8º Ano

ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
DINAMIZADORA LUCIMAR COSTA
AULAS NO LIED -  Turma: 802 - Julho

Professor: Theno (13/07/15) - Disciplina: Geografia
Assunto: Formação da população Americana

Vídeos


Origens do Homem Americano


https://www.youtube.com/watch?v=oX7oToVioC0

Povoamento da América

https://www.youtube.com/watch?v=rYs0HXy2p7w

https://www.youtube.com/watch?v=CL-caaURuSM

Estados Unidos e Canadá(população e economia)


https://www.youtube.com/watch?v=6x6TA1Xrxdc

Geografia Os Estados Unidos da América do Norte


https://www.youtube.com/watch?v=FbEjX9x0Oh0

Professor: André (0/07/15) - Disciplina: História
Assunto: Independência da América Espanhola

Blog do Profº André

http://passaporteparahistoria.blogspot.com.br/search/label/Independ%C3%AAncia%20da%20Am%C3%A9rica%20Espanhola


Quiz



35 Testes de Vestibulares sobre História da América

https://uniciber.wordpress.com/2011/10/28/35-testes-de-vestibulares-sobre-historia-da-america/

Organização do Estado Nacional – Exercícios


http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-historia/organizacao-do-estado-nacional

Movimento da Independência – Exercícios

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-historia/movimento-da-independencia

Exercícios - Independências na América


http://www.infoescola.com/historia/independencias-na-america/exercicios/

http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2013/03/independencia-das-americas.html


Palavra Cruzada

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-conquista-espanhola-na-america-tr.php


Professor: Paulo (02/07/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Voleibol- Turma: 802


ATIVIDADES

Racha cuca
Vôlei I



Vôlei II


Junho

Professora: Keli       Turma: 802 22/06/15)
Disciplina: Língua Inglesa

Past Tense - Regular Verbs

Atividades

http://www.joseferreira.com.br/blogs/lingua-inglesa/atividades-extraclasse/atividade-interativa-simple-past/
http://www.adelescorner.org/grammar/past_tense/past_regular.html

Maio

Professora: Barbara        Turma: 802 (14/05/14)
Disciplina: Geografia


Trabalho 8º ano – 1º trimestre

      1-    Separem-se em grupos de no máximo 4 pessoas.

   2-TODOS os grupos devem responder TODAS as perguntas, com auxílio na        página: http://www.cidades.ibge.gov.br/

   3- Em seguida, cada grupo deverá elaborar um texto com as respostas de um tema de  perguntas.

Tema 1 – População e habitação
a)    Qual é o número de habitantes do município de São Pedro da Aldeia?
b)    Quantos domicílios o município possui?
c)    Quantos domicílios possuem geladeira?
d)    Quantos domicílios possuem tv?
e)    Quantos domicílios são de casas de alvenaria com revestimento?
f)     Qual o IDH do município de São Pedro da Aldeia?
g)    Qual é o índice de GINI de São Pedro da Aldeia?
h)   Qual é o PIB de São Pedro da Aldeia
i)     Qual é o PIB per capita de São Pedro da Aldeia?

Tema 2 – Educação
a)     Quantas escolas de ensino fundamental da rede municipal o município possui?
b)     Quantas escolas de ensino médio o município possui?
c)      Em que bairros estão localizadas as escolas de ensino fundamental?
d)     Quantas pré escolas existem no município?
e)     Quantas matrículas o município possui no ensino fundamental?
f)       Quantas matrículas o município possui no ensino médio?

Tema 3 -  Saúde
a)     Quantos estabelecimentos de saúde com atendimento ambulatorial com especialidades básicas existem no município?
b)     Quantos estabelecimentos de saúde com atendimento odontológico existem no município?
c)      Quantos estabelecimentos de saúde com atendimento de emergência cirúrgica existem no município?
d)     Quantos estabelecimentos de saúde com emergência obstetrícia?
e)     O município tem capacidade para quantos leitos no total das unidades de saúde?
f)       Em quais bairros estão localizados os estabelecimentos municipais de São Pedro da Aldeia?

Tema 4 – Economia
a)     Qual a renda bruta da agropecuária no município de São Pedro da Aldeia?
b)     Qual a renda bruta da indústria no município?
c)      Qual a renda bruta de serviços no município?

d)     Qual seria a especialidade econômica de São Pedro da Aldeia (Divisão Territorial do Trabalho)? 


IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 



Vídeos


As 10 capitais com os maiores IDH do Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=2zrigaihGkI

Brasil mantém posição no IDH em 2013


JC explica IDH

http://www.youtube.com/watch?v=_Ib7bvA2GO0

Jornal Nacional

http://www.youtube.com/watch?v=2G_3AQbj9T0

Composição do IDH

http://www.youtube.com/watch?v=9uIfBmSQJI0

Fantástico 04/08/2013 IDH mais Baixo do Pais corrupção no brasil continua!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=CXKtXVLdf7k

Os estados mais desenvolvidos do Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=WEo0wTiRQVI


2.     Como é o IDH dos países desenvolvidos?
R:

3.      O que é necessário ser feito para que as nações tenham um pleno desenvolvimento humano?
R:

4.      Explique como é o IDH nos países subdesenvolvidos:
R: 

5- Quais são os níveis de IDH?
R: 

6- Do que depende o desenvolvimento humano das nações?
R:

7- Os países do continente africano apresentam as menores médias de IDH do planeta. Quais os fatores que contribuem para esse fato?

8-Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido

b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, Noruega e Suíça

(UFPE)
Verifique os dados apresentados a seguir.

Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:
a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.
b) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.
c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.

d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.
e) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.
(UEL-PR)
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Fonte: http://valdineiandrade.blogspot.com.br/2013/03/regionalizacoes-mundiais-pelo-idh.html
http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-geografia/exercicios-sobre-idh.htm


Abril

Professora: Keli (04/05/15) - Disciplina: Inglês
Assunto: Passado contínuo     - Turma: 802


Past contínuous exercise


http://myenglishteacher.webnode.com.br/exercicios/past-continuous-exercise/

http://www.liverpoolschool.com.br/exercises/5_to_be_past.html

http://www.bomingles.com.br/gramatica/tempos-verbais/past-continuous/exercicio-2

Professor: Paulo (30/04/15) - Disciplina: Educação Física
Assunto: Atletismo - Atividade Física - Turma: 802




Qual a atividade física ideal para você?

http://saude.ig.com.br/bemestar/qual-a-atividade-fisica-ideal-para-voce/n1237863260132.html

Vídeos

Benefícios da Prática de Atividades Físicas

https://www.youtube.com/watch?v=9iGPOsk9tIo


Os 10 Mitos da Atividade Física

https://www.youtube.com/watch?v=NoFAoP77z1A



Alimentação antes e depois da atividade física



A importância da atividade física



Benefícios que as caminhadas e os exercicíos físicos trazem para o nosso dia-a-dia

https://www.youtube.com/watch?v=J6yC7_ppDRE

Os benefícios das atividades físicas - Vida e Saúde


Professora: Angele (22/04/16) - Disciplina: Matemática
Assunto: Equação do 1º Grau - Turma: 802

Jogo Os Mistérios do Egito

https://dl.dropboxusercontent.com/u/72279655/equacaodo1grau/index.html

J

http://www.somatematica.com.br/softw/labirintos.zip

Quiz Rachacuca

http://rachacuca.com.br/quiz/63124/exercicios-de-equacao-do-1-grau/

http://rachacuca.com.br/quiz/2717/equacao-de-1-grau/

Jogo das Equações

http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-de-equacoes

Exercícios - Só Matemática

1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?    

2) Resolva as equações a seguir:
a)18x - 43 = 65
b) 23x - 16 = 14 - 17x
c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20
d) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12
e) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4
f) 4x (x + 6) - x2 = 5x2


3) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.     


4) Resolver as seguintes equações (na incógnita x):
a) 5/x - 2 = 1/4 (x diferente.gif (293 bytes)0)
b) 3bx + 6bc = 7bx + 3bc


EXERCÍCIOS: EQUAÇÃO DO 1º GRAU

1) Resolver as equações abaixo: 
a) 10x + 16 = 14x + 8

b) 2(x -3) = - 3((x - 3)

c) 4(5x -3) - 64(3 -x) - 3(12x - 4) =96

d) 5(x +1) + 6(x + 2) = 9(x + 3) 

2) Resolver a equação:














3) Qual é o número cujo dobro somado com 5 é igual ao seu triplo menos 19.


4) O dobro de um número, mais cinco unidades é 27. Qual é esse número?

5) O triplo de um número aumentado de sua terça parte é igual a 60. Qual é esse número?

6) Num jardim há cisnes e coelhos contando-se ao todo 58 cabeças e 178 pés. Quantos cisnes e coelhos há nesse jardim?

7) Um atirador ganha 4 pontos por tiro acertado no alvo e paga a metade, por multa, cada vez que erra. Após 32 tiros, tinha 86 pontos. Calcule quantos tiros acertou.


