal foi publicada essa notícia?
b) Quem é a autora da notícia?
3. Toda notícia fala sempre a respeito de alguém ou de alguma coisa e informa também o que aconteceu.
a) De quem fala a notícia?
b) O que aconteceu?
4. Uma notícia informa onde aconteceu o fato.
a) Onde aconteceu o fato apresentado pela notícia que você leu?

b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
(    ) Rua Álvaro Gomes
(    ) São Paulo
(    ) Santana
(    ) abacateiro de galhos secos
(    ) Zona norte

5. Resuma a notícia informando, numa única frase;

Quem participa do que aconteceu?
O que aconteceu?
 Onde aconteceu?
6. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete.
a) Copie a manchete da notícia que você leu.
b) Se você comparar a manchete com o resumo que você fez da notícia, o que existe em comum entre eles?
7.  A manchete procura também chamar atenção do leitor para o fato.
a) Você acha que essa manchete consegue isso? Por quê?
b) Se você fosse o jornalista que escreveu essa notícia, que outro título você criaria para esta notícia?
8. “Cingapura” é o nome de um conjunto de prédios populares construído pela Prefeitura de São Paulo.
a) Por que a autora da notícia usou essa palavra entre aspas?
b) “Prédios” e “salão de festas” também estão entre aspas. Qual é o sentido que essas palavras normalmente têm e qual o sentido que elas têm no texto?
9. “Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação.”Você sabe o que é uma metrópole? Tente explicar.
10.  A notícia fala de dois problemas de uma metrópole. Você sabe quais são esses problemas?

  • Observe a notícia do Jornal O Globo e em seguida responda as questões:

  1. Título do jornal:
  2. Data:
  3. Local de produção e circulação:
  4. Preço:
  5. Qual é o fato noticiado?
  6. Onde  e quando aconteceu ou acontecerá?
  7. Qual o principal assunto da notícia?
  8. A notícia esclarece quem são o assunto abordado?
  9. É uma notícia completa? Por quê?
 Adaptado do Portal do Professor
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11934

Professor: Theno    (05/05/15)
Disciplina: Geografia - Turma: 702
Assunto: População Brasileira

Vídeos

Geografia - População 

https://www.youtube.com/watch?v=ukudD2JTN4E

População Brasileira - Formação etnica e distribuição

https://www.youtube.com/watch?v=qvd3bgEZGJY

- Professor Jakes Paulo - Aula Geografia - População 01 e 02  

https://www.youtube.com/watch?v=6FsSPHI8iCU

https://www.youtube.com/watch?v=Qgr047Mqgyg

Professora: Keli (05/05/15) - Disciplina: Inglês
Assunto: Present Continus     - Turma:701

http://www.eclecticenglish.com/grammar/PresentContinuous1F.html

http://www.perfect-english-grammar.com/present-continuous-exercise-6.html

http://www.englishtenses.com/quiz/present_continuous1

http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_questions

http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_negative

http://www.englishtenses.com/utest/present_continuous_positive_sentences

http://www.englishtenses.com/utest/present_simple_vs_present_continuous_gapfill_exercise

http://www.englishtenses.com/test/present_simple_vs_present_continuous_2

http://www.englishtenses.com/test/present_simple_vs_present_continuous_1

http://www.englishtenses.com/test/future_tenses_quiz


Abril

Professor: Paulo (30/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Basquetebol - Turma: 701




Vídeos


Fundamentos do basquete


História do Basquete


Basquetebol – Parte 1


Basquetebol – Parte 2


As Novas Regras do Basquete


Aprendizado Motor Bandeja Basquetebol


O que é Corfebol


Corfebol no Brasil


Corfebol, Streetball e Tchoucbol


Jogos



Professor: Paulo (28/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Atletismo - Corridas, saltos e arremessos - Turma: 701













Vídeos

O Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8

Modalidades do Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=FwdafrPHu60

Curiosidades do Atletismo

https://www.youtube.com/watch?v=bTJq0g_k2yQ

Jogos - Olimpic Games

http://www.box10.com/olympics-games.html?utm_source=brandedgames&utm_medium=longjump&utm_url=http://www.box10.com/games/long-jump-game.swf

Jogo do Atletismo

http://www.ojogos.com.br/jogos/atletismo

Papa Jogos

http://www.papajogos.com.br/jogos-de-atletismo/

http://www.ojogos.com.br/jogo/sprinter

Professora: Maria Clara (02/03/15) -Turma: 702
Professora: Angele (22/04/15) -Turma: 701
Disciplina: Matemática     Assunto: Números Inteiros

Vídeo

MAB6 - Conjunto de Números Inteiros

https://www.youtube.com/watch?v=XVKlC7v0ifU

Professor Fernando Cabral

https://www.youtube.com/watch?v=Bz7Fid-57ZY

Operações com números inteiros

https://www.youtube.com/watch?v=eV6iJufJ6a8


Atividades

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm

Nautilus - adição

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/goldbach/index.html

Números - Adição

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Soma_numeros/numbers.html

Numeração Romana

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/index.html

Quadrado Mágico

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/quadrado/index.html

Fórmula Mágica

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/formula/index.html

Meteoritos
School

Exercícios

1) Calcule:

a) (+9) + (-5) =
b) (+3) + (-4) = 
c) (-8) + (+6) = 
d) (+5) + (-9) =
e) (-6) + (+2) =
f) (+9) + (-1) = 
2- Calcule:

a) 4 + 10 + 8 =
b) 5 - 9 + 1 = 
c) -8 - 2 + 3 =
d) -15 + 8 - 7 =
e) 24 + 6 - 12 =
f) -14 - 3 - 6 - 1 =
g) -4 + 5 + 6 + 3 - 9 =
h) -1 + 2 - 4 - 6 - 3 - 8 =
i) 6 - 8 - 3 - 7 - 5 - 1 + 0 - 2 =
j) 2 - 10 - 6 + 14 - 1 + 20 =
l) -13 - 1 - 2 - 8 + 4 - 6 - 10 =

3- Calcule o valor das seguintes expressões :

1) 15 -(3-2) + ( 7 -4) =
2) 25 - ( 8 - 5 + 3) - ( 12 - 5 - 8) =
3) ( 10 -2 ) - 3 + ( 8 + 7 - 5) = 
4) ( 9 - 4 + 2 ) - 1 + ( 9 + 5 - 3) = 
5) 18 - [ 2 + ( 7 - 3 - 8 ) - 10 ] =
6) -4 + [ -3 + ( -5 + 9 - 2 )] = 

4- Efetue as multiplicações

a) (+8) . (+5) = 
b) (-8) . ( -5) = 
c) (+8) .(-5) = 
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =

5- Calcule o valor das expressões

a) 20 : 2 -7 =
b) -8 + 12 : 3 =
c) 6 : (-2) +1 =
d) 8 : (-4) - (-7) =
e) (-15) : (-3) + 7 = 

6- Resolva as questões abaixo:
1. Numa adição com três parcelas, o total era 58. Somando-se 13 à primeira parcela, 21 à segunda e subtraindo-se 10 da terceira, qual será o novo total?

2.
 Numa subtração a soma do minuendo com o subtraendo e o resto resulto 412. Qual o valor do minuendo?

3.
 O produto de dois números é 620. Se adicionássemos 5 unidades a um de seus fatores, o produto ficaria aumentado de 155 unidades. Quais são os dois fatores?

4.
 Numa divisão inteira, o divisor é 12, o quociente é uma unidade maior que o divisor e o resto, uma unidade menor que o divisor. Qual é o valor do dividendo?

5.
 Certo prêmio será distribuído entre três vendedores de modo que o primeiro receberá R$ 325, 00; o segundo receberá R$ 60,00 menos que o primeiro; o terceiro receberá R$ 250,00 menos que o primeiro e o segundo juntos. Qual o valor total do prêmio repartindo entre os três vendedores?

6.
 Um dicionário tem 950 páginas; cada página é dividida em 2 colunas; cada coluna tem 64 linhas; cada linha tem, em média 35 letras. Quantas letras há nesse dicionário?

7.
 Uma pessoa ganha R$ 40,00 por dia de trabalho e gasta R$ 800,00 por mês. Quanto ela economizará em uma ano se ela trabalhar, em média, 23 dias por mês?

8.
 Um negociante comprou 8 barricas de vinho, todas com a mesma capacidade. Tendo pago R$ 7,00 o litro e vendido a R$ 9,00, ele ganhou, ao todo, R$ 1.760,00. Qual era a capacidade de cada barrica?

9.
  Em um saco havia 432 balinhas. Dividindo-as em três montes iguais, um deles foi repartido entre 4 meninos e os dois montes restantes foram repartidos entre 6 meninas. Quantas balinhas recebeu cada menino e cada menina?

10.
 Marta, Marisa e Yara têm, juntas, R$ 275, 00. Marisa tem R$ 15,00 mais o que Yara e Marta possui R$ 20,00 mais que Marisa. Quanto tem cada uma das três meninas?

11.
 Do salário de R$ 3.302,00, Seu José transferiu uma parte para uma conta de poupança. Já a caminho de casa, Seu José considerou que se tivesse transferido o dobro daquele valor, ainda lhe restariam R$ 2.058,00 do seu salário em conta corrente. De quanto foi o depósito feito?

12.
 Renato e Flávia ganharam, ao todo, 23 bombons. Se Renato comesse 3 bombons e desse 2 para Flávia, eles ficariam com o mesmo número de bombons. Quantos bombons ganhou cada um deles?


 Março
Professora: Ana Neri     Turma:701 (36/04/15)
Disciplina: Língua Portuguesa - Preposição e Crase
Atividades

Crase

Música


Vídeo



Racha Cuca

http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/crase/

http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/


  • Resolva os exercícios abaixo no processador de texto writer.