Professora: Renata (07/04/16) - Disciplina: História
Assunto: Islamismo - Turma: 802

Vídeos

Iluminismo - parte I

https://www.youtube.com/watch?v=qYE1SrfNpY0

Iluminismo - parte I

https://www.youtube.com/watch?v=DuPu7WUDqcE
  • Após pesquisa, responda as questões abaixo no caderno:
1- O que foi o Iluminismo?

2- Em que ano ou século teve início este movimento?


3- Cite cinco nomes de pensadores de pensadores iluministas.

4- O que foi o "Déspota esclarecido"?

5- Escolha dois pensadores iluministas e comente um pouco sobre eles.

6- Comente sobre o surgimento da enciclopédia?

Março

Professora: Cristina (06/04/16) - Disciplina: Produção Textual
Assunto: Interpretação textual - Turma: 802



Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo no Processador de Texto Writer.

Texto I

“Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Os missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Entre elas, uma menina de oito anos, considerada em pior estado. Era necessário chamar ajuda pela rádio e ao fim de algum tempo, um médico e uma enfermeira da Marinha dos EUA chegaram ao local.Teriam que agir rapidamente, senão a menina morreria devido aos traumatismos e à perda de sangue.Era urgente fazer uma transfusão, mas como? Após alguns testes rápidos, puderam perceber que ninguém ali possuía o sangue compatível.
Reuniram então as crianças e entre gestos, arranhadas no idioma, tentaram explicar o que estava a acontecer e que precisariam de um voluntário para doar o sangue. Depois de um silêncio sepulcral, viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente. Era um menino chamado Heng. Ele foi preparado à pressa ao lado da menina agonizante e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele manteve-se quietinho e com o olhar fixo no teto. Passados alguns momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre.
O médico perguntou-lhe se estava a doer e ele negou. Mas não demorou muito  começou a soluçar de novo, contendo as lágrimas.O médico ficou preocupado e voltou a perguntar-lhe, e novamente ele negou.
Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso, mas ininterrupto. Era evidente que alguma coisa estava errada. Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia. O médico pediu então que ela procurasse saber o que se estava a passar com Heng.
Com a voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e explicando algumas coisas, e o rostinho do menino foi se aliviando... Minutos depois ele estava novamente tranquilo.
A enfermeira então explicou aos americanos:
- Ele pensou que ia morrer; não tinha entendido direito o que vocês disseram e pensava que ia ter que dar todo o seu sangue para a menina não morrer.
O médico aproximou-se dele e com a ajuda da enfermeira perguntou:
- Mas se era assim, então porque é que se ofereceu para dar o seu sangue?
E o menino respondeu simplesmente:
- Ela é minha amiga."

Entendendo o texto

1.    O que aconteceu na aldeia vietnamita, narrado no primeiro parágrafo?
2.    No segundo parágrafo, Heng propõe-se a ajudar a amiga. O que ele faz?
3.    Heng ofereceu-se para ajudar, mas o médico acha que ele na está bem. Por quê?
4.    O médico precisou da ajuda de uma enfermeira. Por quê?
5.    A enfermeira acalma Heng e conversa com o médico. Qual a razão do choro de Heng?
6.    O médico surpreendeu-se com a atitude do menino e quis saber por que ele aceitara ajudar a amiga. Explique a razão.
7.    Dê um título ao texto I.

Agora é a sua vez: Usando imagens da internet crie um texto sobre a amizade no Processador de Texto Writer.

Professora: Keli - Disciplina: Língua Inglesa - 802
Assunto: Descrição física (características) de uma pessoa e figura em inglês.

  • Escolha uma imagem masculina e uma feminina na internet, três objetos de sua preferência e em seguida copie e cole no processado de texto writer e em seguida descreva suas características.
Jogo do corpo Humano


Jogo da memória

Professora: Maria Clara - Disciplina: Geometria Turma:  802
Assunto: Feixe de Retas Paralelas


Vídeo



Visualização de alunos de alguns objetos pelos alunos a partir de um feixe de retas paralelas.

http://joseteixeirarosas.blogspot.com.br/2011/08/feixe-de-retas-paralelas.html

Conteúdo de pesquisa



EXERCÍCIOS- COM FEIXE DE RETAS PARALELAS

Tente responder os exercícios de matemática, lembre-se que matemática é prática, treino, quanto mais você praticar mais aprende. Na dúvida veja no final da página as respostas.


(Exercícios tirado do livro Conquista da Matemática, 9º ano. p.208).

1) Na figura abaixo, temos r//s//t. Quais são os possíveis valores de x?



2) Considere as figuras seguintes, em que a//b//c. Nessas condições, determine o valor de x em cada uma das figuras.
a)


b)



3) Na figura temos que a//b//c. Determine o valor de x+y.


4) Na figura, a//b//c. Sabendo-se que AB = 14, AC = 42 e DE = 18, qual a medida de  ?



5) Na figura, temos que a//b//c. Qual é o valor de y - x?




6) Na figura temos que a//b//c. Determine, de acordo com os dados, as medidas de x e y.



4ª Semana

Professora: Sheila(24/11/14) - Disciplina:História- Turma: 801 e 802
Assunto: Imperialismo / discriminação

Filme "O Caçador de Pipas"




http://efilmesnarede.com/o-cacador-de-pipas-2007/

3ª Semana

Professora: Vera(18/11/14) - Disciplina: Geografia- Turma: 802
Assunto: Literatura de cordel











Atividade


1-   Vídeos


O que é Literatura de Cordel


A Moça que dançou depois de morta

https://www.youtube.com/watch?v=Y3nUM08IR3g

A Arvore do Dinheiro
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2p7gMAPwcaU

Como se faz um cordel

https://www.youtube.com/watch?v=QGAgzU5CNZw

2-   Pesquisa na Internet

a) A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:

b) O que é Literatura de cordel?

c) Qual a origem da Literatura de cordel?

d) Quais são as características da Literatura de cordel?

e) Quais são os principais cordelistas brasileiros?

f)Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?

Após a pesquisa individual dos alunos, peça para que alguns socializem suas descobertas. Faça novamente um cartaz com as descobertas dos alunos.

3-      Seleção de um trecho de um cordel
O aluno deverá escolher um trecho de um cordel para construir a ilustração através da técnica de xilogravura. Peça para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e também a indicação do site que utilizou

4- Exemplos

A doença do rico é a saúde do pobre, por Jota Rodrigues


Encontro de Lampião com Kung Fu em Juazeiro do Norte, por Abraão Batista


Ele viveu há três mil anos atrás, por José Severino Cristóvão

ABC da saudade, por Luiz da Costa Pinheiro



 Outubro
4ª Semana

Professor: Adalberto (22/10/14) - Disciplina: Geografia- Turma: 801 e 802
Assunto:América Andina e Platina
América Platina


América Andina













Vídeos

Paródia

https://www.youtube.com/watch?v=XfBEhETfg8A

Imagens

https://www.youtube.com/watch?v=hGvBmQ_avKA

https://www.youtube.com/watch?v=wcFOiJYJJOY


Américas Andina e Platina - Geografia - Vestibulando Digital

https://www.youtube.com/watch?v=n193dg6ESdM


América Andina(Chile, Bolívia, Peru)


América Platina

Atividade

Construa uma texto com imagens no writer sobre a América Andina ou Platina pesquisando: 
  • Quais são os países que fazem parte;
  • Bandeiras e mapa de localização;
  • Principal agricultura, pecuária e recursos que possuem;
  • O país de melhor IDH, os mais populosos e curiosidades.
Setembro

5ª Semana

Professora: Sheila  (29/09/14) - Disciplina: História- Turma: 801 e 802
Assunto: História do Brasil - Nasce a República

Vídeos

Nasce a república - Roberto Moreira

https://www.youtube.com/watch?v=AxE_l8FHjdY

A História do Brasil em 15 Minutos - Documentário

https://www.youtube.com/watch?v=vPjH4UYKjU0

Chiquinha Gonzaga -Abre Alas

https://www.youtube.com/watch?v=4CTVXdcGyUU

Abre Alas - MC Leozinho

https://www.youtube.com/watch?v=nDmnZL98WZM
  • Pesquisar os Símbolos Oficiais e construir no editor um texto Writer com imagens.
4ª Semana

Professora: Ana Neri  (22/09/14) - Disciplina: Produção Textual - Turma: 801
Assunto: Literatura de Cordel, Canção e Charada

Vídeos

O que é Literatura de Cordel

https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw

A Moça que dançou depois de morta

https://www.youtube.com/watch?v=Y3nUM08IR3g


  • Pesquise na internet o que é Literatura de Cordel, Canção e Charada.
  • Escreva um texto observando as diferenças que existem entre eles.
3ª Semana

Agosto

4ª Semana

Professora: Dayse  (26/08/14) - Disciplina: Ciências - Turmas 801 e 802
Assunto: Sistema Cardiovascular - Vídeo aula