CRASE 

EXERCÍCIO I


Aqui você tem a oportunidade de estudar a crase a fundo, essa importante matéria, presente na maioria dos concursos públicos.
01. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a alternativa em que deve usar crase: 
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana. 
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo. 
c) Ela amava ir a festas. 
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma. 
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
02. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a frase em que o A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
03. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. 
a) À cada gol, Pelé exultava. 
b) Assisti a uma partida sem gols. 
c) O juiz terminou a partida às pressas. 
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ A À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (CRASE EXERCÍCIOS) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (CRASE EXERCÍCIOS) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (CRASE EXERCÍCIOS) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. ((CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
Fonte de pesquisa: http://www.seuconcurso.com.br/crase-exercicios/crase-15.htm


EXERCÍCIO II


EXERCÍCIOS DE CRASE

1- Use crase quando necessário:

01. (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.

a) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.

b) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.

c) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.

d) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.

e) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.



02.  (UNIRIO) Assinale a frase em que A está indevidamente acentuado.

a) Hora à hora os monges renovavam as preces.

b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.

c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.

d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.

e) À uma hora da tarde reuniam‑se os monges.



03.  (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.

a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.

04.  (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ ‑ A ‑ À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá          __ recompensa            __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.

05.  (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.

06. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.

07.  (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.

08.  (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.

09. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (NCE) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.

10.  (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.

EXERCÍCIO III

Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:
 1- Todos ficaram tensos quando os rivais ficaram cara a cara.
2- A enfermeira entregou a receita a médica e entregou a paciente as instruções devidas.
3- A nova funcionária estava disposta a colaborar com a chefe e obedeceu as ordens, viajando a serviço.
4- Os fiéis fizeram alusão a Sua Santidade e rezaram fervorosamente.
5- Ele disse a noiva que o esperasse as 19h a porta do cinema.
6- Fui a casa da minha amiga para assistir a novela.
7- Os peregrinos foram a Israel.
8- Voltei a escola para entregar o trabalho a professora, mas não cheguei a tempo de encontrá-la, então entreguei a alguém da secretaria.
9- Muitos foram a África assistir aos jogos da Copa.
10- A tripulação chegou exausta a terra.
11- A noiva chegou desanimada a terra da sogra.
12- Fui a casa pegar as fotos que lá havia deixado.
13- Fui a casa do meu namorado pegar as fotos que lá havia deixado.
14- Fomos encaminhados a seção de cadastro.
15- Fomos encaminhados a diversas seções.
16- A maior parte da dívida é atribuída a má gestão do governo.
17- Nunca se habituou aquela nova vida.
18- Vimos aquela jogadora discutindo com o novo técnico.
19- O marido disse a esposa que estava a beira de um ataque de nervos, pois gostava de tudo as claras.
20- Dizem que as claras são mais saudáveis que as gemas.
21- Ela adora dançar, mas nunca fora a gafieiras.
22- O professor mostrou a todos a importância da leitura.
23- Assistimos a novela as 19h e depois a um maravilhoso filme.
24- A aula de dança será das 19h as 20h.
25- No feriado, as lojas ficaram abertas de 8h as 11h.
26- Aquele casalzinho apaixonado namora de domingo a sexta.
27- O torneio vai da próxima segunda a próxima sexta.
28- Leio de cinco a dez páginas por dia.
29- Leia da página 5 a 10.
30- Embora seja um excelente advogado, seu escritório vive as moscas.
31- São repugnantes as baratas.
32- Renato sempre viveu a custa da mulher, e Paula vive a sombra do marido.
33- Mãe, não fique preocupada, pois só chegaremos a noite.
34- A noite está maravilhosa com essas estrelas iluminando nossos pensamentos.
35- Os cantores ficavam ansiosos a medida que a plateia chegava.
36- Foi submetida a uma prova decisiva.
37- Comecei a correr quando vi aquela barata a voar pela sala.
38- A funcionária enviei as duplicatas.
39- Não dei a você a chance que merecia.
40- Não nos referimos a este diretor, e sim aquele.
41- Durante a palestra, os alunos saíram e foram a sala de leitura.
42- Este trabalho não compete a ela.
43- Ele está aprendendo a dançar e já está dando uns passos a Michael Jackson.
44- Fomos ao restaurante e pedimos arroz a grega com um bom vinho e começamos a relembrar o passado.
45- Em relação a isso, prefiro nada comentar.
Fonte de pesquisa: https://professoramarialucia.wordpress.com/2011/08/10/crase-exercicio-com-gabarito/

Professora: Viviane (30/03/16) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Sinais de Pontuação - Turma: 701

Vídeos


Dicas de Português


Pontuação a Vírgula - Profª Rafaela Motta


Exercício de completamento de texto


Cruzadinha


Pontuação

Exercício de correspondência

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2131651/CEL/Pontuacao/SinaisPont1.htm

Trabalhando com pontuação

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/trabalhando-com-pontuacao/

Pontuação de Frases

http://ludotech.eu/jogos/portug/pontua-2.htm

Professora: Renata (31/03/16) - Disciplina: História

Assunto: Islamismo - Turma: 702

Vídeos

O Islã - 1/2

https://www.youtube.com/watch?v=HSTQGdZiuok

O Islã - 1/2

https://www.youtube.com/watch?v=v1axID4VRtU

História do Islamismo

https://www.youtube.com/watch?v=nZZ1DGkHnM0

Pesquisa

Pesquise na internet e copie no caderno as seguintes questões:
  1. Quantos muçulmanos existem no mundo aproximadamente?
  2. Qual é o nome do deus do Islamismo?
  3. Quais os países têm como religião o Islamismo?
  4. O que é caaba?


Professora: Ana Neri (30/03/16) - Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Modelos de correspondências - Turma: 701

Memorando



Modelo




Ofício


Modelo





Professora: Keli (23/03/16) - Disciplina: Língua inglesa
Assunto: Construção de diálogos - Turma: 702


Professora: Maria Clara (02/03/15) -Turma: 702
Professora: Angele (22/04/15) -Turma: 701
Disciplina: Matemática
Assunto: Números Inteiros

Vídeo

MAB6 - Conjunto de Números Inteiros

https://www.youtube.com/watch?v=XVKlC7v0ifU

Professor Fernando Cabral

https://www.youtube.com/watch?v=Bz7Fid-57ZY

Atividades

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm

Nautilus - adição

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/goldbach/index.html

Números - Adição

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Soma_numeros/numbers.html

Numeração Romana

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/index.html

Quadrado Mágico

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/quadrado/index.html

Fórmula Mágica

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/formula/index.html

Meteoritos
Professor: Fábio (02/03/16) - Disciplina: Ciências
Assunto: Água Turma: 702

A vida (Seres Vivos)

https://www.youtube.com/watch?v=rCoLZybGqg0

Célula

Célula Vivas (Viajem as Célula)


Animação Célula 3D

https://www.youtube.com/watch?v=gyGWN_Vk2ps

Racha Cuca

http://rachacuca.com.br/quiz/22237/classificacao-dos-seres-vivos-i/

Jogo da Forca – Características dos Seres Vivos

http://aprendaki.webcindario.com/jogos/caract.html

Citologia - Rachacuca

http://rachacuca.com.br/quiz/31560/citologia-i/

Biologia Celular

http://rachacuca.com.br/quiz/87840/biologia-celular-i/

Novembro

Professora: Marciele(17/11/14) - Disciplina: Ciências
Assunto: Mamíferos Turma: 702

Quiz

Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português Assunto: Transitividade Verbal

http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u36.jhtm

http://www.escolagames.com.br/jogos/classificacaoDosAnimais/

Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=8-dArCeiaGA


Outubro

3ª Semana

Professora: Vanessa (13/10/14) - Disciplina: Português
Assunto: Transitividade Verbal

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eTIadyC7n6E

Transitividade verbal - Exercício de verificação da aprendizagem 7° ano
1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).

a) (   ) A canoa atravessou o rio. 
b) (   ) O governo não cuida dos menores.
c) (   ) O menino maneja o videogame.
d) (   ) João ama Marina.
e) (   ) As crianças só pensam em televisão.
f) (   ) O time local venceu o campeonato.
g) (   ) Gosto de música popular.
h) (   ) O cliente pediu a conta.
i) (   ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) (   ) A secretária transmitiu o meu recado.

02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo: 
( 1) verbo intransitivo 
(2) verbo transitivo indireto  
(3) verbo transitivo direto 
(4) verbo de ligação 

a) (    ) Os índios fabricavam enfeites e cestos. 
b) (    ) Esses homens precisam de máscaras. 
c) (    ) As margens do rio estavam sujas. 
d) (    ) Gostamos do professor de matemática 
e) (    ) A gurizada brincava de jogar bola. 
f) (    ) Acredito em sua palavra. 
g) (    ) O lixo sempre traz epidemias. 
h)(    ) Os índios cuidavam do seu rio. 
i) (    ) As árvores e as plantas cresceram. 
j) (    ) Os homens procuravam alimentos. 

03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em  objeto direto, indireto ou direto e indireto: 

1 – Luís e os amigos não vão. 
2 – A criança brincava com um canivete. 
3 – O professor já corrigiu as provas. 
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral. 
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores. 
6 – A imprensa elogiou o presidente. 
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas. 
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias. 
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança. 
10 – Ele respondeu à pergunta do professor. 

4. Analise as questões a seguir e resolva-as:
I. O que é:
 a)um verbo transitivo?

 b) um verbo intransitivo?

II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:

(A) Os alunos compraram livros de aventura.
(B) A criança dorme bem.
(C) Contaram-me um fato engraçado.
(D) O escritor escreveu uma novela.

III. O que é um objeto indireto?

IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:

(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
(B) O malabarista encantou o público.
(C) Eu comi pão com queijo.
(D) Escrevi uma linda carta.