Sistema Cardiovascular


https://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8


Sistema Circulatório: Circulação pulmonar e circulação sistêmica


https://www.youtube.com/watch?v=hyTgIMU7Igc



Sistema Circulatório: O coração, as artérias e as veias

https://www.youtube.com/watch?v=6kcFMer1gzQ

Professora: Vera  (26/08/14) - Disciplina: Ciências - Turma: 802
Assunto: Centenário de Dorival Caymmi e construção de paródia

 Vídeos 


Dorival Caymmi no Jô Soares em 1997



O Quê Que a Baiana Tem - com Carmen Miranda


Animação – Daniela Mercury


Interpretação de Rosana Fiengo



Após assistir os vídeos:
- Produzir um texto sobre a imagem da escola.
- Fazer uma paródia sobre a escola.











2ª Semana

Professora: Christian  (22/08/14) - Disciplina: Artes - Turmas 801 e 802
Assunto: Abstracionismo - Xilogravuras


Abstracionismo
Xilogravura

Aula de Xilogravura


Oficina de Xilogravura


Veja como são feitas as xilogravuras dos folhetos de cordel - Globo Rural 02/01/2011 (3º Bloco)


História da Arte 14 - Abstracionismo - Profº Fulvio Pacheco


Abstracionismo



Arte Abstracionista


Julho

4ª Semana
Professora: Sheila  (21/07/14) - Disciplina:História - Turmas 801 e 802
Assunto:Pesquisa dobre a Chegada da Família Real ao Brasil
  • Fazer um resumo sobre Chegada da Família Real ao Brasil, pesquisando no site: 



3ª Semana
Professor: Adalberto      Turma: 801 (16/07/14)
Disciplina: Geografia

Vídeo Continente Americano

https://www.youtube.com/watch?v=TJKoqobEiZo

Continente Americano Trabalho de Geografia

https://www.youtube.com/watch?v=fyj-5cQD83E

Geografia1 - A America do sul - Parte 1

As diferenças entre America Latina e America Anglo-saxônica 

https://www.youtube.com/watch?v=fStTOleOeh4 

Quebra Cabeça

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=817

Exercício sobre Continente Americano

Questão 1

O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da América no mapa.

a) Amarelo
b) Azul
c) Vermelho
d) Verde
e) Preto

Questão 2

Com extensão territorial de 42 milhões de quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente. Essa grande porção territorial é subdividida em três grandes regiões, denominadas subcontinentes. Cite os três subcontinentes da América e indique três países de cada um deles.

Questão 3
Analise as afirmativas sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

a) (    ) A população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas, negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses, italianos e alemães).
b) (    )Com 925,2 milhões de habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.
c) (    ) Apesar de apresentar a maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos habitado.
d) (    ) Entre os três subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente populacional.
e) (    ) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.
Questão 4

Relacione a coluna dos países com as respectivas capitais:

1 - Canadá                                                             (    ) Caracas              
2 - Haiti                                                                 (    ) Assunção
3 - Paraguai                                                           (    ) Havana
4 - México                                                             (    ) São José
5 - Brasil                                                                (    ) Ottawa
6 - Colômbia                                                          (    )  Brasília
7 - Cuba                                                                 (    )  Kingston
8 - Argentina                                                          (    ) Cidade do México
9 – Estados Unidos                                                (    ) Bogotá
10 – Costa Rica                                                     (    ) Buenos Aires
11 - Venezuela                                                       (    ) Porto Príncipe
12 - Jamaica                                                           (    ) Washington

Questão  5

A América apresenta características econômicas distintas conforme cada região. Destaque as principais atividades desenvolvidas em cada subcontinente e cite os blocos econômicos do continente americano. 
 
 Junho

1ª Semana
Professora: Ana Neri        Turma: 801 (02/06/14)
Disciplina: Produção Textual - Música,  Paródia e charge sobre a Copa

Gaby Amarantose Monobloco - TODO MUNDO

https://www.youtube.com/watch?v=927YwFiR9nQ 

 Gaby Amarantose Monobloco - TODO MUNDO(legendado)

Passinho

http://www.youtube.com/watch?v=xq_SYNYdbh4

Todo Mundo- Gaby Amarantos Brasil 2014 Letra

http://www.youtube.com/watch?v=X1hLFD2klXU

“Somos um Só", a música da Globo para a Copa; assista ao clipe legendado

https://www.youtube.com/watch?v=voTX6c1Too8 

https://www.youtube.com/watch?v=oBRaAysliWI 

Paródias

Trabalhador faz versão para 'Somos Nós' 

https://www.youtube.com/watch?v=jSUMqzwBBlQ

Elevador é tema de versão para 'Somos um Só

https://www.youtube.com/watch?v=ZfyD3jU5vGw


Supersticioso faz versão para 'Somos um Só'

https://www.youtube.com/watch?v=Pm_09ZhI5r4

Somos um só ladrão (Assista antes que a Globo censure!)