V. Identifique os termos grifados a seguir como:

- Verbo transitivo, verbo intransitivo,
- Objeto direto, objeto indireto.

a) Li um lindo poema. __________________ 
b) Ana brincava com João. ______________
c) Viver sem fronteiras. _________________
d) Titia fotografou nossa casa. _____________
e) A imprensa elogiou o governo. ___________

DESAFIO:

Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:

 Moda 
o cabelo da moda, 
a roupa, a dança, 
a gíria da moda. 
a moda passa, 
eu fico. 
(Ulisses Tavares) 

1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique

Fonte: http://pollyanarodriguesss.blogspot.com.br/2013/06/e.html

Jogo da Forca - Verbo

http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/

Verbos

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Verbos.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-2.htm

Jogo da memória


http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm

Professora: Elizete (14/10/14) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Conto

Filme Coração de Tinta: O livro Mágico

http://www.onlinefilmes.net/assistir-coracao-de-tinta-o-livro-magico-dublado/


2ª Semana

Professor: Adalberto (08/10/14) - Disciplina: Geografia
Assunto: ESPAÇO RURAL

Slides

Zona Rural e Urbana

https://www.youtube.com/watch?v=8JSLRWBiZNM

Espaço Agrário Brasileiro

http://pt.slideshare.net/netto_amp/cap-6-o-espao-agrrio-brasileiro

Vídeos

O novo espaço rural brasileiro - 5:17

https://www.youtube.com/watch?v=Z61ZbPQskE4

Documentário - 6min.


https://www.youtube.com/watch?v=gI1AHCV-mMA

Atividades

Responda as questões abaixo no usando o editor de texto:

1) Como se caracteriza o espaço rural?

2) Como se caracteriza o arrendamento de terras?

3) No Brasil predomina qual tipo de trabalho na agricultura?

5) Quantos % no território brasileiro se caracteriza por áreas de atividades agropecuárias, agricultura e pecuária?

6) O que é reforma agrária?

7) O trabalho familiar é caracterizado a qual tipo de lavoura?

8) Que posição o Brasil ocupa na criação de equinos (cavalos) no mundo?

9) O que são minifúndios?

10) Escreva duas diferenças entre zona urbana e zona rural.
Setembro

4ª Semana

Professora: Maria Clara (26/09/14) - Disciplina: Geometria
Assunto:  Polígonos

Atividades


1) O ângulo reto, também conhecido como ângulo de um quarto de volta, mede:
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
 2) O ângulo que mede menos de 90° e mais de 0° é chamado de:
a) agudo
b) raso
c) reto
d) obtuso
3) Duas retas que não se cruzam, ou seja, permanece sempre à mesma distância uma da outra são chamadas de:
a) concorrentes
b) oblíquas
c) paralelas
d)perpendiculares
4) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto quando o relógio marca 3h mede:
a) 30°
b) 60°
c) 90°
d) 180°
5) Um hexágono é um polígono que tem:
a) 4 lados
b) 5 lados
c) 6 lados
d) 7 lados
6) O polígono que tem 4 lados, 4 ângulos internos e 4 vértices chama-se:
a) quadrado
b) quadrilátero
c) retângulo
d) trapézio
7) A medida do lado de um pentágono regular cujo perímetro é 85 cm vale:
a) 17 cm
b) 80 cm
c) 90 cm
d) 425 cm
 8) A medida do lado de um triângulo regular cujo perímetro é 108 cm vale:
a) 36 cm
b) 105 cm
c) 111 cm
d) 324 cm
9) Um polígono que tem 7 lados, 7 ângulos e 7 vértices chama-se:
a) eneágono
b) hexágono
c) heptágono
d) octógono
10) Um dodecágono é um polígono que tem:
a) 9 lados
b) 10 lados
c) 11 lados
d) 12 lados
11) Um ângulo de três quartos de volta mede:
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
12) A medida do lado de um quadrilátero regular cujo perímetro é 360 cm é:
a) 90 cm
b) 256 cm
c) 356 cm
d) 1424 cm
13) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto em um relógio que marca 6h mede:
a) 45°
b) 90°
c) 135°
d) 180°
14) O ângulo de 180° é chamado de:
a) ângulo de um quarto de volta
b) ângulo de meia volta
c) ângulo de três quartos de volta
d) ângulo de uma volta
15) O polígono que tem 3 lados, 3 ângulos e 3 vértices é chamado de:
a)hexágono
b) pentágono
c)quadrilátero
d) triângulo


Jogos


Jogo dos Polígonos


Forca


Capture as formas geométricas


Identificação dos Polígonos


Quiz

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex3.html

http://mat7anofs.no.sapo.pt/ex1_pag99.html

3ª Semana
Professor: Roque (15/09/14) - Disciplina: Matemática
Assunto:  Números Relativos

Jogos

Enigma das frações


Competição de números racionais


Soma de Frações


Corrida da Tabuada
http://www.arcademics.com/games/grand_prix/grand_prix.html

Jogo da Multiplicação



1ª Semana
Professora: Marciele  (01/09/14) - Disciplina: Ciências
Assunto:  Insetos

Triatoma sp,
O Modo de Vida dos Insetos
Aedes aegypti


Pediculus  sp.
Anopheles sp.
Carrapato -  Amblyomma cajennense,

Xenopsylla sp.
Pesquise sobre o modo de vida de três insetos:


  1. Características;
  2. Locais onde vivem e são encontrados;
  3. Doenças que transmitem (sintomas e tratamento);
  4. Agentes causadores das doenças;
  5. Modo de prevenir cada doença;
  6. Atitudes que as pessoas e/ou o poder público (autoridades sanitárias) devem tomar para reduzir a proliferação da doença.
Professora:Christian  (02/09/14) - Disciplina: Artes
Assunto:  Renascimento


Vídeos

Renascimento Cultural


Arte Renascentista


História da Arte Renascimento


2ª Semana
Professora: Keli  (13/08/14) - Disciplina: Inglês
Assunto:  Song Class

Música Happy (Pharrell Williams)



Música Youtube


Legenda em Inglês


Música happy Pharrell Williams legendado em inglês

https://www.youtube.com/watch?v=8Pi8dj1TlLM

https://www.youtube.com/watch?v=2MJj2A1Kx20

1ª Semana
Professora: Christian  (05/08/14) - Disciplina: Educação Artística
Assunto: As cores no samba brasileiro


Atividade
 
Pesquisar sobre Carmem Miranda.


  • Quem foi?
  • Músicas mais famosas
  • Estilo e características
  • Imagens e fazer uma releitura

Professor: Roque  (28/07/14) - Disciplina: Matemática
Assunto: Números Inteiros

http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com_ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.html

www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-corrida-de-matematica-inteiros

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm

 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm
Professora: Renata  (23/07/14) - Disciplina História
Assunto: Absolutismo na Inglaterra

Pesquisar na internet sobre o absolutismo na Inglaterra:
  • Características
  • Quais foram os reis que participaram?
  • Período
  • Pontos positivos e negativos

3ª Semana

Professora: Elizete    (15/07/14) - Disciplina Produção Textual
Assunto: Jogos de ortografia

Interpretação - Reportagem

http://profkathiabazoni.blogspot.com.br/2012/08/interpretacao-reportagem.html

 Interagindo com o Texto 

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/queiroz_regiane/atividade1.htm

Brincando com as Palavras

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/queiroz_regiane/atividadejmix.htm

Palavra Cruzada

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mat526518/Tur117674/gilson_beth/Cruzadinha.htm

Game da Reforma Ortográfica

http://fmu.br/game/home.asp 

Palavras Difíceis

http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick.asp?modulo=020706 

 Jogo dos 100 erros

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml 

Professor: Adalberto      Turma:702 (14/07/14)
Disciplina: Geografia - Fluxos Migratórios


AS MIGRAÇÕES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

  • Migrações (fluxos migratórios) são movimentos de seres humanos de um lugar para outro, entre países, regiões ou municípios.
  • Vários fatores motivam as migrações, tais como: econômicos, religiosos, políticos, ambientais...
  • A migração é dividida em:
  • EMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE SAÍDA DE UM LUGAR DE ORIGEM 
  • IMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE CHEGADA AO LUGAR DE DESTINO

OBS ipc: Os fatores econômicos são a principal causa econômica para as migrações externas e internas.

AS MIGRAÇÕES EXTERNAS

  • Deslocamentos populacionais para fora de um país.
  • os brasileiros dirigem-se na sua grande maioria para países ricos, como EUA, Japão e também países europeus.
  • Alguns se dirigem para países que fazem limite com o Brasil, como Paraguai, Uruguais e Venezuela.
  • A maior parte dos migrantes estão nos EUA, mais de um milhão de brasileiros.

AS MIGRAÇÕES INTERNAS

  • Quando o deslocamento da população ocorre em um mesmo país.
  • Essa migração não altera a quantidade da população total do país, indica só o deslocamento.

PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS INTERNOS NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XX

  1. FLUXO - Nordestinos migrando por causa das condições sócioeconômicas desfavoráveis. Iam em direção a lugares com melhores perspectivas de trabalho como aregião Sudeste (mais desenvolvida e industrializada) Ao longo de 1950.
  2. FLUXO - Nordestinos indo em direção a Amazônia buscando áreas agrícolas e trabalho no garimpo. Ao longo de 1960.

Fonte: http://geoguia.blogspot.com.br/2010/08/distribuicao-da-populacao-brasileira.html

Vídeos


Aula – Movimentos Migratórios

http://www.youtube.com/watch?v=HsmRbOLUEVM


Como ocorrem os fluxos migratórios


Fluxo Migratório


População – Fluxos Migratórios

http://pt.slideshare.net/pdamiao/populao-jogo-das-definies

 Junho

2ªSemana 
Professora: Vanessa      Turma:702 (16/06/14)
Disciplina: Língua Portuguesa - Preposição e Crase
Atividades


Crase

Música


Racha Cuca

http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/crase/ http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
 
Preposição

Rock

- Explicação e exercícios para colocar as respostas no caderno

http://aurismarqueiroz.blogspot.com.br/2013/02/as-preposicoes-conteudo-e-exercicios.html

Exercício 1

Exercício 2

Exercício3



Exercício 4
Exercício 5


http://www.atividadesedesenhos.com/

http://www.atividadesedesenhos.com/2012/06/preposicao-exercicios-atividades-para.html