 https://www.youtube.com/watch?v=q1Cko9ja3GA

Somos um só... Idiota! (Paródia - Rede Globo)

https://www.youtube.com/watch?v=SgIJrAvz1NY 

Charges
http://www.tribofashion.net/img/fotos/copa%20do%20mundo%202014%20charge%204.jpg


http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/07/logocopa.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCUGAD0P0b91VytkDTlV-Np34dBija66qzcZmoqP1FxnY6LiIvDG1nVL_9BorterCOdAuNgkTfDjIB7-apMZa2ifJ2D9y-85K6NWo3HeU_n902JXuij7CW7sfVTcPtlC44maJiLLifwq0t/s1600/charge_eug_escanteio.jpg
http://www.folhacg.com.br/files/charge-copa-mundo-2014.jpg



Todo Mundo (Com Gaby Amarantos)



·         Letra


Vem que vai começar
Um mundo num só lugar

Cada canto do meu país
Tem sede de ser feliz

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar

Juntos vamos fazer
O sonho acontecer
Seja em qualquer lugar
A galera vai cantar

E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
Vamos gritar
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É gol, é gol, é gol

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar

Eu sou da torcida, da felicidade
Faço nesse sonho a realidade
Mundo inteiro dando um show
Vamos num só ritmo
Eu quero a raça, eu quero a taça
Galera grita gol

Eu quero gol
Ôô ôô ôô
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôô
Eu quero gol, eu quero gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
Vamos juntar o mundo todo
E a galera grita gol
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
(Vamos celebrar, vamos celebrar)
Vamos juntar o mundo todo pra batucar
Ôô ôô ôô

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo o mundo
(Eu quero gol)
Vamos juntar o mundo todo
Ôô ôô ôô
Eu quero gol!


Letra enviada por Diogo Souza


Maio
4ª Semana
Professora: Christian         Turma: 801 e 802 (30/05/14)
Disciplina: Artes - Período Neoclássico

  •  Fazer releitura de um obra de Debrit (a escolha do aluno)
Abril
5ª Semana
Professora: Keli         Turma: 801 e 802 (28/04/14)
Disciplina: Inglês

Projeto Educação pela Paz

Música

Heal the World Lyrics - MICHAEL JACKSON

Michael Jackson - Heal The World – Clip onde mostra a troca de uma arma por uma flor

http://www.youtube.com/watch?v=BWf-eARnf6U 
   
Música com legenda em inglês - Heal the World Lyrics - MICHAEL JACKSON

http://www.youtube.com/watch?v=v2y1pE3yn6M

Tributo A Paz -  MICHAEL JACKSON - Heal the World Lyrics Cure o mundo legendado em Portugues

http://www.youtube.com/watch?v=6u4u1Zlgkf4 
 
Música Prince Tag
https://www.youtube.com/watch?v=7Y-cWQCB2_U

Heal The World - Letra

Michael Jackson














''Think about the generations and they say:
- We want to make it a better place
For our children
And our children's children
So that they know
It's a better world for them
And think if they can
Make it a better place?"
There's a place in your heart
And I know that it is love
And this place could be
Much brighter than tomorrow
And if you really try
You'll find there's no need to cry
In this place you'll feel
There's no hurt or sorrow
There are ways to get there
If you care enough for the living
Make a little space
Make a better place
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make it a better place
For you and for me
If you want to know why
There's love that cannot lie
Love is strong
It only cares of joyful giving
If we try we shall see
In this bliss
We cannot feel fear or dread
We stop existing and start living
Then it feels that always
Love's enough for us growing
So make a better world
Make a better world
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me
And the dream we were conceived in
Will reveal a joyful face
And the world we once believed in
Will shine again in grace
Then why do we keep strangling life
Wound this earth, crucify its soul
Though it's plain to see
This world is heavenly, be God's glow
We could fly so high
Let our spirits never die
In my heart I feel
You are all my brothers
Create a world with no fear
Together we'll cry happy tears
See the nations turn their swords
Into plowshares
We could really get there
If you cared enough for the living
Make a little space
To make a better place
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me [3x]
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me [2x]
You and for me
(Make a better place) [3x]
You and for me
(Heal the world we live in)
You and for me
(Save it for our children) [4x]



Letra da Música Price Tag

 



Seems like everybody's got a price
I wonder how they sleep at night
When the sale comes first
And the truth comes second
Just stop for a minute and
Smile

Why is everybody so serious
Acting so damn mysterious
You got your shades on your eyes
And your heels so high
That you can't even have a good
Time

Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
We'll pay them with love tonight

It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag

Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Aint about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag

We need to take it back in time
When music made us all unite
And it wasn't low blows and video hoes
Am I the only one getting... tired?