2ªSemana 
Professora: Marciele      Turma:702 (09/06/14)
Disciplina: Ciencias
Atividade
  • Após a visualização dos vídeos abaixo faça um fichamento dos Filos Porífero e Cnidários observando suas características.
1- Quanto a quantidade de células são considerados:

2- Nutrição

3- Como se reproduzem

4- Onde vivem

5- Curiosidades

Porífero e Cnidários

Cnidários











Vídeos


Poríferos







Cnidários




Recife de Corais




Cnidoblastos

 
 Maio

4ªSemana 
Professora: Maria Clara      Turma:702 (30/05/14)
Disciplina: Geometria

Ângulo

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg

Reforço Digital

http://www.youtube.com/watch?v=8-PkUzuUhcg


Racha Cuca – Ângulos


Atividades

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex2.html

Exercício de ângulo

http://www.somatematica.com.br/soexercicios/angulos.php


Professora: Christian       Turma:702 (13/05/14)
Disciplina: Artes

  • Fazer a releitura de uma obra de Miró a escolha do aluno
1ªSemana
Professor: Paulo         Turma:702 (05/05/14)
Disciplina: Educação Física

Atletismo


O  Atletismo 12:55
https://www.youtube.com/watch?v=oaqg26SEQm8



História da Maratona

https://www.youtube.com/watch?v=ujy26hlmzFg



Companheiros de Corrida
http://www.companheirosdecorrida.com.br/site/?page_id=347


Regras do Jogo: Atletismo

História das Olimpídas – Parte I

História das Olimpídas – Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=oBeIwFExTS0

Atletismo – Natinal Geographic Channel – 43:28
https://www.youtube.com/watch?v=e9Hp5QFVDOo

Gabrielle Andersen - Olimpíadas 1984 [Esporte Espetacular]
Abril


5ª Semana
Professora: Keli         Turma:702 (30/04/14)
Disciplina: Inglês

Música Prince Tag

Letra da Música Price Tag


 
Seems like everybody's got a price
I wonder how they sleep at night
When the sale comes first
And the truth comes second
Just stop for a minute and
Smile

Why is everybody so serious
Acting so damn mysterious
You got your shades on your eyes
And your heels so high
That you can't even have a good
Time

Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
We'll pay them with love tonight

It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag

Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Aint about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag

We need to take it back in time
When music made us all unite
And it wasn't low blows and video hoes
Am I the only one getting... tired?

Why is everybody so obsessed?
Money can't buy us happiness
If we all slow down and enjoy right now
Guarantee we'll be feelin'
All right

Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
Well pay them with love tonight

It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag

Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Ain't about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag

Música e letra
Jessie J ft. B.o.B- Price Tag Lyrics

https://www.youtube.com/watch?v=jLEAMpzQLTc


3ª Semana 
Professor: Adalberto    (16/04/14)
Disciplina: Geografia- Turma: 702
Assunto: População Brasileira

Vídeos

Geografia - População

https://www.youtube.com/watch?v=ukudD2JTN4E

População Brasileira - Formação etnica e distribuição

https://www.youtube.com/watch?v=qvd3bgEZGJY

- Professor Jakes Paulo - Aula Geografia - População 01 e 02 

https://www.youtube.com/watch?v=6FsSPHI8iCU
https://www.youtube.com/watch?v=Qgr047Mqgyg

EXEMPLIFICANDO:
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
O Brasil, a exemplo de vários países no mundo, apresenta uma má distribuição populacional, apresentando áreas concentradas e vazios demonstrando a irregular distribuição.
O Brasil se caracteriza como um país populoso, mas não plenamente povoado. Esse fato se dá por vários fatores como:

- Formação Histórica
: o Brasil sempre buscou desenvolver e ocupar a região litorânea, devido a maior facilidade de integração econômica.
- Fator Econômico: falta de empenho no desenvolvimento de áreas pouco assistidas no país, o que determina os vazios demográficos.
OCUPAÇÃO ESPACIAL: Observe o mapa do Brasil que se segue:


Você já parou para pensar no por quê dessa distribuição  da população brasileira ser tão irregular no território brasileiro?

No mapa observe-se que o Sudeste é a região mais populosa e povoada, já o Centro-Oeste é menos populoso, enquanto o norte ou a Amazônia é a região menos povoada.
- No geral, as grandes concentrações de população estão localizadas nas proximidades do litoral, numa faixa com cerca de 300 km com densidade superior a 100 hab./km2.
- Já faixa que abrange o Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul possui uma Densidade Populacional regular de no máximo 10 hab./km2.
- E nas áreas que correspondentes ao Amazonas e Roraima possuem densidades que não ultrapassam os 2 hab./km2. 

Podemos cocluir que:

Áreas Densamente Ocupadas:
Região sudeste: região mais densamente povoada do Brasil, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais;
Região Nordeste: zona da Mata (litoral).
Região Sul: as capitais e cidades litorâneas.
Vazios Demográficos:
Polígono da seca.
Pantanal Mato Grossense.
Região Amazônica (destaca-se o Norte e a parte ocidental).
Distribuição da população Brasileira
Com vimos no início da aula o Brasil é um país populoso, mas também é um país pouco povoado. Mas por que isso ocorre? No início da aula foi falado que quando um país, por exemplo, tem uma área territorial muito grande, a sua concentração de habiantes vai ser quase sempre pequena. Podemos pegar o Brasil como exemplo disso. Ele tem uma população absoluta, que é a 5ª maior do globo e possui uma área territorial que é também a 5ª maior do globo, quando distribuímos sua população pelo seu território observamos que a sua população relativa é muito abaixo da média da populção relativa mundial e de outros paíse como China e a Índia, o que torna o Brasil um país pouco povoado. OK?
Fonte:http://geografalando.blogspot.com.br/2013/02/2-serie-em-1-bismestre.html

2ª Semana
Professora: Elizete    (24/03/14)
Disciplina Produção Textual
Assunto: Notícias


Dicas para escrever uma notícia
Sabemos as questões básicas que os jornalistas se esforçam para responder quando cobrem uma notícia -- perguntas começando com "quem", "o quê", "onde", "quando","por quê"e "como."



Interpretação de texto: Notícia

1. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra, com certeza, várias notícias.
a) Para que serve uma notícia?

b) Além do jornal, quais outros meios de comunicação em que você pode encontrar uma notícia?
2.A notícia que você leu foi publicada num jornal.
a) Em que jornal foi publicada essa notícia?
b) Quem é a autora da notícia?
3. Toda notícia fala sempre a respeito de alguém ou de alguma coisa e informa também o que aconteceu.
a) De quem fala a notícia?
b) O que aconteceu?
4. Uma notícia informa onde aconteceu o fato.
a) Onde aconteceu o fato apresentado pela notícia que você leu?

b) A notícia usa várias palavras para informar ao leitor exatamente o lugar em que aconteceu o fato. Enumere esses lugares começando do geral para chegar ao lugar mais específico:
(    ) Rua Álvaro Gomes
(    ) São Paulo
(    ) Santana
(    ) abacateiro de galhos secos
(    ) Zona norte

5. Resuma a notícia informando, numa única frase;

Quem participa do que aconteceu?
O que aconteceu? 
 Onde aconteceu?

6. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete.
a) Copie a manchete da notícia que você leu.
b) Se você comparar a manchete com o resumo que você fez da notícia, o que existe em comum entre eles?
7.  A manchete procura também chamar atenção do leitor para o fato.
a) Você acha que essa manchete consegue isso? Por quê?
b) Se você fosse o jornalista que escreveu essa notícia, que outro título você criaria para esta notícia?
8. “Cingapura” é o nome de um conjunto de prédios populares construído pela Prefeitura de São Paulo.
a) Por que a autora da notícia usou essa palavra entre aspas?
b) “Prédios” e “salão de festas” também estão entre aspas. Qual é o sentido que essas palavras normalmente têm e qual o sentido que elas têm no texto?
9. “Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação.Você sabe o que é uma metrópole? Tente explicar.
10.  A notícia fala de dois problemas de uma metrópole. Você sabe quais são esses problemas?
  • Observe a notícia do Jornal O Globo e em seguida responda as questões:


  1. Título do jornal:
  2. Data:
  3. Local de produção e circulação:
  4. Preço:
  5. Qual é o fato noticiado?
  6. Onde  e quando aconteceu ou acontecerá?
  7. Qual o principal assunto da notícia?
  8. A notícia esclarece quem são o assunto abordado?
  9. É uma notícia completa? Por quê?
 Adaptado do Portal do Professor
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11934

4ª Semana

Professor: Roque      
Turma: 702 (24/03/14)
Disciplina Matemática

Exercícios com gráficos


Reforço Digital


Charadas matemáticas


Calculadora Quebrada


Vídeo

Pato Donald no pais da matemática
 
https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk

LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA 702 - PROFESSORA VANESSA
DATA: 10/03/14


TRILHA

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml

GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA

http://fmu.br/game/home.asp

VERSÃO PRELIMINAR EM REVISÃO

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html

RELATO CONSERTANDO TEXTO

http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm


CIÊNCIAS - ÁGUA

TURMA 702 - PROFESSORA MARCIELE
DATA: 17/03/14- 2ª Feira

O Mundo de Valentina - O futuro sem água

http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw

10 benefícios que a água pode trazer para o organismo

http://www.youtube.com/watch?v=uKldphVvPwg

A água - propriedades e importância para a vida 

http://www.youtube.com/watch?v=afyfaS77V-c


Agua X Refrigerante

https://www.youtube.com/watch?v=FdUHOCMclDg

Qual a importância da água para o corpo humano 

http://www.youtube.com/watch?v=cPSFZjeSXnk

http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw 

 Carta 2070

A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.

https://www.youtube.com/watch?v=gg7ZXXtMJeg

Jogo da  água

http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf 

Show do Chuá

http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.html 

Jogo da Forca

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html 
 




0 comentários:

Postar um comentário