Why is everybody so obsessed?
Money can't buy us happiness
If we all slow down and enjoy right now
Guarantee we'll be feelin'
All right

Everybody look to their left
Everybody look to their right
Can you feel that, yeah
Well pay them with love tonight

It's not about the money, money, money
We don't need your money, money, money
We just wanna make the world dance
Forget about the price tag

Ain't about the (ha!) cha-ching cha-ching
Ain't about the (yeah!) ba-bling ba-bling
Wanna make the world dance
Forget about the price tag
  
Música e letra

Jessie J ft. B.o.B- Price Tag Lyrics 

https://www.youtube.com/watch?v=jLEAMpzQLTc 

 3ª Semana

Professor: Adalberto         Turma: 801 e 802 (16/04/14)
Disciplina: Geografia - IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)



 

 












Vídeos


As 10 capitais com os maiores IDH do Brasil




Brasil mantém posição no IDH em 2013



JC explica IDH

http://www.youtube.com/watch?v=_Ib7bvA2GO0

Jornal Nacional


http://www.youtube.com/watch?v=2G_3AQbj9T0


Composição do IDH


http://www.youtube.com/watch?v=9uIfBmSQJI0


Fantástico 04/08/2013 IDH mais Baixo do Pais corrupção no brasil continua!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=CXKtXVLdf7k


Os estados mais desenvolvidos do Brasil.


http://www.youtube.com/watch?v=WEo0wTiRQVI


Produção Textual

 Artigo de Informação
Panfleto - Centenário da Luiza Terra de Andrade

 Após pesquisa e entrevista, montar um texto informativo (panfleto), contendo texto e imagens. Escolha imagens abaixo.


























2ª Semana
História 
Professora: Sheila         Turma: 801 e 802 (07/04/14)
Centenário de Orlando Villas Boas

Sensibilização com o vídeo
Parque Nacional do Xingu - Expedições (13/12/2011) (Paula Saldanha)

https://www.youtube.com/watch?v=1bXU6R-zLqc


Pesquisa na internet sobre a vida de Orlando Villas Boas

Caracterização de Orlando Villas Boas por aluno 

Produção Textual
Professora: Vera         Turma: 802 (09/04/14)
Correção de texto

  • Copie os textos e cole usando o processador de texto Writer fazendo as devidas correções.

Texto para reescrever: "O assassinato da ortografia"


Quem procura encontra!

O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)

        No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural.
     Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
     Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
     Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e...
     Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
     Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”
 

TEXTO PARA COMPLETAR COM ADJETIVOS: "Príncipe e princesa"

      Participe dessa história, fazendo as personagens serem do jeito que você quiser. O Príncipe e a Princesa podem ser heróicos, atrapalhados, bravos, engraçados, românticos...  Preste atenção e escreva nas lacunas apenas adjetivos ou locuções adjetivas. Divirta-se!!!

         Era uma vez um Príncipe ____________________________ e ____________________________ que morava num país _____________________, às margens de um rio _____________________ . Do outro lado do rio eram as terras de outro país que não era tão ______________________ . Lá morava uma Princesa que era tão _______________________________ quanto ______________________.
      O __________________ amigo do Príncipe era um Dragão _____________________________________________ e _________________ que morava na floresta mais __________________________________ do lugar, que também ficava às margens do rio.
      Todos os dias o Príncipe se banhava nele; ele era um ____________________________nadador.E todos os dias a Princesa tomava sol na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ________________________ .
      Um dia o Príncipe decidiu atravessar o rio nadando para conhecer a ____________________Princesa. Pediu ao seu amigo Dragão que o ajudasse na travessia nadando por baixo da água que ele não afundasse caso se cansasse. E assim foram. Acontece que lá pelo meio do caminho o __________________Príncipe, de tão cansado, começou a engolir água e quase se afogou. O Dragão, pensando em ajudá-lo, subiu à tona e nesse instante foi visto pela Princesa, que pensou que um monstro ___________________ estava atacando o ____________________Príncipe. Imediatamente mandou seus guardas capturarem o Dragão e levarem-no para uma caverna _____________________, mantendo preso o _____________________ Dragão.
      O __________________Príncipe teve que explicar tudinho para esclarecer a _____________________ confusão.
      O Príncipe ficou __________________ e a Princesa __________________, mas no final acabaram se entendendo. O Dragão nem ligou e dormiu preguiçosamente lá na ____________________ caverna esperando tudo passar.
      Assim eles se tornaram ___________________amigos e passaram muitos dias ______________________ , se divertindo a valer, tanto que acabaram até esquecendo essa história.
      O Dragão?! Bem, o Dragão só acordou depois de muuuiiiito tempo e ficou ______________
_______________, sem entender nada. Ele achou essa história muito ____________ e começou a gritar:- Tirem-me daquiiiiii !!!!!
Que Dragão mais _________________, vocês não acham?!
  
     
1ª Semana - Abril
Professora: Ana Neri        
Turma: 801 (31/03/14)
Disciplina Produção Textual

Produção de um folder usando o Processador de Texto Writer
Assunto: História do Café, curiosidades, receitas e preferências


Professora: Aline        
Turma: 801 (25/03/14) – 802 (24/03/14)
Disciplina Matemática

Raiz Quadrada

http://www.estudamos.com.br/raiz_quadrada/ 

Reta Numerada


Ângulo



Vídeos



Geometria Plana

Planos e Retas


Pato Donald no País da Matemática

https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk 

LÍNGUA PORTUGUESA


TURMA 801 - PROFESSORA ANA NERI
DATA: 10/03/14

Diversos Artigos de Informação

http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/07/tipologias-textos-informativos.html


Vídeo sobre Artigos de Informação


Produção Textual                   
Dinamizadora: Lucimar Costa
Aluno(a):                                                                              

Texto informativo

TER CUIDADO COM A INTERNET
Há pessoas que usam tanto a Internet que passa horas conectadas em rede na frente de um computador. Isso não é bom, porque elas deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos.
É necessário estar atento, pois nem sempre a informação que encontramos na Internet é real.
Nos jornais, no rádio e na TV, a veracidade da informação é de responsabilidade dos jornalistas e diretores que respondem pelas consequências de uma informação falsa. No entanto, coma Internet, não é bem assim. Por ser um meio de comunicação sem restrições, qualquer pessoa pode passar mensagens e há quem se aproveita dessa liberdade divulgando informações falsas ou enganosas.

Ana Teberosky e Cesar Coli
  Aprendendo Português, São Paulo; Ática,2000. 

Compreensão e interpretação:
1)      De acordo com o texto, qual seria o  lado negativo da Internet? 

2)      Além da Internet, quais outros meios de comunicação citadas no texto? 

3)      Segundo o texto, por que não é bom que as pessoas passem horas conectadas em rede na frente do computador?
4)      Leia o trecho:

“... isso não é bom, porque ELAS deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos”.

A palavra destacada refere-se a:

(   ) internet                            (   ) pessoas                             (    ) liberdade

http://chaodeestrelascassilandia.blogspot.com.br/2011/08/ter-cuidado-com-internet-ha-pessoas-que.html

5)      Criar um artigo informativo.

 
TURMA 802 - PROFESSORA ELIZETE - Sujeito e Predicado
DATA: 11/03/14

Rachacuca

 http://rachacuca.com.br/quiz/58100/sujeito-e-predicado-i/

Funções Sintáticas - Tipos de Sujeito
  
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/6serie/lucia/lac2.htm

Quiz

http://www.infoescola.com/portugues/sujeito/exercicios/

Consertando texto

http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Relato-consertando-o-texto.htm

Arrumando texto

http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/Dialogo-arrumando-texto.htm

Aprendendo Português

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html

Jogo da Língua Portuguesa

http://fmu.br/game/home.asp

ÁGUA
 
TURMA 801 e 802 - PROFESSORA Dayse
DATA: 18/03/14

10 benefícios que a água pode trazer para o organismo


http://www.youtube.com/watch?v=uKldphVvPwg

A água - propriedades e importância para a vida 

http://www.youtube.com/watch?v=afyfaS77V-c

Agua X Refrigerante


https://www.youtube.com/watch?v=FdUHOCMclDg 

Qual a importância da água para o corpo humano 

 http://www.youtube.com/watch?v=cPSFZjeSXnk

O Mundo de Valentina - O futuro sem água
 
http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw

A Carta 2070

https://www.youtube.com/watch?v=gg7ZXXtMJeg

A água no Corpo Humano

0 comentários:

Postar um comentário